Centro de Pesquisas

APOCALIPSE COMENTADO

ARQUIVO 7 apresenta:

APOCALIPSE – O FUTURO NÃO É MAIS SEGREDO

 Para se entender os acontecimentos do futuro revelados no Apocalipse é necessário ter uma visão geral antecipada, como segue:

Capítulo 1.º - A APRESENTAÇÃO DO HERÓI DO APOCALIPSE, O CENTRO DA HISTÓRIA – JESUS, O VINDOURO REI DOS REIS

Capítulos 2 e 3 – AS 7 IGREJAS – O TEMPO ATUAL – CHAMADO O TEMPO DA GRAÇA DE DEUS

Capítulos 4 e 5 – OS CRISTÃOS SÃO LEVADOS PARA O CÉU – UMA GRANDE REUNIÃO NO CÉU - COMEÇA A PREPARAÇÃO  PARA O GRANDE CONFLITO NA TERRA

Capítulos 6 a 18 – É O TEMPO DA GRANDE TRIBULAÇÃO NA TERRA – O TEMPO DO REINADO DO ANTICRISTO E JULGAMENTO DE DEUS

Capítulo 19 – FINAL DA GRANDE TRIBULAÇÃO – A HORA DO RETORNO DE CRISTO PARA DESTRUIR O IMPÉRIO ANTICRISTÃO E REINAR NA TERRA

Capítulo 20 – REINO DE CRISTO NA TERRA DURANTE 1000 ANOS – TEMPO DA PRISÃO DE SATANÁS

Capítulo 20 (última parte) – JUIZO FINAL

Capítulo 21 e 22 – NOVOS CÉUS E NOVA TERRA – O NOVO PARAISO – ETERNIDADE

APOCALIPSE, CAPÍTULO 1.º (OITO PRIMEIROS VERSÍCULOS)

 “REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO, QUE DEUS LHE DEU PARA MOSTRAR AOS SEUS SERVOS AS COISAS QUE BREVEMENTE DEVEM ACONTECER; E, ENVIANDO-AS PELO SEU ANJO, AS NOTIFICOU A SEU SERVO JOÃO; O QUAL TESTIFICOU DA PALAVRA DE DEUS, E DO TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO, DE TUDO QUANTO VIU.”

A palavra “apocalipse” tornou-se em nossos dias sinônimo de tragédia, destruição e catástrofes. Mas o significado original dessa palavra é muito diferente. Apocalipse é uma palavra de origem grega que significa “revelação”, desvendamento de um segredo que estava encoberto. O próprio livro começa com a frase: “REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO...”. A transmissão dessa mensagem aconteceu da seguinte forma: DEUS, O PAI, entregou a revelação a JESUS, que a enviou – por meio de um anjo – ao Seu servo João, e João enviou às Igrejas. E alguns dentre as igrejas têm se preocupado em transmitir e ensinar essa revelação.

“BEM-AVENTURADO AQUELE QUE LÊ E BEM-AVENTURADOS OS QUE OUVEM AS PALAVRAS DESTA PROFECIA E GUARDAM AS COISAS QUE NELA ESTÃO ESCRITAS; PORQUE O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO.”

Há uma bênção especial para aqueles que lêem este livro de profecias. E também para os que ouvem e guardam as coisas escritas, porque o tempo do cumprimento está próximo. Esta é a primeira das 7 Bem-Aventuranças que aparecem no Apocalipse. As outras são:

02 – “ENTÃO OUVI UMA VOZ DO CÉU, QUE DIZIA: ESCREVE: BEM-AVENTURADOS OS MORTOS QUE DESDE AGORA MORREM NO SENHOR. SIM, DIZ O ESPÍRITO, PARA QUE DESCANSEM DOS SEUS TRABALHOS, POIS AS SUAS OBRAS OS ACOMPANHAM.” (14.13)

03 – “(EIS QUE VENHO COMO LADRÃO. BEM-AVENTURADO AQUELE QUE VIGIA, E GUARDA AS SUAS VESTES, PARA QUE NÃO ANDE NU, E NÃO SE VEJA A SUA NUDEZ.).” (16.15).

04 – “E DISSE-ME: ESCREVE: BEM-AVENTURADOS AQUELES QUE SÃO CHAMADOS À CEIA DAS BODAS DO CORDEIRO. DISSE-ME AINDA: ESTAS SÃO AS VERDADEIRAS PALAVRAS DE DEUS.” (19.9)

05- “BEM-AVENTURADO E SANTO É AQUELE QUE TEM PARTE NA PRIMEIRA RESSURREIÇÃO; SOBRE ESTES NÃO TEM PODER A SEGUNDA MORTE; MAS SERÃO SACERDOTES DE DEUS E DE CRISTO, E REINARÃO COM ELE DURANTE OS MIL ANOS.” (20.6)

06 – “EIS QUE CEDO VENHO! BEM-AVENTURADO AQUELE QUE GUARDA AS PALAVRAS DA PROFECIA DESTE LIVRO.” (22.7)

07 – “BEM-AVENTURADOS AQUELES QUE LAVAM AS SUAS VESTES NO SANGUE DO CORDEIRO PARA QUE TENHAM DIREITO À ARVORE DA VIDA, E POSSAM ENTRAR NA CIDADE PELAS PORTAS.” (22.14)

O profeta diz em seguida quem está enviando esta revelação:

“JOÃO, ÀS SETE IGREJAS QUE ESTÃO NA ÁSIA: GRAÇA A VÓS E PAZ DA PARTE DAQUELE QUE É, E QUE ERA, E QUE HÁ DE VIR, E DA DOS SETE ESPÍRITOS QUE ESTÃO DIANTE DO SEU TRONO...”

“E DA PARTE DE JESUS CRISTO, QUE É A FIEL TESTEMUNHA, O PRIMOGÊNITO DOS MORTOS E O PRÍNCIPE DOS REIS DA TERRA. ÀQUELE QUE NOS AMA, E PELO SEU SANGUE NOS LIBERTOU DOS NOSSOS PECADOS, E NOS FEZ REINO, SACERDOTES PARA DEUS, SEU PAI, A ELE SEJA GLÓRIA E DOMÍNIO PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS. AMÉM.”

“EIS QUE VEM COM AS NUVENS, E TODO OLHO O VERÁ, ATÉ MESMO AQUELES QUE O TRASPASSARAM; E TODAS AS TRIBOS DA TERRA SE LAMENTARÃO SOBRE ELE. SIM. AMÉM.”

“EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, DIZ O SENHOR DEUS, AQUELE QUE É, E QUE ERA, E QUE HÁ DE VIR, O TODO-PODEROSO.”

No capítulo primeiro do Apocalipse há uma maravilhosa triplicidade bíblica. Ali se diz que:

01 – ESTA REVELAÇÃO É:

a)     Divinamente dada;

b)     Divinamente enviada;

c)      Divinamente notificada.

02 – BEM-AVENTURADOS...

a)     Aqueles que lêem;

b)     Aqueles que ouvem;

c)      E aqueles que guardam as palavras desta profecia.

 03 – JESUS SE REVELA COMO:

a)     Aquele que era – no passado, O PROFETA;

b)     Aquele que é – no presente, O SACERDOTE;

c)      Aquele que há de vir – no futuro, O REI.

04 – ESTA REVELAÇÃO É DA PARTE:

a)     Daquele que é, que era e que há de vir;

b)     Da parte dos Sete Espíritos;

c)      E da parte de Jesus Cristo.

05 – JESUS CRISTO É:

a)     A Fiel Testemunha,

b)     O Primogênito dos mortos,

c)      O Soberano dos reis da terra.

06 – JESUS CRISTO É:

a)     Aquele que nos ama;

b)     Aquele que, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados;

c)      Aquele que nos constituiu reino, sacerdotes para o Seu Deus e Pai.

07 – JOÃO É NOSSO COMPANHEIRO:

a)     Na tribulação

b)     No reino

c)      E na perseverança em Jesus

08 – TRÊS VEZES JESUS FALA, DIZENDO:

a)     EU SOU O ALFA E O ÔMEGA...

b)     O QUE VÊS, ESCREVE EM LIVRO E MANDA ÀS SETE IGREJAS...

c)      NÃO TEMAS; EU SOU O PRIMEIRO E O ÚLTIMO.

09 – JOÃO RECEBE A ORDEM DE ESCREVER:

a)     AS COISAS QUE VIU

b)     AS QUE SÃO

c)      E AS QUE HÃO DE ACONTECER DEPOIS DESTAS

Todo o livro do Apocalipse foi escrito num esquema de 7. Nele é descrita uma grande batalha, a batalha final pelo controle do Universo, a vitória final de Deus. Há um grande Herói e um terrível vilão. Jesus é o centro da História Mundial, é o centro de tudo, é o centro do Apocalipse. Nesse livro Seu Nome é citado 14 vezes (exatamente 14, que é 2 x 7). Seu título CRISTO (que significa O UNGIDO) aparece exatamente 7 vezes.

No grande conflito há exatas 7 fases, cada uma destacando alguma coisa relacionada com grupos de 7, e durante a luta há 7 grandes momentos, tendo cada um também grupos de 7. Uma outra coisa interessante é que há sempre um parêntesis entre a 6.ª e a 7.ª divisão de qualquer evento profético. O Plano de Deus para o futuro é todo organizado num esquema de setes. Por quê?

QUEM É O PROFETA QUE RECEBEU ESTA REVELAÇÃO E COMO ISTO ACONTECEU?

“...EU, JOÃO (= é o mesmo João que escreveu o Evangelho, o discípulo mais intimo de Jesus), IRMÃO VOSSO E COMPANHEIRO CONVOSCO NA AFLIÇÃO, NO REINO, E NA PERSEVERANÇA EM JESUS, ESTAVA NA ILHA CHAMADA PATMOS (= uma prisão romana, onde os criminosos de todas as espécies cumpriam pena – era quase que impossível fugir por causa do grande mar) POR CAUSA DA PALAVRA DE DEUS E DO TESTEMUNHO DE JESUS (= João estava lá simplesmente em razão de sua fé em Jesus).”

“EU FUI ARREBATADO EM ESPÍRITO NO DIA DO SENHOR...” Aqui muitos pensam que João estava falando do Domingo (= dia do Senhor). Mas em lugar nenhum das Escrituras o domingo é chamado dessa forma, e sim de PRIMEIRO DIA DA SEMANA. A expressão “DIA DO SENHOR” aparece com uma freqüência incomum nos livros dos profetas, e sempre se referindo aquele dia em que Deus lançará seus juízos contra a humanidade, ou seja, aquilo que é descrito no Apocalipse. A experiência profética de João foi completamente diferente e inédita da dos outros profetas de Deus. João NÃO VIU EM VISÃO DISTANTE O DIA DO SENHOR, ELE PARTICIPOU, FOI LEVADO ATÉ ESSE DIA!

Como isso aconteceu? Ele foi arrebatado em espírito. Uma certa versão diz: “ACHEI-ME EM ESPÍRITO NO DIA DO SENHOR”. De certa forma, ELE FEZ UMA VIAGEM NO TEMPO – ATÉ AO DISTANTE (MAS BREVE) DIA DO SENHOR!

“... E OUVI POR DETRÁS DE MIM UMA GRANDE VOZ, COMO DE TROMBETA, QUE DIZIA: O QUE VÊS, ESCREVE-O NUM LIVRO, E ENVIA-O ÀS SETE IGREJAS: A ÉFESO, A ESMIRNA, A PÉRGAMO, A TIATIRA, A SARDES, A FILADÉLFIA E A LAODICÉIA.” Naquela época já havia muitas igrejas, mas somente 7 foram escolhidas, significando que a mensagem é para TODAS AS IGREJAS CRISTÃS!

 1.ª FASE DO APOCALIPSE - CAPÍTULO 1.º – Mostra a apresentação do Generalíssimo Vencedor (JESUS) no meio de 7 castiçais de ouro, com 49 lâmpadas (7 x 7).

“E VOLTEI-ME PARA VER QUEM FALAVA COMIGO. E, AO VOLTAR-ME, VI SETE CANDEEIROS DE OURO, E NO MEIO DOS CANDEEIROS UM SEMELHANTE A FILHO DE HOMEM, VESTIDO DE UMA ROUPA TALAR, E CINGIDO À ALTURA DO PEITO COM UM CINTO DE OURO...”

“E A SUA CABEÇA E CABELOS ERAM BRANCOS COMO LÃ BRANCA, COMO A NEVE; E OS SEUS OLHOS COMO CHAMA DE FOGO...”

“E OS SEUS PÉS, SEMELHANTES A LATÃO RELUZENTE QUE FORA REFINADO NUMA FORNALHA; E A SUA VOZ COMO A VOZ DE MUITAS ÁGUAS.”

“TINHA ELE NA SUA DESTRA SETE ESTRELAS; E DA SUA BOCA SAÍA UMA AGUDA ESPADA DE DOIS GUMES; E O SEU ROSTO ERA COMO O SOL, QUANDO RESPLANDECE NA SUA FORÇA.”

“QUANDO O VI, CAÍ A SEUS PÉS COMO MORTO; E ELE PÔS SOBRE MIM A SUA DESTRA, DIZENDO: NÃO TEMAS; EU SOU O PRIMEIRO E O ÚLTIMO. EU SOU O QUE VIVO; FUI MORTO, MAS EIS AQUI ESTOU VIVO PARA TODO O SEMPRE! E TENHO AS CHAVES DA MORTE E DO INFERNO.”

O que significa os castiçais? A resposta vem mais adiante: “...OS SETE CASTIÇAIS SÃO AS SETE IGREJAS” (Apocalipse 1.20). As 49 lâmpadas significam iluminação perfeita.

Nesse Capítulo, Jesus é comparado a 7 coisas:

1-     Ele é Semelhante a filho de homem – isso mostra sua perfeita humanidade – Ele é 100% Deus e 100% Homem;

2-     A Cabeça e os cabelos Dele eram brancos como a alva lã – isso O mostra como o Ancião de Dias, Aquele Ser Supremo que os profetas do Antigo Testamento viram muitas vezes em suas visões celestiais; fala de Sua Eternidade, pois os profetas ensinam que Jesus não veio da Eternidade, a Eternidade é que veio Dele;

3-     A Cabeça e cabelos Dele eram como a neve;

4-     Os olhos Dele eram como chamas de fogo;

5-     Os pés Dele eram semelhantes ao bronze polido como que refinados numa fornalha;

6-     A voz Dele soava como voz de muitas águas;

*Então há um breve PARÊNTESIS, e o profeta do Apocalipse passa a descrever o que Jesus trazia nas mãos – Ele tinha na mão direita 7 estrelas, e da boca saia-lhe uma afiada espada de dois gumes. E para completar as comparações (pois 7 significa perfeição), o profeta faz mais uma alegoria sobre Jesus. Ele diz que:

7-     O seu rosto brilhava como o sol na sua força – Isso fala claramente da Sua Glória. No Salmo 84 está escrito que DEUS É SOL E ESCUDO.

2.ª FASE DO APOCALIPSE - CAPÍTULOS 2 e 3 – As 7 Igrejas – Como antes de qualquer guerra, antes de um país invadir o outro, primeiro deverá retirar seus embaixadores, seus cidadãos, assim acontecerá na maior das guerras. Antes do conflito final, o Grande Rei retirará seus embaixadores da terra. Está escrito em II Coríntios 5.20, que somos “EMBAIXADORES DE DEUS, POR MEIO DE CRISTO”. Nessa segunda fase, são apresentadas 7 Igrejas. O que elas significam? Por que somente 7? Quando foi escrito o Apocalipse é claro que já havia muitas igrejas cristãs, mas somente 7 foram citadas no Apocalipse justamente porque se trata de uma grande profecia.

Se olharmos no mapa, descobrimos que a ordem em que as igrejas foram citadas forma um grande círculo. Por exemplo, quem estivesse em Éfeso e fosse visitar cada uma das 7 igrejas, na ordem em que são apresentadas no livro profético, inevitavelmente estaria andando em círculos. Isso prova que elas não foram escolhidas aleatoriamente.

Todas as condições espirituais e sociais de cada uma delas revelam um significado profético importante. Essas 7 igrejas representam 7 fases da igreja cristã na terra de sua criação até o Retorno de Cristo; representam 7 tipos de igrejas cristãs em toda a história do Cristianismo; e representam 7 tipos de cristãos existentes em todas as épocas. Sendo assim:

1-     Éfeso – é a Igreja desviada, fria, afastada do primeiro amor, que começou bem, mas agora não tem mais prazer em trabalhar para o Reino de Deus. Quando realiza algum trabalho o faz simplesmente por que se acha na obrigação – e isso desagrada profundamente a Deus, pois Ele quer que Seu povo faça tudo com alegria e de espontânea vontade;

“AO ANJO (= mensageiro) DA IGREJA EM ÉFESO ESCREVE: ISTO DIZ AQUELE QUE TEM NA SUA DESTRA AS SETE ESTRELAS, QUE ANDA NO MEIO DOS SETE CANDEEIROS DE OURO: CONHEÇO AS TUAS OBRAS, E O TEU TRABALHO, E A TUA PERSEVERANÇA; SEI QUE NÃO PODES SUPORTAR OS MAUS, E QUE PUSESTE À PROVA OS QUE SE DIZEM APÓSTOLOS E NÃO O SÃO, E OS ACHASTE MENTIROSOS; E TENS PERSEVERANÇA E POR AMOR DO MEU NOME SOFRESTE, E NÃO DESFALECESTE. TENHO, PORÉM, CONTRA TI QUE DEIXASTE O TEU PRIMEIRO AMOR. LEMBRA-TE, POIS, DONDE CAÍSTE, E ARREPENDE-TE, E PRATICA AS PRIMEIRAS OBRAS; E SE NÃO, BREVEMENTE VIREI A TI, E REMOVEREI DO SEU LUGAR O TEU CANDEEIRO, SE NÃO TE ARREPENDERES. TENS, PORÉM, ISTO, QUE ABORRECES AS OBRAS DOS NICOLAÍTAS, AS QUAIS EU TAMBÉM ABORREÇO. QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS. AO QUE VENCER, DAR-LHE-EI A COMER DA ÁRVORE DA VIDA, QUE ESTÁ NO PARAÍSO DE DEUS.”

2-     Esmirna – é Igreja que sofre perseguições por causa de seu zelo pela obra de Deus; representa os cristãos que, mesmo sem condições financeiras e sofrendo toda espécie de humilhação e perseguição, perseveram no amor a Cristo; 

“AO ANJO DA IGREJA EM ESMIRNA ESCREVE: ISTO DIZ O PRIMEIRO E O ÚLTIMO, QUE FOI MORTO E REVIVEU: CONHEÇO A TUA TRIBULAÇÃO E A TUA POBREZA (MAS TU ÉS RICO), E A BLASFÊMIA DOS QUE DIZEM SER JUDEUS, E NÃO O SÃO, PORÉM SÃO SINAGOGA DE SATANÁS. NÃO TEMAS O QUE HÁS DE PADECER. EIS QUE O DIABO ESTÁ PARA LANÇAR ALGUNS DE VÓS NA PRISÃO, PARA QUE SEJAIS PROVADOS; E TEREIS UMA TRIBULAÇÃO DE DEZ DIAS. SÊ FIEL ATÉ A MORTE, E DAR-TE-EI A COROA DA VIDA. QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS. O QUE VENCER, DE MODO ALGUM SOFRERÁ O DADO DA SEGUNDA MORTE.”

3-     Pérgamo – é a Igreja mundana, que se conforma com a presente situação da humanidade, que não se incomoda nem um pouco com o avanço da iniqüidade e com o progresso da decadência moral e espiritual; representa os cristãos despreocupados, tolerantes e conformados com o baixo padrão moral da humanidade. É também a Igreja envolvida com a Política, que almeja o reino terreno, que faz alianças com organizações anticristãs, almejando status e poder. 

“AO ANJO DA IGREJA EM PÉRGAMO ESCREVE: ISTO DIZ AQUELE QUE TEM A ESPADA AGUDA DE DOIS GUMES: SEI ONDE HABITAS, QUE É ONDE ESTÁ O TRONO DE SATANÁS; MAS RETÉNS O MEU NOME E NÃO NEGASTE A MINHA FÉ, MESMO NOS DIAS DE ANTIPAS, MINHA FIEL TESTEMUNHA, O QUAL FOI MORTO ENTRE VÓS, ONDE SATANÁS HABITA.

 ENTRETANTO, ALGUMAS COISAS TENHO CONTRA TI; PORQUE TENS AÍ OS QUE SEGUEM A DOUTRINA DE BALAÃO, O QUAL ENSINAVA BALAQUE A LANÇAR TROPEÇOS DIANTE DOS FILHOS DE ISRAEL, INTRODUZINDO-OS A COMEREM DAS COISAS SACRIFICADAS A ÍDOLOS E A SE PROSTITUÍREM.

ASSIM TENS TAMBÉM ALGUNS QUE DE IGUAL MODO SEGUEM A DOUTRINA DOS NICOLAÍTAS.

ARREPENDE-TE, POIS; OU SE NÃO, VIREI A TI EM BREVE, E CONTRA ELES BATALHAREI COM A ESPADA DA MINHA BOCA.

 QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS. AO QUE VENCER DAREI DO MANÁ ESCONDIDO, E LHE DAREI UMA PEDRA BRANCA, E NA PEDRA UM NOVO NOME ESCRITO, O QUAL NINGUÉM CONHECE SENÃO AQUELE QUE O RECEBE.”

 4-     Tiatira – é a Igreja envolvida com prostituição espiritual, isto é, idolatria e ocultismo; representa os cristãos que misturam as coisas divinas com as diabólicas, idolatram pessoas e coisas e transformam a fé cristã num caldeirão de superstições, fábulas, mentiras e feitiçaria; 

“AO ANJO DA IGREJA EM TIATIRA ESCREVE: ISTO DIZ O FILHO DE DEUS, QUE TEM OS OLHOS COMO CHAMA DE FOGO, E OS PÉS SEMELHANTES A LATÃO RELUZENTE:

CONHEÇO AS TUAS OBRAS, E O TEU AMOR, E A TUA FÉ, E O TEU SERVIÇO, E A TUA PERSEVERANÇA, E SEI QUE AS TUAS ÚLTIMAS OBRAS SÃO MAIS NUMEROSAS QUE AS PRIMEIRAS.

MAS TENHO CONTRA TI QUE TOLERAS A MULHER JEZABEL, QUE SE DIZ PROFETISA; ELA ENSINA E SEDUZ OS MEUS SERVOS A SE PROSTITUÍREM E A COMEREM DAS COISAS SACRIFICADAS A ÍDOLOS;

E DEI-LHE TEMPO PARA QUE SE ARREPENDESSE; E ELA NÃO QUER ARREPENDER-SE DA SUA PROSTITUIÇÃO.

EIS QUE A LANÇO NUM LEITO DE DORES, E NUMA GRANDE TRIBULAÇÃO OS QUE COMETEM ADULTÉRIO COM ELA, SE NÃO SE ARREPENDEREM DAS OBRAS DELA;

E FERIREI DE MORTE A SEUS FILHOS, E TODAS AS IGREJAS SABERÃO QUE EU SOU AQUELE QUE ESQUADRINHA OS RINS E OS CORAÇÕES; E DAREI A CADA UM DE VÓS SEGUNDO AS SUAS OBRAS.

DIGO-VOS, PORÉM, A VÓS OS DEMAIS QUE ESTÃO EM TIATIRA, A TODOS QUANTOS NÃO TÊM ESTA DOUTRINA, E NÃO CONHECEM AS CHAMADAS PROFUNDEZAS DE SATANÁS, QUE OUTRA CARGA VOS NÃO POREI;

MAS O QUE TENDES, RETENDE-O ATÉ QUE EU VENHA.

AO QUE VENCER, E AO QUE GUARDAR AS MINHAS OBRAS ATÉ O FIM, EU LHE DAREI AUTORIDADE SOBRE AS NAÇÕES,

E COM VARA DE FERRO AS REGERÁ, QUEBRANDO-AS DO MODO COMO SÃO QUEBRADOS OS VASOS DO OLEIRO, ASSIM COMO EU RECEBI AUTORIDADE DE MEU PAI;

TAMBÉM LHE DAREI A ESTRELA DA MANHÃ.

QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIA ÀS IGREJAS.”

 5-     Sardes – é Igreja morta, sem vida espiritual, sem ânimo, sem forças e sem fé. Representa os cristãos “mortos” que não tem mais força nenhuma para trabalhar para o Reino de Deus, cristãos sem esperança, sem perspectiva. Para eles a fé cristã é somente um grande fardo, um peso enorme que eles são obrigados a carregar pelo resto da vida; 

“AO ANJO DA IGREJA EM SARDES ESCREVE: ISTO DIZ AQUELE QUE TEM OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS, E AS SETE ESTRELAS: CONHEÇO AS TUAS OBRAS; TENS NOME DE QUE VIVES, E ESTÁS MORTO.

SÊ VIGILANTE, E CONFIRMA O RESTANTE, QUE ESTAVA PARA MORRER; PORQUE NÃO TENHO ACHADO AS TUAS OBRAS PERFEITAS DIANTE DO MEU DEUS.

LEMBRA-TE, PORTANTO, DO QUE TENS RECEBIDO E OUVIDO, E GUARDA-O, E ARREPENDE-TE. POIS SE NÃO VIGIARES, VIREI COMO UM LADRÃO, E NÃO SABERÁS A QUE HORA SOBRE TI VIREI.

MAS TAMBÉM TENS EM SARDES ALGUMAS PESSOAS QUE NÃO CONTAMINARAM AS SUAS VESTES E COMIGO ANDARÃO VESTIDAS DE BRANCO, PORQUANTO SÃO DIGNAS.

O QUE VENCER SERÁ ASSIM VESTIDO DE VESTES BRANCAS, E DE MANEIRA NENHUMA RISCAREI O SEU NOME DO LIVRO DA VIDA; ANTES CONFESSAREI O SEU NOME DIANTE DE MEU PAI E DIANTE DOS SEUS ANJOS.

QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS.”

 6-     Filadélfia – É a Igreja que está avivada, perseverante, que trabalha para o Reino de forma incessante e com alegria, enquanto aguarda com ansiedade o Retorno do Senhor; representa os cristãos que tem a visão das coisas futuras, que sabem que estão neste planeta apenas de passagem, e que há uma pátria celeste, a morada de Deus, para onde eles irão em breve. É a Igreja que possui o verdadeiro espírito de noiva, que espera – com grande expectativa e alegria – a chegada do Noivo Amado. 

“AO ANJO DA IGREJA EM FILADÉLFIA ESCREVE: ISTO DIZ O QUE É SANTO, O QUE É VERDADEIRO, O QUE TEM A CHAVE DE DAVI; O QUE ABRE, E NINGUÉM FECHA; E FECHA, E NINGUÉM ABRE:

CONHEÇO AS TUAS OBRAS (EIS QUE TENHO POSTO DIANTE DE TI UMA PORTA ABERTA, QUE NINGUÉM PODE FECHAR), QUE TENS POUCA FORÇA, ENTRETANTO GUARDASTE A MINHA PALAVRA E NÃO NEGASTE O MEU NOME.

EIS QUE FAREI AOS DA SINAGOGA DE SATANÁS, AOS QUE SE DIZEM JUDEUS, E NÃO O SÃO, MAS MENTEM, EIS QUE FAREI QUE VENHAM, E ADOREM PROSTRADOS AOS TEUS PÉS, E SAIBAM QUE EU TE AMO.

PORQUANTO GUARDASTE A PALAVRA DA MINHA PERSEVERANÇA, TAMBÉM EU TE GUARDAREI DA HORA DA PROVAÇÃO QUE HÁ DE VIR SOBRE O MUNDO INTEIRO, PARA PÔR À PROVA OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA.

VENHO SEM DEMORA; GUARDA O QUE TENS, PARA QUE NINGUÉM TOME A TUA COROA.

A QUEM VENCER, EU O FAREI COLUNA NO TEMPLO DO MEU DEUS, DONDE JAMAIS SAIRÁ; E ESCREVEREI SOBRE ELE O NOME DO MEU DEUS, E O NOME DA CIDADE DO MEU DEUS, A NOVA JERUSALÉM, QUE DESCE DO CÉU, DA PARTE DO MEU DEUS, E TAMBÉM O MEU NOVO NOME.

QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS.”

 7-     Laodicéia – É a pior das Igrejas. É uma igreja morna, materialista e apóstata (desviada dos padrões bíblicos originais). Representa as igrejas que tem muita riqueza material, realiza grandes coisas, mas não possui mais o elemento sobrenatural. Ela não acredita mais nas doutrinas básicas da Bíblia. São os cristãos modernos, que se adaptaram à nova maneira de viver do mundo, que não acreditam mais nem na Ressurreição de Jesus e acham que a Bíblia está cheia de falhas e invenções humanas. É a Igreja que mais cresce, é a igreja que receberá o Anticristo como se este fosse o novo Cristo de Deus.

Apesar disso, é a Igreja que recebe a maior promessa de Jesus, pois se algum dos seus membros tiver a coragem de abandonar seu falso cristianismo e se voltar para Deus, IRÁ SE ASSENTAR COM JESUS NO SEU TRONO! É a igreja que colocou Jesus do lado de fora. Ele está batendo na porta. Ele não é mais O centro dela. Laodicéia também representa os cristãos que tem muitas prioridades na vida e Jesus é apenas uma alternativa. 

“AO ANJO DA IGREJA EM LAODICÉIA ESCREVE: ISTO DIZ O AMÉM, A TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA, O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS:

CONHEÇO AS TUAS OBRAS, QUE NEM ÉS FRIO NEM QUENTE; OXALÁ FORAS FRIO OU QUENTE!

ASSIM, PORQUE ÉS MORNO, E NÃO ÉS QUENTE NEM FRIO, VOMITAR-TE-EI DA MINHA BOCA.

PORQUANTO DIZES: RICO SOU, E ESTOU ENRIQUECIDO, E DE NADA TENHO FALTA; E NÃO SABES QUE ÉS UM COITADO, E MISERÁVEL, E POBRE, E CEGO, E NU;

ACONSELHO-TE QUE DE MIM COMPRES OURO REFINADO NO FOGO, PARA QUE TE ENRIQUEÇAS; E VESTES BRANCAS, PARA QUE TE VISTAS, E NÃO SEJA MANIFESTA A VERGONHA DA TUA NUDEZ; E COLÍRIO, A FIM DE UNGIRES OS TEUS OLHOS, PARA QUE VEJAS.

EU REPREENDO E CASTIGO A TODOS QUANTOS AMO: SÊ POIS ZELOSO, E ARREPENDE-TE.

EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO; SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ, E ABRIR A PORTA, ENTRAREI EM SUA CASA, E COM ELE CEAREI, E ELE COMIGO.

AO QUE VENCER, EU LHE CONCEDEREI QUE SE ASSENTE COMIGO NO MEU TRONO.

QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS.”

 3.ª FASE  DO APOCALIPSE - CAPITULOS 4 e 5 – É a Reunião do Estado-Maior, as forças do Exército Celestial se mobilizando para a Guerra que acabará com todas as guerras. Essa reunião acontece em algum lugar no céu e nela há um destaque especial para O Cordeiro de Deus, com seus 7 chifres, 7 olhos e 7 Espíritos.

 - Seus 7 chifres mostram que ELE TEM TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA – É ONIPOTENTE;

- Seus 7 olhos revelam que ELE SABE DE TODAS AS COISAS – É ONISCIENTE;

- Seus 7 Espíritos indicam que ELE ESTÁ EM TODOS OS LUGARES  AO MESMO TEMPO – É ONIPRESENTE.

Deus revelou para o profeta Isaias o significado dos 7 Espíritos que estão sobre O Cordeiro (JESUS CRISTO): 

1-     O Espírito do Senhor;

2-     O Espírito de sabedoria;

3-     O Espírito de inteligência;

4-     O Espírito de conselho;

5-     O Espírito de fortaleza;

6-     O Espírito de conhecimento;

7-     O Espírito de temor do Senhor. (Isaias 11.2). 

O profeta do Apocalipse não teve apenas uma visão distante. Ele foi levado até o céu e viu de perto a grandiosa cena que é descrita a seguir: 

APOCALIPSE, CAPÍTULO 4 

“DEPOIS DESTAS COISAS, OLHEI, E EIS QUE ESTAVA UMA PORTA ABERTA NO CÉU, E A PRIMEIRA VOZ QUE OUVIRA, VOZ COMO DE TROMBETA, FALANDO COMIGO, DISSE: SOBE AQUI, E MOSTRAR-TE-EI AS COISAS QUE DEPOIS DESTAS DEVEM ACONTECER (= João foi levado ao céu antes da tempestade de Deus sobre a terra – isso é também uma profecia revelando que os Cristãos serão levados para a Pátria Celeste antes dos juízos apocalípticos).” 

“IMEDIATAMENTE FUI ARREBATADO EM ESPÍRITO, E EIS QUE UM TRONO ESTAVA POSTO NO CÉU, E UM ASSENTADO SOBRE O TRONO; E AQUELE QUE ESTAVA ASSENTADO ERA, NA APARÊNCIA, SEMELHANTE A UMA PEDRA DE JASPE E SÁRDIO; E HAVIA AO REDOR DO TRONO UM ARCO-ÍRIS SEMELHANTE, NA APARÊNCIA, À ESMERALDA (= João tenta descrever o Indescritível.).” 

“HAVIA TAMBÉM AO REDOR DO TRONO VINTE E QUATRO TRONOS; E SOBRE OS TRONOS VI ASSENTADOS VINTE E QUATRO ANCIÃOS, VESTIDOS DE BRANCO, QUE TINHAM NAS SUAS CABEÇAS COROAS DE OURO (= esses anciãos representam todo o povo de Deus – os 12 patriarcas de Israel + os 12 discípulos, príncipes da Igreja Cristã .”  

“E DO TRONO SAÍAM RELÂMPAGOS, E VOZES, E TROVÕES; E DIANTE DO TRONO ARDIAM SETE LÂMPADAS DE FOGO, AS QUAIS SÃO OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS...” 

“TAMBÉM HAVIA DIANTE DO TRONO COMO QUE UM MAR DE VIDRO, SEMELHANTE AO CRISTAL; E AO REDOR DO TRONO, UM AO MEIO DE CADA LADO, QUATRO SERES VIVENTES CHEIOS DE OLHOS POR DIANTE E POR DETRÁS...” 

Estes Quatro Seres Viventes são muito misteriosos. Representam a glória de Deus e também o caráter de Cristo.  

 “E O PRIMEIRO SER ERA SEMELHANTE A UM LEÃO; O SEGUNDO SER, SEMELHANTE A UM TOURO; TINHA O TERCEIRO SER O ROSTO COMO DE HOMEM; E O QUARTO SER ERA SEMELHANTE A UMA ÁGUIA VOANDO.” 

A palavra “semelhante” nas profecias não tem o sentido de “igual”, mas “parecido”. João tenta descrever o Indescritível e o máximo que consegue é dizer “parecia-se com”. 

“OS QUATRO SERES VIVENTES TINHAM, CADA UM, SEIS ASAS, E AO REDOR E POR DENTRO ESTAVAM CHEIOS DE OLHOS (= visão onisciente – E exclusivamente a Trindade Santa tem esse poder); E NÃO TÊM DESCANSO NEM DE NOITE, DIZENDO: SANTO, SANTO, SANTO É O SENHOR DEUS, O TODO-PODEROSO, AQUELE QUE ERA, E QUE É, E QUE HÁ DE VIR.” 

Como esses “4 SERES VIVENTES” refletem a vida de Jesus? A História de Jesus foi contada por 4 escritores (Mateus, Marcos, Lucas e João). Cada um procura apresentar Jesus, como o Salvador do Mundo, porém com ênfase em alguma característica especial. Mateus enfatiza que Jesus é o Rei; Marcos mostra Jesus como o Servo perfeito; Lucas apresenta Jesus como o Homem perfeito; e João mostra Jesus como Deus (dos 4 este é o Evangelho mais importante). Vemos assim que até mesmo a ordem dos animais misteriosos coincide com a ordem dos 4 Evangelistas. O Leão é conhecido como o rei dos animais. Aqui no Apocalipse (e em Ezequiel) representa Jesus, como o Rei dos reis (Na verdade ele é chamado no Apocalipse de Leão da tribo de Judá).

O segundo animal era um touro (um bezerro, conforme outra tradução). Isto ilustra perfeitamente a figura de Jesus como o Servo perfeito (Evangelho de Marcos), pois o boi é o único animal criado para servir a humanidade em tudo (na sua carne, chifres, serviço pesado, e até no esterco). O terceiro animal tinha o rosto de homem (mostra Jesus como o Homem perfeito do Evangelho de Lucas). E o quarto animal (a águia voando) é outra figura perfeita, pois a águia, além de ser a rainha das aves simboliza no Antigo Testamento o Deus de Israel. Além do mais a águia lembra o céu. Representa Jesus como Deus (conforme é apresentado no Evangelho de João).  

“E, SEMPRE QUE OS SERES VIVENTES DAVAM GLÓRIA E HONRA E AÇÕES DE GRAÇAS AO QUE ESTAVA ASSENTADO SOBRE O TRONO, AO QUE VIVE PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS, OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS PROSTRAVAM-SE DIANTE DO QUE ESTAVA ASSENTADO SOBRE O TRONO, E ADORAVAM AO QUE VIVE PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS; E LANÇAVAM AS SUAS COROAS DIANTE DO TRONO, DIZENDO: DIGNO ÉS, SENHOR NOSSO E DEUS NOSSO, DE RECEBER A GLÓRIA E A HONRA E O PODER; PORQUE TU CRIASTE TODAS AS COISAS, E POR TUA VONTADE EXISTIRAM E FORAM CRIADAS.” 

APOCALIPSE, CAPÍTULO 5 

“VI NA DESTRA DO QUE ESTAVA ASSENTADO SOBRE O TRONO UM LIVRO ESCRITO POR DENTRO E POR FORA, BEM SELADO COM SETE SELOS.” 

“VI TAMBÉM UM ANJO FORTE, CLAMANDO COM GRANDE VOZ: QUEM É DIGNO DE ABRIR O LIVRO E DE ROMPER OS SEUS SELOS? E NINGUÉM NO CÉU, NEM NA TERRA, NEM DEBAIXO DA TERRA, PODIA ABRIR O LIVRO, NEM OLHAR PARA ELE.” 

Ao ouvir tal declaração, João fica desesperado. Como é possível que não houvesse ninguém em todo o Universo digno de abrir o livro? 

“E EU CHORAVA MUITO, PORQUE NÃO FORA ACHADO NINGUÉM DIGNO DE ABRIR O LIVRO NEM DE OLHAR PARA ELE.” 

Mas é claro que existia ALGUÉM! Uma Única Pessoa!

“E DISSE-ME UM DENTRE OS ANCIÃOS: NÃO CHORES; EIS QUE O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, A RAIZ DE DAVI, VENCEU PARA ABRIR O LIVRO E ROMPER OS SETE SELOS.” 

O quê? Alguém venceu? Quem? Esse misterioso Vencedor tem dois nomes intrigantes:

LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ e RAIZ DE DAVI. Aparentemente não é um ser normal. Quem ou o que pode ser Ele? Para desvendarmos este enigma, precisamos voltar ao distante passado, ao Antigo Testamento, às palavras dos velhos profetas de Israel. 

A primeira profecia contendo as palavras “LEÃO” e “JUDÁ” começa a esclarecer as coisas. 

Quando Jacó estava prestes a morrer, convocou os 12 filhos e à cada um deles proferiu uma palavra profética. Ao olhar para Judá, disse: 

“JUDÁ É UM LEÃOZINHO. SUBISTE DA PRESA, MEU FILHO. ELE SE ENCURVA E SE DEITA COMO UM LEÃO, E COMO UMA LEOA; QUEM O DESPERTARÁ? O CETRO NÃO SE ARREDARÁ DE JUDÁ, NEM O BASTÃO DE AUTORIDADE DENTRE SEUS PÉS, ATÉ QUE VENHA AQUELE A QUEM PERTENCE; E A ELE OBEDECERÃO OS POVOS.” (Gênesis 49.9,10). 

Há várias revelações aqui. 

a) “O CETRO NÃO SE ARREDARÁ DE JUDÁ”. O “cetro” se refere à realeza. De todas as 12 tribos, Deus – por Sua Soberana Vontade – escolheu a de Judá para gerar os futuros reis de Israel, assim como escolheu a tribo de LEVI para o oficio sacerdotal. No Salmo 60.7, Deus diz: “JUDÁ É O MEU CETRO”. 

b) “ATÉ QUE VENHA AQUELE A QUEM PERTENCE” – Isso indica que muitos reis procederiam de Judá até a chegada DO GRANDE REI, O REI FINAL, O UNGIDO DE DEUS. Então, em última análise, Jacó viu a chegada do Messias, ou seja, JESUS, O REI DOS REIS. 

c) “E A ELE OBEDECERAO OS POVOS” – Só existe Uma Pessoa a Quem todas as nações obedecerão. Ele é descrito de forma bem clara em Daniel 7.27: 

“O REINO, E O DOMÍNIO, E A GRANDEZA DOS REINOS DEBAIXO DE TODO O CÉU SERÃO DADOS AO POVO DOS SANTOS DO ALTÍSSIMO. O SEU REINO SERÁ UM REINO ETERNO, E TODOS OS DOMÍNIOS O SERVIRÃO, E LHE OBEDECERÃO.” A pergunta que não quer calar finalmente é respondida em Daniel 7.13,14: 

“EU ESTAVA OLHANDO NAS MINHAS VISÕES NOTURNAS, E EIS QUE VINHA COM AS NUVENS DO CÉU UM COMO FILHO DE HOMEM; E DIRIGIU-SE AO ANCIÃO DE DIAS, E FOI APRESENTADO DIANTE DELE. E FOI-LHE DADO DOMÍNIO, E GLÓRIA, E UM REINO, PARA QUE TODOS OS POVOS, NAÇÕES E LÍNGUAS O SERVISSEM; O SEU DOMÍNIO É UM DOMÍNIO ETERNO, QUE NÃO PASSARÁ, E O SEU REINO TAL, QUE NÃO SERÁ DESTRUÍDO.” 

Nem mesmos os tolos poderão se confundir na Identificação dEsse Majestoso Personagem: O profeta O descreveu como “FILHO DE HOMEM”. Quem é este Ser Humano que vem do céu? Falando de Si mesmo, JESUS responde em Mateus 24.30: 

“ENTÃO APARECERÁ NO CÉU O SINAL DO FILHO DO HOMEM, E TODAS AS TRIBOS DA TERRA SE LAMENTARÃO, E VERÃO VIR O FILHO DO HOMEM SOBRE AS NUVENS DO CÉU, COM PODER E GRANDE GLÓRIA.” 

Quem é O Leão da Tribo de Judá? As pistas proféticas só se encaixam com Uma Pessoa: JESUS DE NAZARÉ! E aqui devemos lembrar dos QUATROS SERES VIVENTES (= que representam o Caráter de Jesus), pois o primeiro era semelhante a UM LEÃO. 

Entretanto, existem dois “leões” nas profecias: JESUS é O Leão da tribo de Judá, mas uma outra tribo também foi chamada de “leão”.

“DE DÃ DISSE: DÃ É LEÃOZINHO, QUE SALTA DE BASÃ.” (Deuteronômio 33.22). 

Por que isso? Vamos nos aprofundar mais: Nas profecias, Deus é muitas vezes comparado a um leão, mas Satanás também é. Vejamos: 

a) DEUS AGE COMO LEÃO – Algumas passagens proféticas: 

“BRAMIU O LEÃO, QUEM NÃO TEMERÁ? FALOU O SENHOR DEUS, QUEM NÃO PROFETIZARÁ? (...) ASSIM DIZ O SENHOR: COMO O PASTOR LIVRA DA BOCA DO LEÃO AS DUAS PERNAS, OU UM PEDACINHO DA ORELHA, ASSIM SERÃO LIVRADOS OS FILHOS DE ISRAEL QUE HABITAM EM SAMÁRIA, JUNTO COM UM CANTO DO LEITO E UM PEDAÇO DA CAMA.”(AMÓS 3.8,12) 

“ANDARÃO APÓS O SENHOR; ELE BRAMARÁ COMO LEÃO; E, BRAMANDO ELE, OS FILHOS, TREMENDO, VIRÃO DO OCIDENTE.”  (OSÉIAS 11.10) 

“ (Deus disse) POIS PARA EFRAIM SEREI COMO UM LEÃO, E COMO UM LEÃO NOVO PARA A CASA DE JUDÁ; EU, SIM EU DESPEDAÇAREI, E IR-ME-EI EMBORA; ARREBATAREI, E NÃO HAVERÁ QUEM LIVRE.” (OSÉIAS 5.14) 

b) SATANÁS AGE COMO LEÃO

“ (Disse o apóstolo Paulo) MAS O SENHOR ESTEVE AO MEU LADO E ME FORTALECEU, PARA QUE POR MIM FOSSE CUMPRIDA A PREGAÇÃO, E A OUVISSEM TODOS OS GENTIOS; E FIQUEI LIVRE DA BOCA DO LEÃO...” (II TIMÓTEO 4.17) 

“SEDE SÓBRIOS, VIGIAI. O VOSSO ADVERSÁRIO, O DIABO, ANDA EM DERREDOR, RUGINDO COMO LEÃO, E PROCURANDO A QUEM POSSA TRAGAR...” (I PEDRO 5.8) 

“E A BESTA QUE VI ERA SEMELHANTE AO LEOPARDO, E OS SEUS PÉS COMO OS DE URSO, E A SUA BOCA COMO A DE LEÃO...”  (APOCALIPSE 13.2). 

Satanás é sempre o imitador, e assim como Deus se manifestou entre os homens como UM HOMEM (= JESUS), o mestre das intrigas fará o mesmo, na pessoa do Anticristo. Com isso em mente, voltaremos à questão: POR QUE HÁ DUAS TRIBOS COMPARADAS A LEÃO? O Leão de Judá é Jesus, mas Dã também é chamado de leão. Para saber se o “leão de Dã” é algo bom ou ruim, vamos analisar as profecias, as únicas fontes de confiança. 

Moisés falou em Deuteronômio 33.22: “DE DÃ DISSE: DÃ É LEÃOZINHO, QUE SALTA DE BASÃ.”  

Há outra passagem bíblica onde aparecem as palavras “leão” e “Basã”. É justamente no Salmo profético sobre a crucificação de Jesus. 

“MUITOS TOUROS ME CERCAM; FORTES TOUROS DE BASÃ ME RODEIAM. ABREM CONTRA MIM SUA BOCA, COMO UM LEÃO QUE DESPEDAÇA E QUE RUGE.”  (Salmo 22.12,13). Quem cercou Jesus na crucificação?  

Em Colossenses 2.14-15, Paulo explica o que Jesus fez na cruz: “E HAVENDO RISCADO O ESCRITO DE DÍVIDA QUE HAVIA CONTRA NÓS NAS SUAS ORDENANÇAS, O QUAL NOS ERA CONTRÁRIO, REMOVEU-O DO MEIO DE NÓS, CRAVANDO-O NA CRUZ; E, TENDO DESPOJADO OS PRINCIPADOS E POTESTADES, OS EXIBIU PUBLICAMENTE E DELES TRIUNFOU NA MESMA CRUZ.”  

Quem são esses “principados e potestades”? Efésios 6.12 diz: “...POIS NÃO É CONTRA CARNE E SANGUE QUE TEMOS QUE LUTAR, MAS SIM CONTRA OS PRINCIPADOS, CONTRA AS POTESTADES, CONTA OS PRÍNCIPES DO MUNDO DESTAS TREVAS, CONTRA AS HOSTES ESPIRITUAIS DA INIQÜIDADE NAS REGIÕES CELESTES.” 

Juntando todas essas revelações, concluímos que os “touros de Basã” que cercaram JESUS no Gólgota foram os demônios, mas O Filho de Deus triunfou sobre eles, despojando-os e envergonhando-os publicamente.  

O que a tribo de Dã teria a ver com os “touros de Basã”, ou seja, com os demônios? Os judeus ainda aguardam o Messias que os livrará do poder do império anticristão. Até hoje poucos judeus acreditam que JESUS é O Messias prometido pelos profetas. Mas como não creram Nele, serão enganados pelo Falso Messias que se apresentará em Israel em breve.  

Jesus, ao se sentir rejeitado pela própria nação, disse: 

“EU VIM EM NOME DE MEU PAI, E NÃO ME RECEBEIS; SE OUTRO VIER EM SEU PRÓPRIO NOME, A ESSE RECEBEREIS.” (João 5.43). Esse outro é o Anticristo. Os judeus só aceitarão um judeu como Messias. Mas o Anticristo não precisa ser judeu. Ele poderá ser um falso judeu, poderá forjar uma identidade judaica, somente para enganar Israel.

Mas se ele for mesmo um judeu, há muitas pistas indicando de que tribo procederá, e é exatamente da tribo de Dã. Vejamos algumas pistas: 

a) Jacó já tinha dito que o Leão (= O Messias) viria da tribo de Judá, mas, por revelação divina, Moisés chama Dã de leãozinho. 

b) Profetizando sobre os filhos, Jacó olhou para Dã e disse: 

“DÃ JULGARÁ O SEU POVO, COMO UMA DAS TRIBOS DE ISRAEL. DÃ SERÁ SERPENTE JUNTO AO CAMINHO, UMA VÍBORA JUNTO À VEREDA, QUE MORDE OS CALCANHARES DO CAVALO, DE MODO QUE CAIA O SEU CAVALEIRO PARA TRÁS. A TUA SALVAÇÃO TENHO ESPERADO, Ó SENHOR!” (Gênesis 49.16-18) 

“DÃ SERÁ SERPENTE JUNTO AO CAMINHO” – A serpente é Satanás, e Jacó viu uma víbora traiçoeira procedente de Dã. Ele ficou tão assustado que clamou: “A TUA SALVAÇÃO TENHO ESPERADO, Ó SENHOR!”  

c) No livro dos Juízes mostra Dã como a primeira tribo de Israel a cair na idolatria. 

d) No capítulo 7 do Apocalipse, quando são seladas 12.000 pessoas de cada uma das 12 tribos de Israel, são citados os nomes de todos os 12 patriarcas – MENOS DÃ! No lugar dele está o nome de MANASSÉS, um dos filhos de José. Por que a tribo de Dã não é citada aqui? 

e) Em Jeremias 8.15-17, falando do período da FALSA PAZ no futuro reino anticristão, o profeta cita a tribo de Dã. 

“ESPERAMOS A PAZ, PORÉM NÃO CHEGOU BEM ALGUM; E O TEMPO DA CURA, E EIS O TERROR (= uma profecia surpreendentemente atual no Oriente Médio). JÁ DESDE DÃ SE OUVE O RESFOLEGAR DOS SEUS CAVALOS; A TERRA TODA ESTREMECE À VOZ DOS RINCHOS DOS SEUS GINETES; PORQUE VÊM E DEVORAM A TERRA E QUANTO NELA HÁ, A CIDADE E OS QUE NELA HABITAM. POIS EIS QUE ENVIO ENTRE VÓS SERPENTES, BASILISCOS, CONTRA OS QUAIS NÃO HÁ ENCANTAMENTO; E ELES VOS MORDERÃO, DIZ O SENHOR.” 

Esses cavaleiros que causarão grande destruição são comparados a serpentes e basiliscos e vem justamente da tribo de Dã. Eles são identificados mais claramente no capítulo 6 do Apocalipse. 

“E DISSE-ME UM DENTRE OS ANCIÃOS: NÃO CHORES; EIS QUE O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, A RAIZ DE DAVI, VENCEU PARA ABRIR O LIVRO E ROMPER OS SETE SELOS.” 

O Vencedor também é identificado por outro nome: RAIZ DE DAVI.

O profeta Isaias diz o seguinte:

“NAQUELE DIA A RAIZ DE JESSÉ SERÁ POSTA POR ESTANDARTE DOS POVOS, À QUAL RECORRERÃO AS NAÇÕES; GLORIOSAS LHE SERÃO AS SUAS MORADAS.” (Isaias 11.10). 

De quem ele está falando? Quem é essa raiz de Jessé? Está claro que é a mesma raiz citada no Apocalipse, pois Jessé foi o pai do rei Davi. No inicio do capítulo 11 de Isaias essa “raiz” é chamada de “TOCO DE JESSÉ”, e os versículos seguintes são claros demais quanto à identidade do Misterioso Personagem. 

“ENTÃO BROTARÁ UM REBENTO DO TOCO DE JESSÉ, E DAS SUAS RAÍZES UM RENOVO FRUTIFICARÁ.

E REPOUSARÁ SOBRE ELE O ESPÍRITO DO SENHOR, O ESPÍRITO DE SABEDORIA E DE ENTENDIMENTO, O ESPÍRITO DE CONSELHO E DE FORTALEZA, O ESPÍRITO DE CONHECIMENTO E DE TEMOR DO SENHOR. E DELEITAR-SE-Á NO TEMOR DO SENHOR;

E NÃO JULGARÁ SEGUNDO A VISTA DOS SEUS OLHOS, NEM DECIDIRÁ SEGUNDO O OUVIR DOS SEUS OUVIDOS;

MAS JULGARÁ COM JUSTIÇA OS POBRES, E DECIDIRÁ COM EQÜIDADE EM DEFESA DOS MANSOS DA TERRA; E FERIRÁ A TERRA COM A VARA DE SUA BOCA, E COM O SOPRO DOS SEUS LÁBIOS MATARÁ O ÍMPIO.

A JUSTIÇA SERÁ O CINTO DOS SEUS LOMBOS, E A FIDELIDADE O CINTO DOS SEUS RINS. (Isaias 11.1-5). 

Alguns pontos de destaque: 

“E REPOUSARÁ SOBRE ELE...” (são citados 7 ESPÍRITOS, que são os mesmos que aparecem em Apocalipse 5, que já estudamos.) 

“JULGARÁ COM JUSTIÇA” Refere-se ao futuro governo de Cristo na terra (Todo o capítulo 11 está falando DELE!). 

“...FERIRÁ A TERRA COM A VARA DE SUA BOCA, E COM O SOPRO DOS SEUS LÁBIOS MATARÁ O ÍMPIO (= o Anticristo)”. Quem é que fará isso? O apóstolo Paulo revela em 2 Tessalonicenses 2.8 “...E ENTÃO SERÁ REVELADO ESSE INÍQUO (= O Anticristo), A QUEM O SENHOR JESUS MATARÁ COMO O SOPRO DE SUA BOCA E DESTRUIRÁ COM A MANIFESTAÇÃO DA SUA VINDA...” 

Um pouco mais adiante o profeta Isaias volta a falar da “RAIZ” e descreve uma das profecias mais claras e mais impressionantes do Antigo Testamento sobre Jesus. 

“POIS FOI CRESCENDO COMO RENOVO PERANTE ELE, E COMO RAIZ QUE SAI DUMA TERRA SECA; NÃO TINHA FORMOSURA NEM BELEZA; E QUANDO OLHÁVAMOS PARA ELE, NENHUMA BELEZA VÍAMOS, PARA QUE O DESEJÁSSEMOS.” (Isaias 53.2) 

É esclarecedor e edificante analisarmos (ainda que rapidamente) o restante do capítulo 53 de Isaias. O profeta descreve o sacrifício de Jesus com tantos detalhes que dá a impressão de que estava lá, aos pés da cruz, testemunhando tudo. MAS ESSA PROFECIA FOI ESCRITA 700 ANOS ANTES DE JESUS NASCER! 

“ERA DESPREZADO, E REJEITADO DOS HOMENS; HOMEM DE DORES, E EXPERIMENTADO NOS SOFRIMENTOS; E, COMO UM DE QUEM OS HOMENS ESCONDIAM O ROSTO, ERA DESPREZADO, E NÃO FIZEMOS DELE CASO ALGUM (= Quando o profeta fala na primeira pessoa do plural está fazendo referência a atitude do seu povo – Israel).” 

“VERDADEIRAMENTE ELE (= Jesus) TOMOU SOBRE SI AS NOSSAS ENFERMIDADES, E CARREGOU COM AS NOSSAS DORES; E NÓS O REPUTÁVAMOS POR AFLITO, FERIDO DE DEUS, E OPRIMIDO.” 

“MAS ELE FOI FERIDO POR CAUSA DAS NOSSAS TRANSGRESSÕES, E ESMAGADO POR CAUSA DAS NOSSAS INIQÜIDADES; O CASTIGO QUE NOS TRAZ A PAZ ESTAVA SOBRE ELE, E PELAS SUAS PISADURAS FOMOS SARADOS.” 

“TODOS NÓS ANDÁVAMOS DESGARRADOS COMO OVELHAS, CADA UM SE DESVIAVA PELO SEU CAMINHO; MAS O SENHOR FEZ CAIR SOBRE ELE A INIQÜIDADE DE TODOS NÓS (= O pecado da humanidade foi lançado sobre O Filho de Deus).” 

“ELE FOI OPRIMIDO E AFLIGIDO, MAS NÃO ABRIU A BOCA; COMO UM CORDEIRO QUE É LEVADO AO MATADOURO, E COMO A OVELHA QUE É MUDA PERANTE OS SEUS TOSQUIADORES, ASSIM ELE NÃO ABRIU A BOCA.” 

“PELA OPRESSÃO E PELO JUÍZO FOI ARREBATADO (= isto é, arrancado); E QUEM DENTRE OS DA SUA GERAÇÃO CONSIDEROU QUE ELE FORA CORTADO DA TERRA DOS VIVENTES, FERIDO POR CAUSA DA TRANSGRESSÃO DO MEU POVO?” 

“E DERAM-LHE A SEPULTURA COM OS ÍMPIOS, E COM O RICO NA SUA MORTE (= Ele foi colocado no sepulcro de um homem rico, José de Arimatéia), EMBORA NUNCA TIVESSE COMETIDO INJUSTIÇA, NEM HOUVESSE ENGANO NA SUA BOCA.” 

“TODAVIA, FOI DA VONTADE DO SENHOR ESMAGÁ-LO, FAZENDO-O ENFERMAR; QUANDO ELE SE PUSER COMO OFERTA PELO PECADO (= sacrifício expiatório), VERÁ A SUA POSTERIDADE, PROLONGARÁ OS SEUS DIAS, E A VONTADE DO SENHOR PROSPERARÁ NAS SUAS MÃOS.” 

“ELE VERÁ O FRUTO DO TRABALHO DA SUA ALMA, E FICARÁ SATISFEITO (= aqui já fala da Sua Ressurreição); COM O SEU CONHECIMENTO O MEU SERVO JUSTO JUSTIFICARÁ A MUITOS, E AS INIQÜIDADES DELES LEVARÁ SOBRE SI.” 

“PELO QUE LHE DAREI O SEU QUINHÃO COM OS GRANDES, E COM OS PODEROSOS REPARTIRÁ ELE O DESPOJO; PORQUANTO DERRAMOU A SUA ALMA ATÉ A MORTE, E FOI CONTADO COM OS TRANSGRESSORES (= foi crucificado ao lado de dois ladrões); MAS ELE LEVOU SOBRE SI O PECADO DE MUITOS, E PELOS TRANSGRESSORES INTERCEDEU (= Ele pediu ao Pai que perdoasse seus algozes).” 

Assim sendo, somente Ele é digno de abrir o livro dos 7 selos. Ele sozinho carregou os nossos pecados. Ele sozinho sofreu a cruel tortura romana durante seis longas horas. Por isso, exclusivamente Ele possui as credenciais que o habilitam a salvar a humanidade. Ele é chamado de RAIZ DE DAVI por ser O Descendente direto do rei Davi, a quem Deus havia prometido que, de sua geração nasceria Aquele que reinaria eternamente. No último capítulo do Apocalipse, Jesus se identifica, dizendo: 

“EU, JESUS, ENVIEI O MEU ANJO PARA VOS TESTIFICAR ESTAS COISAS A FAVOR DAS IGREJAS. EU SOU A RAIZ E A GERAÇÃO DE DAVI, A RESPLANDECENTE ESTRELA DA MANHÃ.” (Apocalipse 22.16).  

Continuando a análise do capítulo 5 do Apocalipse. 

“NISTO VI, ENTRE O TRONO E OS QUATRO SERES VIVENTES, NO MEIO DOS ANCIÃOS, UM CORDEIRO EM PÉ, COMO HAVENDO SIDO MORTO (= morreu, mas ressuscitou), E TINHA SETE CHIFRES (= todo poder) E SETE OLHOS (= todo conhecimento), QUE SÃO OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS, ENVIADOS POR TODA A TERRA.” 

“E VEIO E TOMOU O LIVRO DA DESTRA DO QUE ESTAVA ASSENTADO SOBRE O TRONO. LOGO QUE TOMOU O LIVRO, OS QUATRO SERES VIVENTES E OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS PROSTRARAM-SE DIANTE DO CORDEIRO, TENDO CADA UM DELES UMA HARPA E TAÇAS DE OURO CHEIAS DE INCENSO, QUE SÃO AS ORAÇÕES DOS SANTOS.” 

“E CANTAVAM UM CÂNTICO NOVO, DIZENDO: DIGNO ÉS DE TOMAR O LIVRO, E DE ABRIR OS SEUS SELOS; PORQUE FOSTE MORTO, E COM O TEU SANGUE COMPRASTE PARA DEUS HOMENS DE TODA TRIBO, E LÍNGUA, E POVO E NAÇÃO; E PARA O NOSSO DEUS OS FIZESTE REINO, E SACERDOTES; E ELES REINARÃO SOBRE A TERRA.” 

Aqui revela porque O Cordeiro é O Único digno de abrir o livro: “PORQUE FOSTE MORTO, E COM O TEU SANGUE COMPRASTE PARA DEUS HOMENS DE TODA TRIBO, E LÍNGUA, E POVO E NAÇÃO...”. É incrível como multidões de pessoas são capazes até de morrer por Maomé, Buda, Confúcio, Alan Kardec e qualquer outro grande líder religioso, embora NENHUM DELES TENHA MORRIDO POR NINGUÉM! 

Também é inacreditável que milhões de pessoas prefiram entregar sua vida e seu destino nas mãos dos santos (= inclusive alguns que comprovadamente nunca existiram), ao invés de confiar inteiramente em JESUS, O CORDEIRO QUE MORREU E RESSUSCITOU. 

Ninguém além de Jesus (= e as Outras Pessoas da Augusta Trindade) merece nossa adoração, culto e total dedicação. NINGUÉM! 

“E OLHEI, E VI A VOZ DE MUITOS ANJOS AO REDOR DO TRONO E DOS SERES VIVENTES E DOS ANCIÃOS; E O NÚMERO DELES ERA MIRÍADES DE MIRÍADES E MILHARES DE MILHARES, QUE COM GRANDE VOZ DIZIAM: DIGNO É O CORDEIRO, QUE FOI MORTO, DE RECEBER O PODER, E RIQUEZA, E SABEDORIA, E FORÇA, E HONRA, E GLÓRIA, E LOUVOR.” 

Observemos aqui AS 7 DIGNIDADES DO CORDEIRO. Eles (anjos, anciãos, seres viventes e milhares de seres) adoram, dizendo: 

“DIGNO É O CORDEIRO QUE FOI MORTO, DE RECEBER O PODER, E RIQUEZA, E SABEDORIA, E FORÇA, E HONRA, E GLÓRIA, E LOUVOR” (Apocalipse 5.12). 

“OUVI TAMBÉM A TODA CRIATURA QUE ESTÁ NO CÉU, E NA TERRA, E DEBAIXO DA TERRA, E NO MAR, E A TODAS AS COISAS QUE NELES HÁ, DIZEREM: AO QUE ESTÁ ASSENTADO SOBRE O TRONO, E AO CORDEIRO, SEJA O LOUVOR, E A HONRA, E A GLÓRIA, E O DOMÍNIO PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS: E OS QUATRO SERES VIVENTES DIZIAM: AMÉM. E OS ANCIÃOS PROSTRARAM-SE E ADORARAM.” 

Então o maravilhoso Cordeiro aproxima-se do Trono de Deus e apanha o livro dos 7 selos. Vai começar o grande conflito! 

4.ª FASE DO APOCALIPSE – CAPÍTULOS  6 a 16 – COMEÇA O GRANDE CONFLITO – SÃO REVELADOS 7 GRANDES MOMENTOS DA GUERRA. 

1.º MOMENTO - Caps. 6 a 8 – Mostra as forças do inimigo – é a abertura do livro com os 7 selos: 

1.º SELO – Mostra um cavaleiro misterioso montado num cavalo branco – o falso Cristo avança para conquistar o mundo. A humanidade desprezou o Ungido de Deus. Agora irá receber com alegria o Ungido do Diabo. Ele traz a paz, mas é uma paz falsa e mortal. 

“E VI QUANDO O CORDEIRO ABRIU UM DOS SETE SELOS, E OUVI UM DOS QUATRO SERES VIVENTES DIZER NUMA VOZ COMO DE TROVÃO: VEM! OLHEI, E EIS UM CAVALO BRANCO; E O QUE ESTAVA MONTADO NELE TINHA UM ARCO; E FOI-LHE DADA UMA COROA, E SAIU VENCENDO, E PARA VENCER.” 

2.º SELO – Surge um cavaleiro montado sobre um cavalo vermelho, representando a guerra que será a conseqüência da falsa paz; 

“QUANDO ELE ABRIU O SEGUNDO SELO, OUVI O SEGUNDO SER VIVENTE DIZER: VEM! E SAIU OUTRO CAVALO, UM CAVALO VERMELHO; E AO QUE ESTAVA MONTADO NELE FOI DADO QUE TIRASSE A PAZ DA TERRA, DE MODO QUE OS HOMENS SE MATASSEM UNS AOS OUTROS; E FOI-LHE DADA UMA GRANDE ESPADA.” 

3.º             SELO – Aparece um estranho cavaleiro sobre um  cavalo preto – representa a fome que avançará sobre o mundo todo após um breve período de falsa paz e prosperidade no reino do Anticristo; 

“QUANDO ABRIU O TERCEIRO SELO, OUVI O TERCEIRO SER VIVENTE DIZER: VEM! E OLHEI, E EIS UM CAVALO PRETO; E O QUE ESTAVA MONTADO NELE TINHA UMA BALANÇA NA MÃO. E OUVI COMO QUE UMA VOZ NO MEIO DOS QUATRO SERES VIVENTES, QUE DIZIA: UM QUENIZ DE TRIGO POR UM DENÁRIO, E TRÊS QUENIZES DE CEVADA POR UM DENÁRIO (= isso significa alimentação diária por um preço absurdo); E NÃO DANIFIQUES O AZEITE E O VINHO (= grande escassez e carestia).” 

4.º SELO – É revelado um sinistro cavaleiro sobre um cavalo amarelo, representando a destruição trazida pela guerra, fome, pestes e feras selvagens; 

“QUANDO ABRIU O QUARTO SELO, OUVI A VOZ DO QUARTO SER VIVENTE DIZER: VEM! E OLHEI, E EIS UM CAVALO AMARELO, E O QUE ESTAVA MONTADO NELE CHAMAVA-SE MORTE; E O INFERNO SEGUIA COM ELE; E FOI-LHE DADA AUTORIDADE SOBRE A QUARTA PARTE DA TERRA, PARA MATAR COM A ESPADA, E COM A FOME, E COM A PESTE, E COM AS FERAS DA TERRA.” 

5.º SELO – Mostra milhares de Mártires clamando por vingança – são pessoas que não aceitaram se submeter ao domínio do Anticristo e são imediatamente executadas. Eles clamam dizendo: 

“ATÉ QUANDO, Ó SOBERANO, SANTO E VERDADEIRO, NÃO JULGAS E VINGAS O NOSSO SANGUE DOS QUE HABITAM SOBRE A TERRA?” (Apocalipse 6.10). 

E o clamor deles é ouvido: 

“E FORAM DADAS A CADA UM DELES COMPRIDAS VESTES BRANCAS E FOI-LHES DITO QUE REPOUSASSEM AINDA POR UM POUCO DE TEMPO, ATÉ QUE SE COMPLETASSE O NÚMERO DE SEUS CONSERVOS, QUE HAVIAM DE SER MORTOS, COMO TAMBÉM ELES O FORAM.” (Apocalipse 6.11). 

6.º SELO – Ocorre um grande abalo cósmico que atinge a terra.

“VI QUANDO O CORDEIRO ABRIU O SEXTO SELO, E HOUVE UM GRANDE TERREMOTO; E O SOL TORNOU-SE NEGRO COMO SACO DE CILÍCIO, E A LUA TODA TORNOU-SE COMO SANGUE;

E AS ESTRELAS DO CÉU CAÍRAM SOBRE A TERRA, COMO QUANDO A FIGUEIRA, SACUDIDA POR UM VENTO FORTE, DEIXA CAIR OS SEUS FIGOS VERDES.

 E O CÉU RECOLHEU-SE COMO UM LIVRO QUE SE ENROLA; E TODOS OS MONTES E ILHAS FORAM REMOVIDOS DOS SEUS LUGARES.

E OS REIS DA TERRA, E OS GRANDES, E OS CHEFES MILITARES, E OS RICOS, E OS PODEROSOS, E TODO ESCRAVO, E TODO LIVRE, SE ESCONDERAM NAS CAVERNAS E NAS ROCHAS DAS MONTANHAS;

E DIZIAM AOS MONTES E AOS ROCHEDOS: CAÍ SOBRE NÓS, E ESCONDEI-NOS DA FACE DAQUELE QUE ESTÁ ASSENTADO SOBRE O TRONO, E DA IRA DO CORDEIRO;

PORQUE É VINDO O GRANDE DIA DA IRA DELES; E QUEM PODERÁ SUBSISTIR?” (Apocalipse 6.12-17) 

Os acontecimentos do 6.º selo atingem 7 classes de pessoas: reis da terra, grandes, chefes militares, ricos, poderosos, escravos e livres. 

Antes do 7.º selo há um PARÊNTESIS para mostrar 144.000 judeus que Deus selecionará de todas as 12 tribos de Israel espalhadas pelo mundo. Esses escolhidos serão selados e enviados para todas as partes da terra com a missão de anunciarem que O REINO DE DEUS ESTÁ PARA SER IMPLANTADO SOBRE A TERRA, E QUE AINDA HÁ UMA CHANCE PARA QUEM QUISER ESCAPAR DA PIOR DAS DESTRUIÇÕES – A SEPARAÇÃO ETERNA DE DEUS! 

7.º SELO – Há um misterioso silêncio no céu durante quase meia hora. Então começam os preparativos para o 2.º momento do grande conflito: O Grande Rei vai revelar suas armas de guerra. 

2.º MOMENTO - Caps. 8 a 11 – É revelado o armamento do Rei – 7 trombetas. Chegou a hora do reino do Anticristo ser abalado:

1.ª TROMBETA – “E HOUVE SARAIVA E FOGO MISTURADO COM SANGUE, QUE FORAM LANÇADOS NA TERRA; E FOI QUEIMADA A TERÇA PARTE DA TERRA, A TERÇA PARTE DAS ÁRVORES, E TODA A ERVA VERDE.” 

Existe um principio envolvendo as profecias bíblicas que chamamos de “AMOSTRA GRÁTIS” de Deus, que consiste do seguinte: antes de uma profecia ser totalmente cumprida geralmente há pré-cumprimentos, ou seja, cumprimentos parciais antecipados, uma espécie de “amostra grátis” do que vem pela frente. É como se Deus quisesse dar uma prova antecipada para que ninguém tenha dúvidas de que as profecias realmente se cumprirão.

Os acontecimentos da primeira trombeta ainda não ocorreram, mas hoje vemos amostras antecipadas, pois em vários lugares – principalmente na Europa – as queimadas florestais têm aumentado e causando grandes estragos. O interessante é que maioria desses incêndios tem origem desconhecida. Se a “terça” parte das árvores do planeta será destruída de uma só vez, inevitavelmente a fantástica floresta Amazônica será atingida também. 

2.ª TROMBETA – “E FOI LANÇADO NO MAR COMO QUE UM GRANDE MONTE ARDENDO EM FOGO, E TORNOU-SE EM SANGUE A TERÇA PARTE DO MAR.

E MORREU A TERÇA PARTE DAS CRIATURAS VIVENTES QUE HAVIA NO MAR, E FOI DESTRUÍDA A TERÇA PARTE DOS NAVIOS.” 

É estranho isso! Incêndio no mar? Mas isso é exatamente o que acontece quando ocorrem derramamentos petrolíferos no mar – e isso tem aumentado assustadoramente em nossos dias. A morte da terça parte das criaturas marinhas já começou em nossos dias, e, portanto, o cumprimento total está próximo. 

3.ª TROMBETA – “E CAIU DO CÉU UMA GRANDE ESTRELA, ARDENDO COMO UMA TOCHA, E CAIU SOBRE A TERÇA PARTE DOS RIOS, E SOBRE AS FONTES DAS ÁGUAS. O NOME DA ESTRELA ERA ABSINTO; E A TERÇA PARTE DAS ÁGUAS TORNOU-SE EM ABSINTO, E MUITOS HOMENS MORRERAM DAS ÁGUAS, PORQUE SE TORNARAM AMARGAS.” 

As águas serão envenenadas de uma forma misteriosa, provocada pela queda de uma estrela – na visão do profeta era uma estrela, mas poderia ser qualquer outra coisa brilhante caída do céu, uma bomba ou coisa parecida. Foi revelado ao profeta o nome da misteriosa estrela – ABSINTO (uma planta amargosa). Em 1986 houve um pré-cumprimento, quando aconteceu a explosão na usina nuclear de CHERBOBYL, na Ucrânia (então república da antiga União Soviética). Todos os rios das redondezas foram contaminados e a fumaça radioativa ainda ameaçou contaminar os principais rios da Europa. O interessante é que, de acordo com alguns estudiosos, a palavra CHERNOBYL significa PLANTA DE ABSINTO. Coincidência?  

4.ª TROMBETA – “E FOI FERIDA A TERÇA PARTE DO SOL, A TERÇA PARTE DA LUA, E A TERÇA PARTE DAS ESTRELAS; PARA QUE A TERÇA PARTE DELES SE ESCURECESSE, E A TERÇA PARTE DO DIA NÃO BRILHANTE, E SEMELHANTEMENTE A DA NOITE.” 

Isso se refere a ocorrências especiais interplanetárias. Uma série de eclipses não programada.  

5.ª TROMBETA 

 “E VI UMA ESTRELA QUE DO CÉU CAÍRA SOBRE A TERRA; E FOI-LHE DADA A CHAVE DO POÇO DO ABISMO.

E ABRIU O POÇO DO ABISMO, E SUBIU FUMAÇA DO POÇO, COMO FUMAÇA DE UMA GRANDE FORNALHA; E COM A FUMAÇA DO POÇO ESCURECERAM-SE O SOL E O AR.

DA FUMAÇA SAÍRAM GAFANHOTOS SOBRE A TERRA; E FOI-LHES DADO PODER, COMO O QUE TÊM OS ESCORPIÕES DA TERRA.

FOI-LHES DITO QUE NÃO FIZESSEM DANO À ERVA DA TERRA, NEM A VERDURA ALGUMA, NEM A ÁRVORE ALGUMA, MAS SOMENTE AOS HOMENS QUE NÃO TÊM NA FRONTE O SELO DE DEUS.

FOI-LHES PERMITIDO, NÃO QUE OS MATASSEM, MAS QUE POR CINCO MESES OS ATORMENTASSEM. E O SEU TORMENTO ERA SEMELHANTE AO TORMENTO DO ESCORPIÃO, QUANDO FERE O HOMEM.

NAQUELES DIAS OS HOMENS BUSCARÃO A MORTE, E DE MODO ALGUM A ACHARÃO; E DESEJARÃO MORRER, E A MORTE FUGIRÁ DELES.” 

Esta praga é uma das mais terríveis, pois a terra será invadida por demônios. Não se trata de gafanhotos de verdade como muitos pensam. São gafanhotos sobrenaturais – sobem do abismo – não comem ervas como os normais. Como seres espirituais, eles não poderão ser vistos, mas serão sentidos. Porém não está descartada a hipótese de serem vistos, pois Deus poderá permitir aos homens que vejam o estranho mundo espiritual. O tormento causado nos homens é semelhante ao tormento de um escorpião. Certamente será pior, mas o máximo que o profeta conseguiu dizer foi compara-lo com aos escorpiões. 

É claro que nem todo mundo será atingido, mas somente aqueles “QUE NÃO TEM O SELO DE DEUS”, ou seja, TEM O SELO DA BESTA EM SUAS TESTAS. 

6.ª TROMBETA  

 “E OUVI UMA VOZ QUE VINHA DAS QUATRO PONTAS DO ALTAR DE OURO QUE ESTAVA DIANTE DE DEUS,

A QUAL DIZIA AO SEXTO ANJO, QUE TINHA A TROMBETA: SOLTA OS QUATRO ANJOS QUE SE ACHAM PRESOS JUNTO DO GRANDE RIO EUFRATES.

E FORAM SOLTOS OS QUATRO ANJOS QUE HAVIAM SIDO PREPARADOS PARA AQUELA HORA E DIA E MÊS E ANO, A FIM DE MATAREM A TERÇA PARTE DOS HOMENS.” 

Essa praga também é terrível, pois quatro poderosos demônios que há milênios estão amarrados no grande rio Eufrates (= localizado no Iraque, desaguando no Golfo Pérsico), serão libertados para causar uma grande mortandade (MAIS DE DOIS BILHÕES PELAS ESTATISTICAS ATUAIS!). Essa é uma das principais razões porque aquela parte do mundo está sempre em estado de guerra – aproxima-se a hora da horrenda libertação. 

Há novamente um PARÊNTESIS (capítulos 10 e 11) para falar dos dois profetas que Deus enviará para pregar nas ruas de Jerusalém. Esses dois homens misteriosos pregarão durante três anos e meio, anunciando a chegada do Grande Rei Jesus. Durante esse período ninguém poderá fazer nada contra eles. No mundo inteiro há muitas pessoas que odeiam essas “DUAS TESTEMUNHAS” do Senhor, mas não podem fazer nada contra elas.

“E CONCEDEREI ÀS MINHAS DUAS TESTEMUNHAS QUE, VESTIDAS DE SACO, PROFETIZEM POR MIL DUZENTOS E SESSENTA DIAS.

ESTAS SÃO AS DUAS OLIVEIRAS E OS DOIS CANDEEIROS QUE ESTÃO DIANTE DO SENHOR DA TERRA.

E, SE ALGUÉM LHES QUISER FAZER MAL, DAS SUAS BOCAS SAIRÁ FOGO E DEVORARÁ OS SEUS INIMIGOS; POIS SE ALGUÉM LHES QUISER FAZER MAL, IMPORTA QUE ASSIM SEJA MORTO.

ELAS TÊM PODER PARA FECHAR O CÉU, PARA QUE NÃO CHOVA DURANTE OS DIAS DA SUA PROFECIA; E TÊM PODER SOBRE AS ÁGUAS PARA CONVERTÊ-LAS EM SANGUE, E PARA FERIR A TERRA COM TODA SORTE DE PRAGAS, QUANTAS VEZES QUISEREM. (Apocalipse 11.3-6) 

Após encerrado o prazo de três anos e meio (ou seja, 1.260 dias), Deus permitirá que seus dois profetas sejam mortos. 

“E, QUANDO ACABAREM O SEU TESTEMUNHO, A BESTA (= O Anticristo) QUE SOBE DO ABISMO (=inspirado pelo Diabo) LHES FARÁ GUERRA E AS VENCERÁ E MATARÁ”. 

“E JAZERÃO OS SEUS CORPOS NA PRAÇA DA GRANDE CIDADE (= Jerusalém), QUE ESPIRITUALMENTE SE CHAMA SODOMA E EGITO, ONDE TAMBÉM O SEU SENHOR FOI CRUCIFICADO.” 

“HOMENS DE VÁRIOS POVOS, E TRIBOS E LÍNGUAS, E NAÇÕES VERÃO (= Através da televisão, via satélite) OS SEUS CORPOS POR TRÊS DIAS E MEIO, E NÃO PERMITIRÃO QUE (= Os dois profetas) SEJAM SEPULTADOS.” 

“E OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA SE REGOZIJARÃO SOBRE ELES, E SE ALEGRARÃO; E MANDARÃO PRESENTES UNS AOS OUTROS, PORQUANTO ESTES DOIS PROFETAS ATORMENTARAM OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA (= Será uma comemoração mundial – isso mostra a grande escuridão espiritual da humanidade).” 

“E DEPOIS DAQUELES TRÊS DIAS E MEIO O ESPÍRITO DE VIDA, VINDO DE DEUS, ENTROU NELES (=Nos dois profetas), E PUSERAM-SE SOBRE SEUS PÉS (= Ressuscitaram), E CAIU GRANDE TEMOR SOBRE OS QUE OS VIRAM.” 

“E OUVIRAM UMA GRANDE VOZ DO CÉU, QUE LHES DIZIA: SUBI PARA CÁ. E SUBIRAM AO CÉU EM UMA NUVEM; E OS SEUS INIMIGOS OS VIRAM. E NAQUELA HORA HOUVE UM GRANDE TERREMOTO, E CAIU A DÉCIMA PARTE DA CIDADE (= Jerusalém), E NO TERREMOTO FORAM MORTOS SETE MIL HOMENS; E OS DEMAIS FICARAM ATEMORIZADOS, E DERAM GLÓRIA AO DEUS DO CÉU.” (Apocalipse 11.7-13). 

Chegou a hora da 7.ª trombeta. 

7.ª TROMBETA – “E HOUVE NO CÉU GRANDES VOZES, QUE DIZIAM: O REINO DO MUNDO PASSOU A SER DE NOSSO SENHOR E DO SEU CRISTO, E ELE REINARÁ PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS.” 

3.º MOMENTO DA BATALHA FINAL – Apocalipse, capitulo 10.3-4 – A arma secreta de Deus – 7 trovões. 

“CLAMOU COM GRANDE VOZ, ASSIM COMO RUGE O LEÃO; E QUANDO CLAMOU, OS SETE TROVÕES FIZERAM SOAR AS SUAS VOZES. QUANDO OS SETE TROVÕES ACABARAM DE SOAR EU JÁ IA ESCREVER, MAS OUVI UMA VOZ DO CÉU, QUE DIZIA: SELA O QUE OS SETE TROVÕES FALARAM, E NÃO O ESCREVAS.” (Apocalipse 10.3-4). 

No parêntesis entre a 6.ª e 7.ª trombeta, Deus mostrará sua arma secreta – chamada de 7 TROVÕES. Por que os SETE TROVÕES (a voz do próprio Deus) falaram e não foi permitido ao profeta escrever o que eles disseram? Toda guerra tem seus segredos militares. Geralmente isso é decisivo para a derrota do inimigo. Os SETE TROVÕES são as estratégias finais de Deus para derrotar Satanás, e este daria tudo para conhecer essas estratégias. Isso nos esclarece a razão porque Deus não revela para o Seu povo na terra as datas referentes ao conflito final. Essas datas não são reveladas por causa de Satanás e seus demônios. 

4.º MOMENTO  DA BATALHA – Apocalipse, capítulos 12 a 13 – Os participantes da luta – São citados 7 personagens (ou grupos) misteriosos: 

1-     Uma mulher, na qual se diz que está vestida do sol;

2-     Uma criança – chamada filho varão;

3-     Um Dragão Vermelho;

4-     Miguel;

5-     A semente (=ou descendentes) da mulher;

6-     A besta do mar; 

*Há um novo PARÊNTESIS – “SE ALGUÉM TEM OUVIDOS, OUÇA. SE ALGUÉM LEVA EM CATIVEIRO, EM CATIVEIRO IRÁ; SE ALGUÉM MATAR À ESPADA, NECESSÁRIO É QUE À ESPADA SEJA MORTO. AQUI ESTÁ A PERSEVERANÇA E A FÉ DOS SANTOS.” – Ap 13.9-10. Então se revela o 7.º personagem:

7-     A besta da terra. 

Qual o significado desses 7 personagens?  

01 – A MULHER  

“E VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU: UMA MULHER VESTIDA DO SOL, TENDO A LUA DEBAIXO DOS SEUS PÉS, E UMA COROA DE DOZE ESTRELAS SOBRE A SUA CABEÇA. E ESTANDO GRÁVIDA, GRITAVA COM AS DORES DO PARTO, SOFRENDO TORMENTOS PARA DAR À LUZ.” (Apocalipse 12.1-2) 

Quando uma mulher é citada nas profecias geralmente significa ou a nação de Israel (=chamada no Antigo Testamento de ESPOSA DO SENHOR) ou a Igreja Cristã (=chamada de NOIVA DE CRISTO), ou ainda uma religião depravada (=por exemplo, a Prostituta da Babilônia, citada em Apocalipse 17). Aqui em Apocalipse 12 quem esta “mulher vestida do sol” simboliza? Está claro que é uma mulher simbólica, e por isso não tem nada a ver com Maria, mãe de Jesus. 

a)     Não é a Igreja, pois esta é chamada de VIRGEM E NOIVA – e a citada mulher está grávida;

b)     Não pode ser a Prostituta da Babilônia, pois esta é desviada de Deus e a mulher está vestida do sol, e isto significa “VESTIDA COM A GLÓRIA DE DEUS”, pois no Salmo 84 está escrito que “DEUS É SOL E ESCUDO”.

c)      Além do mais a mulher está SOBRE a LUA (=símbolo de trevas), e não DEBAIXO (como a Prostituta Babilônica);

d)     Diz que ela tem uma coroa de 12 estrelas – o número 12 representa o povo de Deus (Israel, com as 12 tribos e a Igreja, formada por 12 apóstolos).

e)     Como a Igreja não pode estar representada aqui (conforme já foi demonstrado), só restou uma alternativa: ISRAEL!

f)        Os profetas do Antigo Testamento freqüentemente falavam de Israel como uma mulher grávida sofrendo as dores de parto. 

“COMO A MULHER GRÁVIDA, QUANDO ESTÁ PRÓXIMA A SUA HORA, TEM DORES DE PARTO E DÁ GRITOS NAS SUAS DORES, ASSIM FOMOS NÓS DIANTE DE TI, Ó SENHOR!” (Isaias 26.17) 

“ANTES QUE ESTIVESSE DE PARTO, DEU À LUZ; ANTES QUE LHE VIESSEM AS DORES, DEU À LUZ UM FILHO. QUEM JAMAIS OUVIU TAL COISA? QUEM VIU COISAS SEMELHANTES? PODER-SE-IA FAZER NASCER UMA TERRA NUM SÓ DIA? NASCERIA UMA NAÇÃO DE UMA SÓ VEZ? MAS LOGO QUE SIÃO ESTEVE DE PARTO, DEU À LUZ SEUS FILHOS.” (Isaias 66.7-8) 

Concluindo, está claro que a mulher “vestida de sol” representa ISRAEL. 

02 – O FILHO VARÃO 

“E DEU À LUZ UM FILHO, UM VARÃO QUE HÁ DE REGER TODAS AS NAÇÕES COM VARA DE FERRO; E O SEU FILHO FOI ARREBATADO PARA DEUS E PARA O SEU TRONO.” (Apocalipse 12.5) 

Quem ou o que representa este menino? Há três pistas, pois são ditas três coisas sobre ele: 

a) ELE REGERÁ TODAS AS NAÇÕES COM VARA DE FERRO – De acordo com os profetas quem fará isto é JESUS: 

Salmo 2.7-9: “FALAREI DO DECRETO DO SENHOR; ELE ME DISSE: TU ÉS MEU FILHO, HOJE TE GEREI. PEDE-ME, E EU TE DAREI AS NAÇÕES POR HERANÇA, E AS EXTREMIDADES DA TERRA POR POSSESSÃO. TU OS QUEBRARÁS COM UMA VARA DE FERRO; TU OS DESPEDAÇARÁS COMO A UM VASO DE OLEIRO.” 

Em Apocalipse 19.15: “DA SUA BOCA (= DE JESUS) SAÍA UMA ESPADA AFIADA, PARA FERIR COM ELA AS NAÇÕES; ELE AS REGERÁ COM VARA DE FERRO; E ELE MESMO É O QUE PISA O LAGAR DO VINHO DO FUROR DA IRA DO DEUS TODO-PODEROSO.” 

b) O FILHO VARÃO SUBIU AO CÉU (foi arrebatado) – Quem subiu ao céu? JESUS. 

Atos 1.9-11: “TENDO ELE DITO ESTAS COISAS, FOI LEVADO PARA CIMA, ENQUANTO ELES OLHAVAM, E UMA NUVEM O RECEBEU, OCULTANDO-O A SEUS OLHOS. ESTANDO ELES COM OS OLHOS FITOS NO CÉU, ENQUANTO ELE SUBIA, EIS QUE JUNTO DELES APARECERAM DOIS VARÕES VESTIDOS DE BRANCO, OS QUAIS LHES DISSERAM: VARÕES GALILEUS, POR QUE FICAIS AÍ OLHANDO PARA O CÉU? ESSE JESUS, QUE DENTRE VÓS FOI ELEVADO PARA O CÉU, HÁ DE VIR ASSIM COMO PARA O CÉU O VISTES IR.” 

c) O FILHO VARÃO FOI ARREBATADO PARA O TRONO DE DEUS – QUEM ESTÁ ASSENTADO JUNTO AO TRONO DE DEUS? JESUS! 

Hebreus 12.2: “FITANDO OS OLHOS EM JESUS, AUTOR E CONSUMADOR DA NOSSA FÉ, O QUAL, PELO GOZO QUE LHE ESTAVA PROPOSTO, SUPORTOU A CRUZ, DESPREZANDO A IGNOMÍNIA, E ESTÁ ASSENTADO À DIREITA DO TRONO DE DEUS.” 

Sendo assim, está claro que O Filho Varão aqui é uma figura profética de Jesus, certo? Em parte, pois seguindo o raciocínio das três pistas chegaremos a outra conclusão: 

a) ELE REGERÁ AS NAÇÕES COM VARA DE FERRO 

Apocalipse 2.26-28: “AO QUE VENCER, E AO QUE GUARDAR AS MINHAS OBRAS ATÉ O FIM, EU LHE DAREI AUTORIDADE SOBRE AS NAÇÕES, E COM VARA DE FERRO AS REGERÁ, QUEBRANDO-AS DO MODO COMO SÃO QUEBRADOS OS VASOS DO OLEIRO, ASSIM COMO EU RECEBI AUTORIDADE DE MEU PAI; TAMBÉM LHE DAREI A ESTRELA DA MANHÃ.” 

A Igreja de Jesus recebeu a promessa de “REGER AS NAÇÕES COM VARA DE FERRO”. 

b) ELE FOI ARREBATADO 

I Tessalonicenses 4.16-17: “PORQUE O SENHOR MESMO DESCERÁ DO CÉU COM GRANDE BRADO, OUVIDA A VOZ DO ARCANJO, AO SOM DA TROMBETA DE DEUS, E OS QUE MORRERAM EM CRISTO RESSUSCITARÃO PRIMEIRO. DEPOIS NÓS, OS QUE FICARMOS VIVOS SEREMOS ARREBATADOS JUNTAMENTE COM ELES, NAS NUVENS, AO ENCONTRO DO SENHOR NOS ARES, E ASSIM ESTAREMOS PARA SEMPRE COM O SENHOR.” 

A Igreja de Jesus recebeu a promessa de ser ARREBATADA para o céu. 

c) O FILHO VARÃO FOI ARREBATADO PARA O TRONO DE DEUS 

Apocalipse 3.21: “AO QUE VENCER, EU LHE CONCEDEREI QUE SE ASSENTE COMIGO NO MEU TRONO.” 

A Igreja de Jesus recebeu a promessa de se assentar com Jesus no Seu trono.  

Resumindo, as características do misterioso Filho Varão de Apocalipse 12 se encaixam perfeitamente com Jesus e com a Igreja. Por quê?  

Aqui mergulharemos mais profundamente no grandioso mistério bíblico chamado “IGREJA”.  

A instituição chamada “IGREJA” na Bíblia não se refere a um templo de pedras ou a um ajuntamento de pessoas, mas sim UM ORGANISMO ESPIRITUAL, A UNIDADE ESPIRITUAL DE TODAS AS PESSOAS QUE, PELA FÉ, NASCERAM DE NOVO (de acordo com os Evangelhos) e agora FAZEM PARTE DO CORPO DE CRISTO – SÃO MEMBROS DO SEU CORPO (Efésios, capítulo 5). 

Quem pode explicar e compreender tamanho mistério e privilégio? Como é que homens miseráveis e sujos pecadores podem se tornar “MEMBROS DO CORPO DE CRISTO”, O MAIS SANTO E MAIS ELEVADO DOS SERES? 

Uma coisa é certa: ASSIM COMO É EXTREMAMENTE GRANDIOSO E MARAVILHOSO O PRIVILÉGIO DO HOMEM SE TORNAR UM COM CRISTO, É EXTREMAMENTE HORRÍVEL E FATAL O HOMEM VIVER SEPARADO DE CRISTO. 

JESUS CRISTO É O CABEÇA DA IGREJA, E A IGREJA É O SEU CORPO – Por causa desse inefável mistério a Igreja é tão parecida com Cristo. Aqui cabe uma advertência: Quem diz que está em Cristo deve refletir a vida dEle, pois a Igreja está na terra para mostrar ao mundo o caráter de Jesus. Por isso é estranho e até diabólico quando as pessoas passam a odiar Cristo por causa de alguns (=muitos) “cristãos”.  O verdadeiro cristão é aquele cuja vida reflete o caráter de Cristo – e como são raros nos dias atuais. Não existe em lugar nenhum da terra um CRISTÃO PERFEITO – pois em nosso mundo isto seria impossível – MAS EXISTEM (e precisam existir mais) CRISTÃOS QUE PROCURAM A PERFEIÇÃO – E FAZEM O POSSÍVEL PARA MOSTRAR AO MUNDO (COM SEU EXEMPLO) O VERDADEIRO CARÁTER DE JESUS CRISTO. 

A Igreja que será levada para o céu é aquela que se parece com Jesus, e por isso o Filho Varão tem essa dupla identificação. A Bíblia está cheia de profecias mostrando que Cristo não reinará SOBRE A IGREJA, mas a IGREJA REINARÁ COM ELE.  

Romanos 8.17 diz que os verdadeiros cristãos são “...HERDEIROS DE DEUS E CO-HERDEIROS DE CRISTO; SE É CERTO QUE COM ELE PADECEMOS, PARA QUE TAMBÉM COM ELE SEJAMOS GLORIFICADOS.” 

I João 3.2 revela: “AMADOS, AGORA SOMOS FILHOS DE DEUS, E AINDA NÃO É MANIFESTO O QUE HAVEMOS DE SER. MAS SABEMOS QUE, QUANDO ELE SE MANIFESTAR, SEREMOS SEMELHANTES A ELE; PORQUE ASSIM COMO É, O VEREMOS.” 

Mas atenção: SEREMOS SEMELHANTES A JESUS, MAS JAMAIS TEREMOS AS QUALIDADES DIVINAS DELE, OU SEJA: JAMAIS SEREMOS ONIPOTENTE, ONIPRESENTE OU ONISCIENTE. O ser “semelhante a Ele” tem a ver com o seu Corpo Espiritual, Sua Mente Santa, Seu Caráter Santo e coisa parecida. Mas nos dias atuais há muitas pessoas querendo ser semelhante a Jesus somente em Seu Poder de realizar milagres. 

Continuando a identificação dos 7 personagens de Apocalipse 12 e 13, temos agora: 

03 – O DRAGÃO VERMELHO 

“VIU-SE TAMBÉM OUTRO SINAL NO CÉU: EIS UM GRANDE DRAGÃO VERMELHO QUE TINHA SETE CABEÇAS E DEZ CHIFRES, E SOBRE AS SUAS CABEÇAS SETE DIADEMAS;” (Apocalipse 12.3) 

Este é um dos personagens mais fáceis de serem identificados, pois nos versículos seguintes isso fica tão claro que nem mesmos os tolos podem se confundir: 

Apocalipse 12.9 “E FOI PRECIPITADO O GRANDE DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, QUE SE CHAMA O DIABO E SATANÁS, QUE ENGANA TODO O MUNDO; FOI PRECIPITADO NA TERRA, E OS SEUS ANJOS FORAM PRECIPITADOS COM ELE.” 

Aqui o inimigo maior dos homens é identificado por quatro nomes – cada um deles mostrando uma característica sua: DRAGÃO (monstruoso e assassino); ANTIGA SERPENTE (mentiroso e sedutor); DIABO (=essa palavra no grego significa CALUNIADOR); e SATANÁS (= que vem do hebraico, significando: ADVERSÁRIO, INIMIGO). 

04 – MIGUEL 

“ENTÃO HOUVE GUERRA NO CÉU: MIGUEL E OS SEUS ANJOS BATALHAVAM CONTRA O DRAGÃO. E O DRAGÃO E OS SEUS ANJOS BATALHAVAM...” (Apocalipse 12.7). 

Quem é Miguel? Um anjo, e muito mais do que um anjo, um ARCANJO (em grego, ARC quer dizer CABEÇA OU CHEFE). Isto significa CABEÇA OU CHEFE DOS ANJOS. Embora se fale muito em ARCANJOS (no plural), a Bíblia só faz menção de um.  

Na pequena epistola de Judas (versículo 9) está escrito: “MAS QUANDO O ARCANJO MIGUEL, DISCUTINDO COM O DIABO, DISPUTAVA A RESPEITO DO CORPO DE MOISÉS, NÃO OUSOU PRONUNCIAR CONTRA ELE JUÍZO DE MALDIÇÃO, MAS DISSE: O SENHOR TE REPREENDA”. 

E em I Tessalonicenses 4.16: “PORQUE O SENHOR MESMO DESCERÁ DO CÉU COM GRANDE BRADO, OUVIDA A VOZ DO ARCANJO, AO SOM DA TROMBETA DE DEUS,...”. 

Por que se diz “ouvida a voz DO Arcanjo” e não “DE UM Arcanjo”? Porque não existem arcanjos, mas somente ARCANJO – somente Miguel. Outro anjo importante citado na Bíblia pelo nome – GABRIEL – é citado como UM ANJO (Lucas 1.26), não ARCANJO. 

05 – OS FILHOS DA MULHER 

“E O DRAGÃO IROU-SE CONTRA A MULHER, E FOI FAZER GUERRA AOS DEMAIS FILHOS DELA, OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS, E MANTÊM O TESTEMUNHO DE JESUS.” (Apocalipse 12.17)

Quem são estes “filhos da Mulher”? Em outras versões bíblicas são chamados de “SEMENTE DA MULHER” e ainda “DESCENDENTES DA MULHER”. Se a mulher é a nação de ISRAEL, seus filhos são certamente os judeus (chamados de REMANESCENTES) que se converterão a Jesus durante o reinado do Anticristo.  

Eles são os SANTOS que serão perseguidos pela Besta durante os anos de Tribulação: 

Apocalipse 13.7: “TAMBÉM LHE FOI PERMITIDO FAZER GUERRA AOS SANTOS, E VENCÊ-LOS; E DEU-SE-LHE AUTORIDADE SOBRE TODA TRIBO, E POVO, E LÍNGUA E NAÇÃO.”

Mais adiante veremos como acontecerá essa perseguição.

06 – A BESTA DO MAR 

“ENTÃO VI SUBIR DO MAR UMA BESTA QUE TINHA DEZ CHIFRES E SETE CABEÇAS, E SOBRE OS SEUS CHIFRES DEZ DIADEMAS, E SOBRE AS SUAS CABEÇAS NOMES DE BLASFÊMIA.” (Apocalipse 13.1) 

Quem ou o que simboliza esta Besta? A palavra “besta” aqui significa FERA SELVAGEM, mas não se refere a nenhum animal desconhecido da natureza – aqui está se falando figuradamente de UM HOMEM, um homem cruel e sedutor que dominará o mundo todo e que foi predito por quase todos os profetas. É aquele que chamamos de Anticristo. É aquele de quem Paulo falou em 2 Tessalonicenses 2.3-11: 

“O HOMEM DO PECADO, O FILHO DA PERDIÇÃO, AQUELE QUE SE OPÕE E SE LEVANTA CONTRA TUDO O QUE SE CHAMA DEUS OU É OBJETO DE ADORAÇÃO, DE SORTE QUE SE ASSENTA NO SANTUÁRIO DE DEUS, APRESENTANDO-SE COMO DEUS.

NÃO VOS LEMBRAIS DE QUE EU VOS DIZIA ESTAS COISAS QUANDO AINDA ESTAVA CONVOSCO? E AGORA VÓS SABEIS O QUE O DETÉM PARA QUE A SEU PRÓPRIO TEMPO SEJA REVELADO.

POIS O MISTÉRIO DA INIQÜIDADE JÁ OPERA; SOMENTE HÁ UM QUE AGORA O DETÉM ATÉ QUE SEJA POSTO FORA;

E ENTÃO SERÁ REVELADO ESSE INÍQUO, A QUEM O SENHOR JESUS MATARÁ COMO O SOPRO DE SUA BOCA E DESTRUIRÁ COM A MANIFESTAÇÃO DA SUA VINDA;

A ESSE INÍQUO CUJA VINDA É SEGUNDO A EFICÁCIA DE SATANÁS COM TODO O PODER E SINAIS E PRODÍGIOS DE MENTIRA, E COM TODO O ENGANO DA INJUSTIÇA PARA OS QUE PERECEM, PORQUE NÃO RECEBERAM O AMOR DA VERDADE PARA SEREM SALVOS.

E POR ISSO DEUS LHES ENVIA A OPERAÇÃO DO ERRO, PARA QUE CREIAM NA MENTIRA;” 

Vejamos o significado de alguns termos ligados à Besta: 

a) O MAR – De acordo com Apocalipse 17.15, representa “MULTIDÕES, POVOS, NAÇÕES E LINGUAS”. O Anticristo virá do meio das multidões, será uma figura bastante popular. 

b) OS DEZ CHIFRES – Apocalipse 17.12: “OS DEZ CHIFRES QUE VISTE SÃO DEZ REIS, OS QUAIS AINDA NÃO RECEBERAM O REINO, MAS RECEBERÃO AUTORIDADE, COMO REIS, POR UMA HORA, JUNTAMENTE COM A BESTA”. Eles são os ministros do Anticristo, ou seja, 10 grandes lideres que comandarão o mundo globalizado, subordinados ao Grande Líder – A BESTA. 

Desde muito tempo as Sociedades Secretas (tais como a Maçonaria e a Rosa Cruz) tem um plano de dividir o mundo em 10 GRANDES REGIÕES ADMINISTRATIVAS para facilitar a distribuição de alimentos para todos. No inicio dos anos 70 esse plano foi revelado e aceito por muitos figurões da Organização das Nações Unidas. Até um mapa mostrando essas regiões já foi divulgado. Por que exatamente 10 regiões? Para se cumprir a infalível Palavra Profética de Deus (quer os políticos queiram ou não). 

Vejamos mais detalhes sobre essas 10 REGIÕES: 

De acordo com o que foi divulgado em 1972, as 10 FUTURAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS seriam as seguintes:

  1. América do Norte;
  2. Europa Ocidental;
  3. Japão;
  4. Austrália, África do Sul e o resto da economia de mercado do mundo desenvolvido;
  5. Europa Oriental, incluindo a Rússia;
  6. América Latina;
  7. Norte da África e o Oriente Médio;
  8. África Tropical;
  9. Sul e Sudeste Asiático;
  10. China.  

Essa reorganização em 10 nações é planejada como uma nova superestrutura, construída sobre a estrutura existente das nações soberanas atuais. O Plano cuidadosamente permite que as nações soberanas continuem a existir sem qualquer plano aparente de mudança. No entanto, os livros contam uma história diferente. Eles definitivamente planejam abolir as nações soberanas, mas somente depois que as pessoas estiverem habituadas a serem cidadãos da supernação na qual estão vivendo. 

Quando olhamos para o Plano de Reorganização em 10 Nações, vemos que os EUA estão incluídos na Nação Número 1, chamada América do Norte. A Zona de Livre Comércio da América do Norte, chamada NAFTA, proposta pelo presidente Bush, foi aprovada no Congresso e no Senado e já é uma realidade. Ela engloba o Canadá, os EUA e o México.  

A Nação Número 3, o Japão, a Nação 6, a América Latina, e a Nação 10, China já existem ou estão sendo formadas. Um fato interessante é que a Nação Número 5 foi listada no livro publicado em 1972 como "Europa Oriental, incluindo a Rússia". Isso é totalmente incrível, e demonstra novamente a existência de um plano conspiratório muito bem planejado, pois em 1972, a Rússia fazia parte da superpotência chamada União Soviética, ou URSS. Os ocultistas (membros das sociedades secretas) conheciam o plano da Nova Ordem Mundial de dividir a União Soviética em suas partes componentes, e assim, chamou sua reorganização nacional da forma apropriada.  

A Nação Número 7, Norte da África e Oriente Médio está sendo formada atualmente com as conversações de "paz" entre Israel e as nações árabes. Essas conversações estão mostrando grande progresso e provavelmente resultarão em uma temporária regionalização do Oriente Médio, conforme implicado no título para a Nação Número 7. O plano dos Estados Unidos é democratizar todo o Oriente Médio, começando do Iraque (atualmente só Israel é democrático). 

Finalmente, as Nações 4, 8 e 9 são simplesmente países do Terceiro Mundo que não têm poder algum e farão aquilo que as Nações Unidas mandarem fazer. A criação dessas nações poderá ocorrer de uma hora para outra, por decisão das ONU.  

c) AS SETE CABEÇAS – De acordo com Apocalipse 17.9-10, as 7 cabeças representam 10 REIS (ou reinos), e é explicado que CINCO JÁ CAIRAM, UM EXISTE E O OUTRO ESTÁ VINDO E QUANDO VIER, DURARÁ POUCO TEMPO. 

Quando foi escrito o Apocalipse (ano 96 – I Século da Era Cristã), existia um Império Mundial dominando o mundo (ROMA). Mas 5 impérios já tinham existido no mundo (e foram impérios que perseguiram ou escravizaram o povo de Israel): EGITO, ASSIRIA, BABILÔNIA, PÉRSIA e GRÉCIA. O futuro império seria o do Anticristo. Em resumo, as 7 cabeças da Besta são: 

1-     EGITO

2-     ASSIRIA

3-     BABILÔNIA

4-     PÉRSIA

5-     GRÉCIA

6-     ROMA

7-     REINO DOS 10 DEDOS – atualmente em formação. 

Vejamos agora o 7.º personagem de Apocalipse 12 e 13: 

07 – A BESTA DA TERRA 

“E VI SUBIR DA TERRA OUTRA BESTA, E TINHA DOIS CHIFRES SEMELHANTES AOS DE UM CORDEIRO; E FALAVA COMO DRAGÃO.” (Apocalipse 13.11) 

Essa segunda Besta levará a humanidade a adorar a primeira Besta. 

“TAMBÉM EXERCIA TODA A AUTORIDADE DA PRIMEIRA BESTA NA SUA PRESENÇA; E FAZIA QUE A TERRA E OS QUE NELA HABITAVAM ADORASSEM A PRIMEIRA BESTA, CUJA FERIDA MORTAL FORA CURADA.” (Apocalipse 13.12).

Em outras passagens do Apocalipse (capítulos 16.13; 19.20; 20.10), essa “segunda Besta” é chamada de FALSO PROFETA. 

Esse Falso Profeta será um líder cristão, ou seja, um falso líder cristão; leia atentamente a descrição: "possuía dois chifres, parecendo cordeiro". Logicamente, Jesus Cristo é chamado de "Cordeiro de Deus" ou o "Cordeiro que tira o pecado do mundo" (João 1:29,36). Portanto, um cordeiro simboliza o verdadeiro Salvador do mundo, Jesus Cristo. Assim, essa passagem nos apresenta um falso cordeiro, um líder que afirma ser "cristão", e que é aceito como tal pela vasta maioria das pessoas.

No entanto, sabemos que esse Profeta é falso e satânico pela frase "mas falava como dragão". Nas Escrituras, Satanás é chamado de "dragão", de modo que sabemos que esse Falso Profeta será energizado por Satanás, assim como o Anticristo. Depois, em Apocalipse 16:13-14, vemos que o Anticristo e o Falso Profeta serão possessos por entidades demoníacas: 

"ENTÃO VI SAIR DA BOCA DO DRAGÃO, DA BOCA DA BESTA E DA BOCA DO FALSO PROFETA TRÊS ESPÍRITOS IMUNDOS, SEMELHANTES A RÃS; PORQUE ELES SÃO ESPÍRITOS DE DEMÔNIOS, OPERADORES DE SINAIS, E SE DIRIGEM AOS REIS DO MUNDO INTEIRO COM O FIM DE AJUNTÁ-LOS PARA A PELEJA DO GRANDE DIA DO DEUS TODO-PODEROSO." 

Resumindo, a Besta do Mar (=Anticristo) terá um propagandista religioso (=A Besta da terra, o Falso Profeta), uma espécie de “João Batista Diabólico”, que apresentará o Falso Cristo para as nações. 

Agora que foram identificados os 7 personagens misteriosos de Apocalipse 12 e 13, veremos como eles se envolverão na futura grande guerra: 

Os textos a seguir foram tirados dos capítulos 12 e 13 do Apocalipse (que é uma profecia atual e ao mesmo tempo futura): 

“E O DRAGÃO PAROU DIANTE DA MULHER QUE ESTAVA PARA DAR À LUZ, PARA QUE, DANDO ELA À LUZ, LHE DEVORASSE O FILHO.” – Satanás está atualmente tentando devorar o filho varão, isto é, tentando destruir a Igreja de Jesus. 

“...E O SEU FILHO FOI ARREBATADO PARA DEUS E PARA O SEU TRONO.”  Mas a Noiva de Cristo será arrebatada em breve e o Dragão não poderá mais fazer nada. 

“E A MULHER FUGIU PARA O DESERTO, ONDE JÁ TINHA LUGAR PREPARADO POR DEUS, PARA QUE ALI FOSSE ALIMENTADA DURANTE MIL DUZENTOS E SESSENTA DIAS.” Enquanto a Igreja estava na terra, a mulher (=Israel) estava em segurança, pois o Espírito Santo atuando na Igreja é a FORÇA que IMPEDE que o Anticristo tome o controle de tudo. Satanás tenta dar o golpe mortal contra Israel (=A mulher), mas o filho varão (=a Igreja) impede que isto aconteça, pois é o “SAL DA TERRA” (=impedindo a podridão), e a LUZ DO MUNDO (=impedindo que as trevas prevaleçam). Na hora em que o filho varão é arrebatado, a mulher fica desesperada e foge para o deserto, onde será protegida por Deus durante 1260 dias (que são três anos e meio, pois no calendário bíblico o ano tem 360 dias, sendo 12 meses de 30 dias). 

“ENTÃO HOUVE GUERRA NO CÉU (= essa guerra cósmica e espiritual acontecerá no momento do rapto dos Cristãos para o Céu): MIGUEL E OS SEUS ANJOS BATALHAVAM CONTRA O DRAGÃO (= Satanás tentará um último golpe contra a Igreja no momento do Arrebatamento). E O DRAGÃO E OS SEUS ANJOS BATALHAVAM, MAS NÃO PREVALECERAM, NEM MAIS O SEU LUGAR SE ACHOU NO CÉU (= a derrota do inimigo é certa).” 

“E FOI PRECIPITADO O GRANDE DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, QUE SE CHAMA O DIABO E SATANÁS, QUE ENGANA TODO O MUNDO; FOI PRECIPITADO NA TERRA, E OS SEUS ANJOS FORAM PRECIPITADOS COM ELE (= Atualmente o Quartel-General de Satanás é nos ares – na verdade, no firmamento, entre os planetas. Os exércitos das trevas formam uma grande barreira espiritual entre o céu e a terra, a fim de tentar impedir as orações dos homens, e também para receber as orações que a humanidade inconscientemente dirige aos falsos deuses. No momento do Arrebatamento, essa barreira espiritual demoníaca será destruída e os seres das trevas serão precipitados na terra).” 

“ENTÃO, OUVI UMA GRANDE VOZ NO CÉU, QUE DIZIA: AGORA É CHEGADA A SALVAÇÃO, E O PODER, E O REINO DO NOSSO DEUS, E A AUTORIDADE DO SEU CRISTO; PORQUE JÁ FOI LANÇADO FORA O ACUSADOR DE NOSSOS IRMÃOS, O QUAL DIANTE DO NOSSO DEUS OS ACUSAVA DIA E NOITE.” Este texto é revelador e pouco entendido. De uma forma que não é esclarecida na Bíblia, Satanás tem acesso à presença de Deus, com uma só finalidade: ACUSAR OS CRISTÃOS. A história de Jó mostra isso em detalhes. Por isso os Cristãos tem uma responsabilidade muito grande enquanto estão na terra – REFLETIR O CARÁTER DE CRISTO. Quando isto não acontece, eles estão colocando munição nas mãos de Satanás para ser usada contra eles mesmos. Como se é possível vencer o grande Dragão? A resposta vem a seguir.  

“E ELES O VENCERAM (=venceram a Satanás) PELO SANGUE DO CORDEIRO (=entregaram-se a Deus, confiando no sacrifício expiatório de Cristo) E PELA PALAVRA DO SEU TESTEMUNHO (=suas vidas refletiam o caráter de Cristo); E NÃO AMARAM AS SUAS VIDAS ATÉ A MORTE (=não se acovardaram, mas amaram a Deus acima de todas as coisas, com todas as suas forças) .” 

“PELO QUE ALEGRAI-VOS, Ó CÉUS, E VÓS QUE NELES HABITAIS (=haverá festa nos céus em recepção à chegada dos vencedores). MAS AI DA TERRA E DO MAR! (= lamentem, habitantes da terra!) PORQUE O DIABO DESCEU A VÓS (= Satanás foi expulso do seu habitat no firmamento, e agora sua morada será na terra), COM GRANDE IRA SABENDO QUE POUCO TEMPO LHE RESTA (= ele sabe que está chegando a hora de sua execução, por isso tem grande raiva e fará o possível para destruir - no menor tempo possível - toda a humanidade).” 

“QUANDO O DRAGÃO SE VIU PRECIPITADO NA TERRA, PERSEGUIU A MULHER QUE DERA À LUZ O FILHO VARÃO (=Ele está com muita raiva, e como os Cristãos lhe escaparam, irá descontar sua cólera no outro povo de Deus na terra, ISRAEL).” 

“E FORAM DADAS À MULHER AS DUAS ASAS DA GRANDE ÁGUIA, PARA QUE VOASSE PARA O DESERTO, AO SEU LUGAR, ONDE É SUSTENTADA POR UM TEMPO, E TEMPOS, E METADE DE UM TEMPO, FORA DA VISTA DA SERPENTE.” 

Mas Deus protegerá a mulher (=Israel) de uma forma ainda incompreensível para nós. Deus dará “ASAS” à mulher para que “VOE” para o deserto. O que seria isto? Talvez Deus use uma nação amiga (=Os Estados Unidos, por exemplo), que, com uma aviação especial, esconderá os judeus no deserto. Mas isto são apenas suposições. Uma coisa é certa: MAIS UMA VEZ DEUS GUARDARÁ O SEU POVO DE MANEIRA MARAVILHOSA. 

Quem ou o que seria “A GRANDE ÁGUIA”? (Atualmente, a única nação amiga e protetora do povo de Israel é os ESTADOS UNIDOS, cujo símbolo é justamente uma GRANDE ÁGUIA). Será que a GRANDE ÁGUIA AMERICANA ESTÁ SENDO CITADA AQUI? Cremos que não, por algumas razões: 

a) Em Êxodo 19.4 e Deuteronômio 32.11 diz que O SENHOR PROTEGERÁ O SEU POVO COM ASAS DE ÁGUIA (=Aqui a Águia representa o próprio Deus, assim como em Apocalipse 4.7, um dos quatros Seres Viventes era semelhante a uma Águia – que também representa JESUS). 

b) Em Isaias 40.31 está escrito: “MAS OS QUE ESPERAM NO SENHOR RENOVARÃO AS SUAS FORÇAS; SUBIRÃO COM ASAS COMO ÁGUIAS; CORRERÃO, E NÃO SE CANSARÃO; ANDARÃO, E NÃO SE FATIGARÃO”. Aqui a águia representa aqueles que esperam no Senhor, ou seja, os vencedores, melhor dizendo: O POVO DE DEUS. 

c) O texto diz: “E FORAM DADAS À MULHER AS DUAS ASAS DA GRANDE ÁGUIA”. Não diz: “DE UMA ÁGUIA”, mas sim, “DA GRANDE ÁGUIA”, dando a entender que essa águia é conhecida e que já tinha sido citada antes no Apocalipse. E realmente, no capítulo 8 (portanto antes), no versículo 13 diz: “E OLHEI, E OUVI UMA ÁGUIA QUE, VOANDO PELO MEIO DO CÉU, DIZIA COM GRANDE VOZ: AI, AI, AI DOS QUE HABITAM SOBRE A TERRA! POR CAUSA DOS OUTROS TOQUES DE TROMBETA DOS TRÊS ANJOS QUE AINDA VÃO TOCAR.” Isso não esclarece, mas complica as coisas. Quem é essa águia? 

d) Deus tudo revela no tempo certo, e enquanto esse tempo não chega devemos ficar com o que conseguimos descobrir: A GRANDE ÁGUIA REPRESENTA A PROTEÇÃO DE DEUS, mas “como” essa proteção acontecerá, por enquanto Deus não esclarece. 

“E A SERPENTE LANÇOU DA SUA BOCA, ATRÁS DA MULHER, ÁGUA COMO UM RIO, PARA FAZER QUE ELA FOSSE ARREBATADA PELA CORRENTE.” Qual o significado disso?

No Salmo 93 diz: “OS RIOS LEVANTARAM, Ó SENHOR, OS RIOS LEVANTARAM O SEU RUÍDO, OS RIOS LEVANTAM O SEU FRAGOR. MAIS QUE O RUÍDO DAS GRANDES ÁGUAS, MAIS QUE AS VAGAS ESTRONDOSAS DO MAR, PODEROSO É O SENHOR NAS ALTURAS”. Na linguagem profética, o mar representa as nações (conforme foi explicado anteriormente), e OS RIOS representam EXÉRCITOS EM GUERRA, como por exemplo, no texto seguinte: 

Jeremias 46.7-9: “QUEM É ESTE QUE VEM SUBINDO COMO O NILO, COMO RIOS CUJAS ÁGUAS SE AGITAM? O EGITO É QUE VEM SUBINDO COMO O NILO, E COMO RIOS CUJAS ÁGUAS SE AGITAM; E ELE DIZ: SUBIREI, COBRIREI A TERRA; DESTRUIREI A CIDADE E OS QUE NELA HABITAM. SUBI, Ó CAVALOS; E ESTRONDEAI, Ó CARROS; E SAIAM VALENTES: CUCHE E PUTE, QUE MANEJAM O ESCUDO, E OS DE LUDE, QUE MANEJAM E ENTESAM O ARCO”. 

Quando diz que a serpente lançará águas contra a mulher, isto significa os exércitos anticristãos tentando destruir os judeus escondidos no deserto (como diz Isaias 16). 

“A TERRA, PORÉM ACUDIU À MULHER; E A TERRA ABRIU A BOCA, E TRAGOU O RIO QUE O DRAGÃO LANÇARA DA SUA BOCA.” Como é que a terra abrirá a boca? Uma palavra explica tudo: TERREMOTOS (E os profetas dizem que acontecerão muitos no reinado do Anticristo). 

“E O DRAGÃO IROU-SE CONTRA A MULHER, E FOI FAZER GUERRA AOS DEMAIS FILHOS DELA, OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS, E MANTÊM O TESTEMUNHO DE JESUS.” (=Aqui Satanás deixa a mulher em paz durante certo tempo e vai perseguir os demais filhos dela, ou seja, os demais santos de Deus espalhados ao redor do mundo, cuja perseguição será detalhada mais adiante). 

“E O DRAGÃO PAROU SOBRE A AREIA DO MAR (= então Satanás pára diante do MAR (= a grande multidão agitada) e fica como que aguardando alguém. Quem será?)”. 

“ENTÃO VI SUBIR DO MAR UMA BESTA QUE TINHA DEZ CHIFRES E SETE CABEÇAS, E SOBRE OS SEUS CHIFRES DEZ DIADEMAS, E SOBRE AS SUAS CABEÇAS NOMES DE BLASFÊMIA.” (= em atendimento ao chamado do Dragão, a Besta se levanta). 

“E A BESTA QUE VI ERA SEMELHANTE AO LEOPARDO, E OS SEUS PÉS COMO OS DE URSO, E A SUA BOCA COMO A DE LEÃO...” (cada animal citado representa um império mundial do passado, de acordo com as profecias de Daniel. O leopardo é a Grécia, o urso é a Pérsia e o leão é Babilônia). Por que a Besta (=O Anticristo) se parece com esses animais? É que esse futuro grande líder mundial terá todas as características dos imperadores do passado (=arrogância, soberba, voracidade, tenacidade e crueldade).

“...E O DRAGÃO DEU-LHE O SEU PODER E O SEU TRONO E GRANDE AUTORIDADE (= Todo o poder e autoridade de Satanás será dado ao Anticristo, assim como Deus entregou todo o seu poder e autoridade ao Seu Filho Jesus).” 

“TAMBÉM VI UMA DE SUAS CABEÇAS COMO SE FORA FERIDA DE MORTE (= ele sofrerá um atentado será dado como morto), MAS A SUA FERIDA MORTAL FOI CURADA (= ele simulará uma falsa ressurreição). TODA A TERRA SE MARAVILHOU, SEGUINDO A BESTA (= por causa da falsa ressurreição a humanidade se convencerá de que o Anticristo é mesmo Deus).” 

“E ADORARAM O DRAGÃO (= a humanidade adorará o Diabo conscientemente, porque estará convencida de que ele é o verdadeiro Deus e que os Cristãos é que falsificaram a verdade), PORQUE DEU À BESTA A SUA AUTORIDADE; E ADORARAM A BESTA, DIZENDO: QUEM É SEMELHANTE À BESTA? QUEM PODERÁ BATALHAR CONTRA ELA? (= a Besta terá um poder tão assustador que todos estarão convictos de que ninguém é capaz de enfrenta-la. O Anticristo será considerado o homem mais poderoso do Universo).” 

“FOI-LHE DADA UMA BOCA QUE PROFERIA ARROGÂNCIAS E BLASFÊMIAS (= ele dirá coisas horrendas contra o Deus de Israel, e blasfemará de Jesus como ninguém nunca se atreveu antes); E DEU-SE-LHE AUTORIDADE PARA ATUAR POR QUARENTA E DOIS MESES (= Mas o grande consolo para o povo de Deus perseguido é que o poder da Besta é limitado. Ela só terá autoridade por 42 meses, ou seja, três anos e meio).” 

“E ABRIU A BOCA EM BLASFÊMIAS CONTRA DEUS, PARA BLASFEMAR DO SEU NOME E DO SEU TABERNÁCULO E DOS QUE HABITAM NO CÉU (= O Anticristo dirá coisas terríveis contra os Cristãos que foram arrebatados).” 

“TAMBÉM LHE FOI PERMITIDO FAZER GUERRA AOS SANTOS, E VENCÊ-LOS (= Deus permitirá que os santos – aqueles que se converteram após o Arrebatamento – sejam perseguidos e derrotados – mas por pouco tempo); E DEU-SE-LHE AUTORIDADE SOBRE TODA TRIBO, E POVO, E LÍNGUA E NAÇÃO (= todas os governos e organizações estarão sob o domínio da Besta).” 

“E ADORÁ-LA-ÃO TODOS OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA (= todo mundo adorará a Besta? Não, mas somente), ESSES CUJOS NOMES NÃO ESTÃO ESCRITOS NO LIVRO DO CORDEIRO QUE FOI MORTO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO.” 

“SE ALGUÉM TEM OUVIDOS, OUÇA.” Deus chama a atenção para a lei da ‘SEMEADURA E COLHEITA”, ou seja, “O QUE O HOMEM SEMEAR, ELE TAMBÉM COLHERÁ”, e isto é explicitado no texto seguinte: 

“SE ALGUÉM LEVA EM CATIVEIRO, EM CATIVEIRO IRÁ; SE ALGUÉM MATAR À ESPADA, NECESSÁRIO É QUE À ESPADA SEJA MORTO. AQUI ESTÁ A PERSEVERANÇA E A FÉ DOS SANTOS.” 

“E VI SUBIR DA TERRA OUTRA BESTA (= O Anticristo precisa de um propagandista e levanta-se o Falso Profeta), E TINHA DOIS CHIFRES SEMELHANTES AOS DE UM CORDEIRO (= ele parece um ministro cristão); E FALAVA COMO DRAGÃO (=mas suas palavras revelam quem ele realmente é – um apóstolo de Satanás).” 

“TAMBÉM EXERCIA TODA A AUTORIDADE DA PRIMEIRA BESTA NA SUA PRESENÇA; E FAZIA QUE A TERRA E OS QUE NELA HABITAVAM ADORASSEM A PRIMEIRA BESTA, CUJA FERIDA MORTAL FORA CURADA.” Ele incentivará mais ainda a humanidade para adorar o Anticristo, e provará (por meio de mentiras e falsos milagres) que a Besta é o verdadeiro Cristo. 

“E OPERAVA GRANDES SINAIS, DE MANEIRA QUE FAZIA ATÉ DESCER FOGO DO CÉU À TERRA, À VISTA DOS HOMENS...” Que espantoso! Quem acredita que todo milagre e toda operação sobrenatural só pode ser realizada por Deus, será facilmente enganado, pois ninguém fará milagres mais impressionantes do que o Falso Profeta. Por isso Jesus alertou aos discípulos (ao falar sobre o final dos tempos): 

“RESPONDEU-LHES JESUS: ACAUTELAI-VOS, QUE NINGUÉM VOS ENGANE. PORQUE MUITOS VIRÃO EM MEU NOME, DIZENDO: EU SOU O CRISTO; A MUITOS ENGANARÃO (...) IGUALMENTE HÃO DE SURGIR MUITOS FALSOS PROFETAS, E ENGANARÃO A MUITOS (...) SE, POIS, ALGUÉM VOS DISSER: EIS AQUI O CRISTO! OU: EI-LO AÍ! NÃO ACREDITEIS (...) PORQUE HÃO DE SURGIR FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS, E FARÃO GRANDES SINAIS E PRODÍGIOS; DE MODO QUE, SE POSSÍVEL FORA, ENGANARIAM ATÉ OS ESCOLHIDOS (...) PORTANTO, SE VOS DISSEREM: EIS QUE ELE ESTÁ NO DESERTO; NÃO SAIAIS; OU: EIS QUE ELE ESTÁ NO INTERIOR DA CASA; NÃO ACREDITEIS.” (Mateus 24.4,5, 11, 23, 24, 26) 

“E, POR MEIO DOS SINAIS QUE LHE FOI PERMITIDO FAZER NA PRESENÇA DA BESTA, ENGANAVA OS QUE HABITAVAM SOBRE A TERRA E LHES DIZIA QUE FIZESSEM UMA IMAGEM À BESTA QUE RECEBERA A FERIDA DA ESPADA E VIVIA.” Nesses textos proféticos se repete várias vezes as expressões  “E FOI-LHE DADO...”, “E LHE FOI PERMITIDO”, etc. Isto mostra claramente que qualquer coisa que Satanás, o Anticristo e o Falso Profeta façam é POR PERMISSÃO DE DEUS! DEUS TEM TUDO SOB CONTROLE! SATANÁS NÃO DÁ UM PASSO SEM QUE DEUS NÃO PERMITA. E por que Deus permitirá que a humanidade seja dominada por essa TRINDADE SATÃNICA? 

No capítulo 2 de 2 Tessalonicenses Deus diz o porquê. Ali diz que o Anticristo virá no poder de Satanás para enganar aqueles que “...NÃO RECEBERAM O AMOR DA VERDADE PARA SEREM SALVOS (= é perigoso rejeitar a verdade). É POR ISSO  (que) DEUS LHES ENVIA A OPERAÇÃO DO ERRO, PARA QUE CREIAM NA MENTIRA.” Por ter conscientemente rejeitado a verdade, a humanidade será iludida pela mentira.  

“FOI-LHE CONCEDIDO TAMBÉM DAR FÔLEGO À IMAGEM DA BESTA, PARA QUE A IMAGEM DA BESTA FALASSE, E FIZESSE QUE FOSSEM MORTOS TODOS OS QUE NÃO ADORASSEM A IMAGEM DA BESTA.” Essa ação do Falso Profeta é incrível: Ele fará com que uma imagem “FALE”. Essa profecia torna-se ainda mais interessante ao lembrarmos que no inicio da Era Cristã (há 1900 anos) ninguém tinha idéia de como era possível uma imagem falar. Os profetas bíblicos costumavam zombar dos ídolos das nações porque eles... 

“... SÃO PRATA E OURO, OBRA DAS MÃOS DO HOMEM. TÊM BOCA, MAS NÃO FALAM; TÊM OLHOS, MAS NÃO VÊEM; TÊM OUVIDOS, MAS NÃO OUVEM; TÊM NARIZ, MAS NÃO CHEIRAM; TÊM MÃOS, MAS NÃO APALPAM; TÊM PÉS, MAS NÃO ANDAM; NEM SOM ALGUM SAI DA SUA GARGANTA. SEMELHANTES A ELES SEJAM OS QUE OS FAZEM, E TODOS OS QUE NELES CONFIAM.”  (Salmo 115.4-8). 

Mas o Falso Profeta tentará contradizer essa afirmativa bíblica: ELE FARÁ UMA IMAGEM FALAR! Isso causará uma agitação muito grande. Atualmente, AS IMAGENS JÁ FALAM (= por exemplo, na televisão). Também se fala muito das chamadas IMAGENS VIRTUAIS. Uma coisa é certa: já existe a tecnologia para que o mundo seja iludido pelos supostos milagres das duas bestas. Elas nem precisam usar poderes sobrenaturais. Mas as ações sinistras da Besta da terra não param por aí. 

“E FEZ QUE A TODOS, PEQUENOS E GRANDES, RICOS E POBRES, LIVRES E ESCRAVOS, LHES FOSSE POSTO UM SINAL NA MÃO DIREITA, OU NA FRONTE”. 

É o controle total! Todos os cidadãos (= com exceção daqueles que resistirão) receberão uma marca. Que tipo de marca? Uma espécie de código numérico de certa forma tatuado (= ou escondido) no braço ou na testa. Atualmente, em alguns países da Europa (por exemplo, na Holanda) as crianças – ao nascer – recebem uma marca sobre a pele – por meio de raios laser ou outra tecnologia – é o registro de nascimento de uma forma que não se pode perder. Em alguns paises se planejam usar chips eletrônicos encravados na pele humana. Cada chips – do tamanho de um grão de arroz – é capaz de armazenar centenas de informações vitais sobre o individuo.  

Naturalmente, essas coisas são feitas com as melhores das intenções. Fala-se muito de segurança. Por exemplo, será complicado seqüestrar um individuo que carrega um chip de controle. Em qualquer lugar que ele esteja será localizado em questão se minutos ou segundos.  

É incrível como toda essa tecnologia já está bem presente em nossas vidas de uma forma ou de outra (cartões de crédito substituindo o papel moeda, etc). Por meio do cinema, essa futura sociedade desmonetarizada e controlada é mostrada freqüentemente. Por exemplo, filmes como A REDE (com Sandra Bullock), MINORITY REPORTER (com Tom Cruise), INIMIGO DO ESTADO (com Will Smith), etc., apresentam um mundo vindouro, onde será praticamente impossível que as pessoas tenham privacidade. Todo mundo controlado, espionado, esquadrinhado. É exatamente o que foi predito há mais de 1900 anos. 

“PARA QUE NINGUÉM PUDESSE COMPRAR OU VENDER, SENÃO AQUELE QUE TIVESSE O SINAL, OU O NOME DA BESTA, OU O NÚMERO DO SEU NOME.” 

Ninguém poderá comprar ou vender, a não ser que tenha o código de acesso, a não ser que tenha aceitado a marca do Governo Mundial Anticristão. De consiste essa marca? A profecia fala do SINAL, NOME E NÚMERO da Besta. 

“AQUI HÁ SABEDORIA. AQUELE QUE TEM ENTENDIMENTO CALCULE O NÚMERO DA BESTA; PORQUE É O NÚMERO DE UM HOMEM, E O SEU NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS.” 

Esse é um dos maiores enigmas das Profecias Bíblicas. Por que 666? Como já foi demonstrado em outros capítulos, 6 é o número do homem separado de Deus, e 7 representa a união do homem com Deus (6 + 1), a essência da Matemática Divina. O número 6 repetido três vezes (além de simbolizar a Trindade Satânica) significa a tríplice rebelião de Satanás contra a Trindade Santa. De uma forma não revelada o número 666 será aplicado no código de controle total. 

5.º MOMENTO DA BATALHA – Apocalipse, capítulos 12 a 13 – As 7 cabeças do dragão e da besta. 

Iremos agora analisar mais detalhadamente o significado das 7 cabeças do Dragão e da Besta. Como já foi dito, elas representam os 7 impérios mundiais da História que dominaram e oprimiram o povo de Deus no passado e dominarão futuramente, antes da destruição final. 

1- Egito 2-Assíria 3-Babilônia 4-Pérsia 5-Grécia 6-Roma 7-Reino do Anticristo           

* Aqui temos novamente um PARÊNTESIS entre a 6.ª e a 7.ª divisão. Desde a primeira cabeça (EGITO) os impérios foram se sucedendo numa seqüência ininterrupta, até que chegou o 6.º (ROMA). Após a queda do Império Romano (primeiramente, o lado Ocidental, no ano 476 e depois o lado Oriental em 1453), NUNCA MAIS HOUVE NO MUNDO UM OUTRO IMPÉRIO MUNDIAL ATÉ HOJE! Mas desde o ano de 1957, o novo império mundial começou a tomar forma.  

Em Março de 1957, seis nações européias firmaram um acordo, preparando-se para a realização de um antigo sonho dos conquistadores do velho continente: UNIFICAR OU MELHOR, REUNIFICAR TODOS OS PAISES DA EUROPA, COMO NOS TEMPOS DO IMPÉRIO ROMANO. 

Com a formação do Mercado Comum Europeu nos anos 70, as coisas começaram a se acelerar e hoje temos a UNIÃO EUROPÉIA (15 países já fazem parte), já temos O EURO (= uma candidata à moeda única do mundo), e já existe A BANDEIRA OFICIAL DA NOVA EUROPA.  

Um povo, um reino, uma bandeira, uma moeda, UM ÚNICO LÍDER! É o que os profetas bíblicos afirmaram para a nossa época, e é o que já começou a acontecer. Em outras palavras, A SÉTIMA CABEÇA DO DRAGÃO E DA BESTA ESTÁ SE LEVANTANDO – Portanto, está muito próxima a hora do GOLPE FINAL DE DEUS! 

6.º MOMENTO DA BATALHA – Apocalipse, capítulos 14 a 16 – A inteligência militar – 7 vozes de comando. 

Após a descrição do reino anticristão e dos inimigos de Deus, a profecia mostra o Ultimato Divino para as nações. São ouvidas 7 vozes com uma mensagem de julgamento e consumação. 

1.ª VOZ -  “E VI OUTRO ANJO VOANDO PELO MEIO DO CÉU, E TINHA UM EVANGELHO ETERNO PARA PROCLAMAR AOS QUE HABITAM SOBRE A TERRA E A TODA NAÇÃO, E TRIBO, E LÍNGUA, E POVO, DIZENDO COM GRANDE VOZ: TEMEI A DEUS, E DAI-LHE GLÓRIA; PORQUE É CHEGADA A HORA DO SEU JUÍZO; E ADORAI AQUELE QUE FEZ O CÉU, E A TERRA, E O MAR, E AS FONTES DAS ÁGUAS.”   

Antes da destruição final – mesmo no centro de terríveis flagelos – a humanidade ainda tem uma chance de aceitar o Evangelho de Cristo, que é chamado de “EVANGELHO ETERNO”, pois a salvação garantida neles é PARA SEMPRE. 

2.ª VOZ – “UM SEGUNDO ANJO O SEGUIU, DIZENDO: CAIU, CAIU A GRANDE BABILÔNIA, QUE A TODAS AS NAÇÕES DEU A BEBER DO VINHO DA IRA DA SUA PROSTITUIÇÃO.” 

Antecipadamente é anunciada a queda da Grande Babilônia (= o império mundial anticristão revelado detalhadamente nos capítulos 17 e 18). 

3.ª VOZ – “SEGUIU-OS AINDA UM TERCEIRO ANJO, DIZENDO COM GRANDE VOZ: SE ALGUÉM ADORAR A BESTA, E A SUA IMAGEM, E RECEBER O SINAL NA FRONTE, OU NA MÃO, TAMBÉM O TAL BEBERÁ DO VINHO DA IRA DE DEUS, QUE SE ACHA PREPARADO SEM MISTURA, NO CÁLICE DA SUA IRA; E SERÁ ATORMENTADO COM FOGO E ENXOFRE DIANTE DOS SANTOS ANJOS E DIANTE DO CORDEIRO. A FUMAÇA DO SEU TORMENTO SOBE PARA TODO O SEMPRE; E NÃO TÊM REPOUSO NEM DE DIA NEM DE NOITE OS QUE ADORAM A BESTA E A SUA IMAGEM, NEM AQUELE QUE RECEBE O SINAL DO SEU NOME. AQUI ESTÁ A PERSEVERANÇA DOS SANTOS, DAQUELES QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E A FÉ EM JESUS.” 

Uma forte advertência contra aqueles que preferiram a marca da Besta em vez da marca do Cordeiro. A “marca” também significa o “caráter”. Os adoradores da Besta têm o mesmo caráter dela (= arrogância, soberba, presunção, etc.), assim como os adoradores do Cordeiro possuem o caráter Dele (= humildade, mansidão, simplicidade, etc.). 

4.ª VOZ – “ENTÃO OUVI UMA VOZ DO CÉU, QUE DIZIA: ESCREVE: BEM-AVENTURADOS OS MORTOS QUE DESDE AGORA MORREM NO SENHOR. SIM, DIZ O ESPÍRITO, PARA QUE DESCANSEM DOS SEUS TRABALHOS, POIS AS SUAS OBRAS OS ACOMPANHAM.” 

Mais uma palavra de consolo para aqueles que morrem NO SENHOR, isto é, que morreram na esperança da ressurreição prometida por Cristo. 

5.ª VOZ – “E OLHEI, E EIS UMA NUVEM BRANCA, E ASSENTADO SOBRE A NUVEM UM SEMELHANTE A FILHO DE HOMEM (= Jesus), QUE TINHA SOBRE A CABEÇA UMA COROA DE OURO, E NA MÃO UMA FOICE AFIADA. E OUTRO ANJO SAIU DO SANTUÁRIO, CLAMANDO COM GRANDE VOZ AO QUE ESTAVA ASSENTADO SOBRE A NUVEM: LANÇA A TUA FOICE E CEIFA, PORQUE É CHEGADA A HORA DE CEIFAR, PORQUE JÁ A SEARA DA TERRA ESTÁ MADURA.ENTÃO AQUELE QUE ESTAVA ASSENTADO SOBRE A NUVEM METEU A SUA FOICE À TERRA, E A TERRA FOI CEIFADA. AINDA OUTRO ANJO SAIU DO SANTUÁRIO QUE ESTÁ NO CÉU, O QUAL TAMBÉM TINHA UMA FOICE AFIADA.” 

Esta é uma visão do julgamento. Dois anjos são citados como saindo do santuário, mas as expressões indicam santuários diferentes. 

“E OUTRO ANJO SAIU DO SANTUÁRIO, CLAMANDO COM GRANDE VOZ AO QUE ESTAVA ASSENTADO SOBRE A NUVEM: LANÇA A TUA FOICE E CEIFA, PORQUE É CHEGADA A HORA DE CEIFAR, PORQUE JÁ A SEARA DA TERRA ESTÁ MADURA”. 

Este anjo está pedindo que o Grande Ceifador faça imediatamente a colheita, pois “A SEARA DA TERRA ESTÁ MADURA”, ou seja, A HUMANIDADE ESTÁ MADURA PARA O JUÍZO. Encerrou-se o tempo da Graça de Deus, fechou-se a porta da oportunidade para que o homem se reconcilie com Deus. A humanidade ultrapassou os limites. 

“...AINDA OUTRO ANJO SAIU DO SANTUÁRIO QUE ESTÁ NO CÉU...”. Se diz “DO SANTUÁRIO QUE ESTÁ NO CÉU” significa que o primeiro santuário não era do céu, mas da terra. Que santuário é este? Antes do profeta ver as duas testemunhas (capítulo 11) recebeu uma missão misteriosa: 

“FOI-ME DADA UMA CANA SEMELHANTE A UMA VARA; E FOI-ME DITO: LEVANTA-TE, MEDE O SANTUÁRIO DE DEUS, E O ALTAR, E OS QUE NELE ADORAM. MAS DEIXA O ÁTRIO QUE ESTÁ FORA DO SANTUÁRIO, E NÃO O MEÇAS; PORQUE FOI DADO AOS GENTIOS; E ELES PISARÃO A CIDADE SANTA POR QUARENTA E DOIS MESES.” 

Aqui se fala de um santuário na cidade santa (= Jerusalém), dominada por 42 meses (= o tempo do Anticristo). A “vara de medir” é uma expressão de julgamento. 

“E FAREI DO JUÍZO A LINHA PARA MEDIR, E DA JUSTIÇA O PRUMO; E A SARAIVA VARRERÁ O REFÚGIO DA MENTIRA, E AS ÁGUAS INUNDARÃO O ESCONDERIJO.” (Isaias 28.17). 

A glória do povo israelita era Jerusalém; a glória de Jerusalém era o templo; e a glória de Jerusalém ERA A PRESENÇA DE DEUS QUE ENCHIA O TEMPLO. 

Quarenta anos após o retorno de Jesus para o céu, Jerusalém foi invadida pelo exército romano (no comando do general Tito), e o Templo foi destruído, para que se cumprisse as palavras de Jesus:  

“ORA, JESUS, TENDO SAÍDO DO TEMPLO, IA-SE RETIRANDO, QUANDO SE APROXIMARAM DELE OS SEUS DISCÍPULOS, PARA LHE MOSTRAREM OS EDIFÍCIOS DO TEMPLO. MAS ELE LHES DISSE: NÃO VEDES TUDO ISTO? EM VERDADE VOS DIGO QUE NÃO SE DEIXARÁ AQUI PEDRA SOBRE PEDRA QUE NÃO SEJA DERRIBADA.” (Mateus 24.1-2). 

Então os judeus foram expulsos de sua pátria e, durante quase 2000 anos, vagaram de um lado para outro sendo perseguidos e humilhados. Em 1948 retornaram para sua terra e em 1967 reconquistaram Jerusalém. Agora (no inicio do 3.º milênio desde Cristo e 7.º desde Adão) estão se preparando para reconstruir o Templo. Os profetas dizem claramente que o Anticristo se apresentará em Israel como o verdadeiro Messias e se assentará no Templo, exigindo adoração. Profetizando sobre isso, Jesus disse aos discípulos que a grande perseguição ao povo judeu no reinado do Anticristo começaria quando algo abominável fosse colocado no lugar santo do templo. 

“QUANDO, POIS, VIRDES ESTAR NO LUGAR SANTO A ABOMINAÇÃO DE DESOLAÇÃO, PREDITA PELO PROFETA DANIEL (QUEM LÊ, ENTENDA), ENTÃO OS QUE ESTIVEREM NA JUDÉIA FUJAM PARA OS MONTES...” (Mateus 24.15-16). 

O que é esta “ABOMINAÇÃO DA DESOLAÇÃO”? Jesus dá uma pista afirmando que o profeta Daniel já havia falado sobre isso. 

“E DESDE O TEMPO EM QUE O HOLOCAUSTO CONTÍNUO FOR TIRADO, E ESTABELECIDA A ABOMINAÇÃO DESOLADORA, HAVERÁ MIL DUZENTOS E NOVENTA DIAS.” (Daniel 12.11). Aqui o profeta está falando do tempo do reinado do Anticristo (desde o inicio do capitulo), e menciona essa coisa misteriosa denominada “abominação desoladora”. O que pode ser isto? 

“AS IMAGENS ESCULPIDAS DE SEUS DEUSES QUEIMARÁS A FOGO; NÃO COBIÇARÁS A PRATA NEM O OURO QUE ESTÃO SOBRE ELAS, NEM DELES TE APROPRIARÁS, PARA QUE NÃO TE ENLACES NELES; POIS SÃO ABOMINAÇÃO AO SENHOR TEU DEUS.” (Deuteronômio 7.25). Esta e muitas outras passagens dos profetas relacionam a IDOLATRIA com a ABOMINAÇÃO.  

O que vai acontecer, conforme as profecias, é que a Besta colocará um ídolo no lugar santo do Templo – isso é o cúmulo da profanação. AQUILO QUE HÁ DE MAIS NOJENTO AOS OLHOS DE DEUS COLOCADO NO LUGAR MAIS SANTO. 

É por isso que o anjo que estava no Santuário (contaminado) grita (como que indignado): 

“LANÇA A TUA FOICE E CEIFA, PORQUE É CHEGADA A HORA DE CEIFAR, PORQUE JÁ A SEARA DA TERRA ESTÁ MADURA”. Em outras palavras: SENHOR, NÃO DÁ MAIS PARA AGUENTAR ESTA PROFANAÇÃO ABSURDA! É HORA DO SENHOR AGIR E ACABAR COM A INIQUIDADE! 

6.ª VOZ – “E SAIU DO ALTAR OUTRO ANJO, QUE TINHA PODER SOBRE O FOGO, E CLAMOU COM GRANDE VOZ AO QUE TINHA A FOICE AFIADA, DIZENDO: LANÇA A TUA FOICE AFIADA, E VINDIMA OS CACHOS DA VINHA DA TERRA, PORQUE JÁ AS SUAS UVAS ESTÃO MADURAS. E O ANJO METEU A SUA FOICE À TERRA, E VINDIMOU AS UVAS DA VINHA DA TERRA, E LANÇOU-AS NO GRANDE LAGAR DA IRA DE DEUS. E O LAGAR FOI PISADO FORA DA CIDADE, E SAIU SANGUE DO LAGAR ATÉ OS FREIOS DOS CAVALOS, PELO ESPAÇO DE MIL E SEISCENTOS ESTÁDIOS.” 

Numa linguagem poética (= usando a vindima das uvas como exemplo), a profecia descreve a grande batalha sobre a terra entre O Cordeiro e a Besta, a guerra de Armagedom (explicada mais detalhadamente nos capítulos seguintes). 

E novamente, após a 6.ª divisão (aqui a 6.ª voz), há novamente um PARÊNTESIS, antes da 7.ª voz. POR QUE HÁ SEMPRE ESSE PARÊNTESIS?  

Vimos até aqui que 7 selos foram abertos, um após o outro, sem pausa, com uma exceção: após o 6.º selo, há uma pausa (um capítulo inteiro) e só depois é que se fala do 7.º selo. A mesma coisa acontece com relação as 7 trombetas, as 7 taças (descritas no capítulo seguinte), e a maioria dos outros grupos de 7. No inicio da história, Deus cria o mundo em 6 dias. Isto é narrado no capítulo 1.º do Gênesis. Já o 7.º dia só é narrado no capítulo 2. Houve 6 impérios mundiais na História, que dominaram Israel. Haverá ainda um 7.º, mas desde que o 6.º caiu tem havido um espaço de mais de 1000 anos. Por que? Há muitos exemplos na Bíblia, mas estes bastam no momento. Por que essa pausa entre 6 e 7? Uma das respostas é a seguinte: 6 representa o homem sem Deus e 7 simboliza o homem com Deus. Não há união entre a luz e as trevas. Não há concordância entre o homem natural e o homem espiritual. Existe uma grande barreira entre os dois tipos. Por isso esse intervalo entre 6 (homem natural) e 7 (homem espiritual). 

As 6 primeiras vozes são apresentadas no capítulo 14 e a 7.ª só é ouvida no capítulo 16. E o que acontecerá nesse intervalo? 

Vejamos agora a análise do capítulo 15 do Apocalipse. 

“VI NO CÉU AINDA OUTRO SINAL, GRANDE E ADMIRÁVEL: SETE ANJOS, QUE TINHAM AS SETE ÚLTIMAS PRAGAS; PORQUE NELAS É CONSUMADA A IRA DE DEUS (= esses 7 flagelos irão concluir o julgamento de Deus sobre o reino da Besta).” 

“E VI COMO QUE UM MAR DE VIDRO MISTURADO COM FOGO; E OS QUE TINHAM VENCIDO A BESTA E A SUA IMAGEM E O NÚMERO DO SEU NOME ESTAVAM EM PÉ JUNTO AO MAR DE VIDRO, E TINHAM HARPAS DE DEUS.” 

Esta é uma visão dos vencedores. Nos profetas, o mar simboliza as nações. “mar agitado” refere-se às nações sem paz, angustiadas e desesperadas. Mas aqui o profeta viu algo como (ou seja, parecido com) um MAR DE VIDRO, isto é, um mar calmo, sereno, tranqüilo. É um claro símbolo de uma multidão EM PAZ COM DEUS, livre das tempestades do mundo anticristão deixado para trás. Esses vencedores cantarão o cântico de Moisés e o cântico do Cordeiro. 

“E CANTAVAM O CÂNTICO DE MOISÉS, SERVO DE DEUS, E O CÂNTICO DO CORDEIRO, DIZENDO: GRANDES E ADMIRÁVEIS SÃO AS TUAS OBRAS, Ó SENHOR DEUS TODO-PODEROSO; JUSTOS E VERDADEIROS SÃO OS TEUS CAMINHOS, Ó REI DOS SÉCULOS.” 

“QUEM NÃO TE TEMERÁ, SENHOR, E NÃO GLORIFICARÁ O TEU NOME? POIS SÓ TU ÉS SANTO; POR ISSO TODAS AS NAÇÕES VIRÃO E SE PROSTRARÃO DIANTE DE TI, PORQUE OS TEUS JUÍZOS SÃO MANIFESTOS.” 

“DEPOIS DISTO OLHEI, E ABRIU-SE O SANTUÁRIO DO TABERNÁCULO DO TESTEMUNHO NO CÉU; E SAÍRAM DO SANTUÁRIO OS SETE ANJOS QUE TINHAM AS SETE PRAGAS, VESTIDOS DE LINHO PURO E RESPLANDECENTE, E CINGIDOS, À ALTURA DO PEITO COM CINTOS DE OURO (= isto é, com corações fechados, símbolo de julgamento sem misericórdia).” 

“UM DOS QUATRO SERES VIVENTES DEU AOS SETE ANJOS SETE TAÇAS DE OURO, CHEIAS DA IRA DO DEUS QUE VIVE PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS.” 

Que expressão forte: “IRA DE DEUS”. Também não é para menos. Seu Filho desceu do Trono de Glória no céu para morrer de forma cruel e desumana, a fim de resgatar seres miseráveis condenados à maldição eterna, e esses seres em “agradecimento” têm zombado e blasfemado do sacrifício de Cristo. Você é um deles? 

“E O SANTUÁRIO SE ENCHEU DE FUMAÇA PELA GLÓRIA DE DEUS E PELO SEU PODER; E NINGUÉM PODIA ENTRAR NO SANTUÁRIO, ENQUANTO NÃO SE CONSUMASSEM AS SETE PRAGAS DOS SETE ANJOS.” 

Então começará o derramar das 7 taças (capítulo16). 

A 7.ª VOZ – “E OUVI, VINDA DO SANTUÁRIO, UMA GRANDE VOZ, QUE DIZIA AOS SETE ANJOS: IDE E DERRAMAI SOBRE A TERRA AS SETE TAÇAS, DA IRA DE DEUS.” Assim começa o: 

7.º MOMENTO DA BATALHA – Apocalipse, capítulo 16 – A AÇÃO MILITAR – 7 TAÇAS. 

Após pequenos conflitos, chegou a hora do conflito final. As 7 taças da Ira de Deus consumará a destruição do Reino do Anticristo. Os castigos dos 7 selos atingiram somente a QUARTA PARTE da terra; os flagelos deflagrados pelas 7 trombetas atingiram a TERÇA PARTE do planeta, mas as pragas acionadas pelas 7 taças atingirão TODA A TERRA. 

1.ª TAÇA – “ENTÃO FOI O PRIMEIRO ANJO E DERRAMOU A SUA TAÇA SOBRE A TERRA; E APARECEU UMA CHAGA RUIM E MALIGNA NOS HOMENS QUE TINHAM O SINAL DA BESTA E QUE ADORAVAM A SUA IMAGEM.” 

Será uma espécie de “câncer de pele”. Já atualmente vemos sombras disso, com o aparecimento e expansão de doenças cada vez mais terríveis (= AIDS, o vírus EBOLA, a epidemia asiática, etc).  

2.ª TAÇA – “O SEGUNDO ANJO DERRAMOU A SUA TAÇA NO MAR, QUE SE TORNOU EM SANGUE COMO DE UM MORTO, E MORREU TODO SER VIVENTE QUE ESTAVA NO MAR.” 

O que são esses desastres ecológicos marítimos (quando toneladas de óleo são derramadas) senão sombras da futura “morte” do mar? 

3.ª TAÇA – “O TERCEIRO ANJO DERRAMOU A SUA TAÇA NOS RIOS E NAS FONTES DAS ÁGUAS, E SE TORNARAM EM SANGUE. E OUVI O ANJO DAS ÁGUAS DIZER: JUSTO ÉS TU, QUE ÉS E QUE ERAS, O SANTO; PORQUE JULGASTE ESTAS COISAS; PORQUE DERRAMARAM O SANGUE DE SANTOS E DE PROFETAS, E TU LHES TENS DADO SANGUE A BEBER; ELES O MERECEM. E OUVI UMA VOZ DO ALTAR, QUE DIZIA: NA VERDADE, Ó SENHOR DEUS TODO-PODEROSO, VERDADEIROS E JUSTOS SÃO OS TEUS JUÍZOS.” 

Podemos achar (com nossa visão humanista e anticristã) que Deus está sendo cruel, mas os anjos enfatizam a cada julgamento que “VERDADEIROS E JUSTOS” são os juízos do SENHOR! E dizem ainda que a humanidade “MERECE” beber sangue, pois derramaram (= assassinaram) milhares de profetas e santos de Deus. Atualmente, em muitos países (= como nos países islâmicos), os Cristãos sofrem as mais horrendas opressões e são mortos das formas mais bárbaras, todavia, A VINGANÇA DO SENHOR ESTÁ CHEGANDO! 

4.ª TAÇA – “O QUARTO ANJO DERRAMOU A SUA TAÇA SOBRE O SOL, E FOI-LHE PERMITIDO QUE ABRASASSE OS HOMENS COM FOGO. E OS HOMENS FORAM ABRASADOS COM GRANDE CALOR; E BLASFEMARAM O NOME DE DEUS, QUE TEM PODER SOBRE ESTAS PRAGAS; E NÃO SE ARREPENDERAM PARA LHE DAREM GLÓRIA.” 

Já atualmente (com o crescente buraco na camada de Ozônio e o chamado Efeito Estufa) o calor na terra tem aumentado. É mais uma antecipação dos juízos apocalípticos. Porém o mais assustador não é o derramar desses flagelos, mas sim a atitude da humanidade. Mesmo diante de tantos sinais claros da insatisfação de Deus, os seres humanos não se arrependem, mas “BLASFEMAM O NOME DE DEUS”. Que endurecimento de coração! 

Algo parecido aconteceu após o desabar das duas torres americanas. Nas primeiras semanas, as igrejas foram lotadas. As pessoas estavam abaladas e muitos voltaram a dar importância às coisas mais desprezadas, tais como: Deus, Igreja, Família, etc. Entretanto, seis meses depois tudo voltou ao “normal”: traições, infidelidade conjugal, adultério, prostituição, roubos, corrupção, idolatria, etc. A humanidade está tão corrompida que seria preciso que as torres caíssem todos os dias para nos lembrar continuamente de que somos humanos e que fomos criados para refletir a Imagem e Semelhança de Deus. 

Mas a realidade confirma a fiel palavra da Bíblia: 

“A LUZ (= CRISTO) VEIO AO MUNDO, E OS HOMENS AMARAM ANTES AS TREVAS QUE A LUZ, PORQUE AS SUAS OBRAS ERAM MÁS.” (João 3.19). 

5.ª TAÇA – “O QUINTO ANJO DERRAMOU A SUA TAÇA SOBRE O TRONO DA BESTA, E O SEU REINO SE FEZ TENEBROSO; E OS HOMENS MORDIAM DE DOR AS SUAS LÍNGUAS. E POR CAUSA DAS SUAS DORES, E POR CAUSA DAS SUAS CHAGAS, BLASFEMARAM O DEUS DO CÉU; E NÃO SE ARREPENDERAM DAS SUAS OBRAS.” 

Não é fácil explicar essa quinta praga. De uma forma enigmática o reino da Besta será coberto de trevas, as quais provocarão dores horrendas.  Porém, mais uma vez os homens não se arrependerão, mas blasfemarão O DEUS DO CÉU. 

6.ª TAÇA – “O SEXTO ANJO DERRAMOU A SUA TAÇA SOBRE O GRANDE RIO EUFRATES; E A SUA ÁGUA SECOU-SE, PARA QUE SE PREPARASSE O CAMINHO DOS REIS QUE VÊM DO ORIENTE. E DA BOCA DO DRAGÃO, E DA BOCA DA BESTA, E DA BOCA DO FALSO PROFETA, VI SAÍREM TRÊS ESPÍRITOS IMUNDOS, SEMELHANTES A RÃS. POIS SÃO ESPÍRITOS DE DEMÔNIOS, QUE OPERAM SINAIS; OS QUAIS VÃO AO ENCONTRO DOS REIS DE TODO O MUNDO, PARA OS CONGREGAR PARA A BATALHA DO GRANDE DIA DO DEUS TODO-PODEROSO.” 

Novamente é mencionado o rio Eufrates – o mais antigo da humanidade, ao lado do rio Tigre. Eles são citados na Bíblia desde o Jardim do Éden.  

Quem são estes “REIS DO ORIENTE”? São claramente nações além do Eufrates (= Irã, Paquistão, Índia, China, Japão, etc.). Essa sexta praga deflagra a próxima guerra mundial a partir do Oriente Médio. O Apocalipse não dá detalhes. Já os profetas Ezequiel, Daniel e Zacarias falaram mais claramente sobre essa futura guerra de todas as nações contra Jerusalém.

Aqui se fala mais uma vez da TRINDADE SATÂNICA (= cada um dos seus diabólicos membros foram citados no capítulo 13), e dela saem os espíritos demoníacos que seduzirão as nações do mundo todo, levando-as a lutarem contra Deus.

“...POIS SÃO ESPÍRITOS DE DEMÔNIOS, QUE OPERAM SINAIS...” Milagres espantosos convencerão aos líderes das nações que a Besta realmente detém o poder. Nada ilude mais o ser humano quando ele acredita que “tudo que é sobrenatural vem de Deus”. As pessoas costumam dizer: “Não me importo com o que esse profeta anda ensinando. Ele realiza milagres, portanto, Deus está com ele”. Mas Jesus alertou claramente no seu sermão da montanha: 

“NEM TODO O QUE ME DIZ: SENHOR, SENHOR! ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS, MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI, QUE ESTÁ NOS CÉUS. MUITOS ME DIRÃO NAQUELE DIA: SENHOR, SENHOR, NÃO PROFETIZAMOS NÓS EM TEU NOME? E EM TEU NOME NÃO EXPULSAMOS DEMÔNIOS? E EM TEU NOME NÃO FIZEMOS MUITOS MILAGRES? ENTÃO LHES DIREI CLARAMENTE: NUNCA VOS CONHECI; APARTAI-VOS DE MIM, VÓS QUE PRATICAIS A INIQUIDADE.” (Mateus 7.21-23) 

Inicialmente, as nações enganadas atacarão Jerusalém: 

“EIS QUE VEM UM DIA DO SENHOR, EM QUE OS TEUS DESPOJOS SE REPARTIRÃO NO MEIO DE TI. POIS EU AJUNTAREI TODAS AS NAÇÕES PARA A PELEJA CONTRA JERUSALÉM; E A CIDADE SERÁ TOMADA, E AS CASAS SERÃO SAQUEADAS, E AS MULHERES FORÇADAS; E METADE DA CIDADE SAIRÁ PARA O CATIVEIRO, MAS O RESTO DO POVO NÃO SERÁ EXTERMINADO DA CIDADE. ENTÃO O SENHOR SAIRÁ, E PELEJARÁ CONTRA ESTAS NAÇÕES, COMO QUANDO PELEJA NO DIA DA BATALHA.” (Zacarias 14.1-3). 

Mas essa luta se converterá numa guerra contra O SENHOR E O SEU UNGIDO (= JESUS): 

“OS REIS DA TERRA SE LEVANTAM, E OS PRÍNCIPES JUNTOS CONSPIRAM CONTRA O SENHOR E CONTRA O SEU UNGIDO...” (Salmo 2.2). 

Novamente, antes da 7.ª divisão (no caso, da 7.ª taça) há uma pausa, um PARÊNTESIS. O Próprio SENHOR DA GLÓRIA usa esse intervalo para uma advertência: 

“EIS QUE VENHO COMO LADRÃO. BEM-AVENTURADO AQUELE QUE VIGIA, E GUARDA AS SUAS VESTES, PARA QUE NÃO ANDE NU, E NÃO SE VEJA A SUA NUDEZ.” 

De maneira nenhuma O Senhor está falando de nudez física, mas sim espiritual. Ele adverte para que tomamos cuidado com as nossas vestes espirituais (VESTES DE SALVAÇÃO como diz Isaias 61.10: “REGOZIJAR-ME-EI MUITO NO SENHOR, A MINHA ALMA SE ALEGRARÁ NO MEU DEUS, PORQUE ME VESTIU DE VESTES DE SALVAÇÃO, COBRIU-ME COM O MANTO DE JUSTIÇA, COMO NOIVO QUE SE ADORNA COM UMA GRINALDA, E COMO NOIVA QUE SE ENFEITA COM AS SUAS JÓIAS”.). 

Apocalipse 19.7-8 diz: “REGOZIJEMO-NOS, E EXULTEMOS, E DEMOS-LHE A GLÓRIA; PORQUE SÃO CHEGADAS AS BODAS DO CORDEIRO, E JÁ A SUA NOIVA SE PREPAROU, E FOI-LHE PERMITIDO VESTIR-SE DE LINHO FINO, RESPLANDECENTE E PURO; POIS O LINHO FINO SÃO AS OBRAS JUSTAS DOS SANTOS.” 

A Noiva de Cristo (= Os Cristãos renascidos) estão vestidos de LINHO FINO, e isso representa AS OBRAS JUSTAS DOS SANTOS. Quando O Senhor nos manda vigiar e guardar as nossas vestes espirituais está profeticamente dizendo que devemos CONSERVAR NOSSA FÉ NELE (= a perseverança dos Santos), e CONTINUAR NA PRÁTICA DAS BOAS OBRAS, ou seja, ILUMINANDO O MUNDO COM A LUZ DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, ATRAVÉS DE PALAVRAS E ATOS. A grande responsabilidade da Igreja Cristã é refletir o Caráter de Cristo – principalmente agora quando a escuridão (e corrupção) espiritual tem penetrado até mesmo no santuário cristão. 

7.ª TAÇA – “E ELES (= os demônios representados pelas três rãs) OS CONGREGARAM (= juntaram as nações) NO LUGAR QUE EM HEBRAICO SE CHAMA ARMAGEDOM. O SÉTIMO ANJO DERRAMOU A SUA TAÇA NO AR; E SAIU UMA GRANDE VOZ DO SANTUÁRIO, DA PARTE DO TRONO, DIZENDO: ESTÁ FEITO.”

“ARMAGEDOM” – um nome temido, assustador e pouco compreendido. O que realmente significa?

Essa palavra aparece apenas uma vez na Bíblia (= aqui em Apocalipse 16.16), relacionada a maior batalha de todos os tempos. Em nossos dias, políticos, cientistas, religiosos, militares, todos sabem que ARMAGEDOM significa destruição, mas a maioria não sabe onde, quando, como e por que.  Qual o significado dessa palavra? As duas letras iniciais significam “monte”, “colina”, e Armagedom significa “colina de Megido”. A raiz da palavra “Megido” significa “derrubar”, “cortar”, e “matar”. Apesar do nome estar relacionado a monte, Megido é na verdade, um vale e uma planície em Israel, que se estende desde o monte Tabor, perto de Nazaré até o monte Carmelo, em Haifa, numa extensão de 30 ou 40 quilômetros. Também é chamado de Jezreel e Vale de Josafá. Foi o cenário de muitas batalhas na Bíblia: A vitória de Débora e Baraque (Jz 4.10-24); a vitória de Gideão (Jz 6.33; 7.1-25); a derrota de Saul (I Sm 31.1; 29.1); A morte do rei Josias na batalha contra o Faraó Neco (II Rs 23.28-30; II Cr 35.20-24); a luta entre Elias e os profetas de Baal (I Rs 18), etc. 

“E HOUVE RELÂMPAGOS E VOZES E TROVÕES; HOUVE TAMBÉM UM GRANDE TERREMOTO, QUAL NUNCA HOUVERA DESDE QUE HÁ HOMENS SOBRE A TERRA, TERREMOTO TÃO FORTE QUÃO GRANDE...”

Essa afirmação é tremendamente violenta: UM TERREMOTO TÃO POTENTE, QUAL NUNCA HOUVE DESDE O INICIO DA HUMANIDADE? 

Se lembrarmos de terríveis terremotos que já destruíram cidades inteiras, tremores assombrosos como o de Lisboa em 1755, etc., então devemos realmente ficar sem palavras diante da expressão do profeta: “TERREMOTO TÃO FORTE QUÃO GRANDE”. 

“E A GRANDE CIDADE FENDEU-SE EM TRÊS PARTES, E AS CIDADES DAS NAÇÕES CAÍRAM; E DEUS LEMBROU-SE DA GRANDE BABILÔNIA, PARA LHE DAR O CÁLICE DO VINHO DO FUROR DA SUA IRA.”

Quem é a GRANDE CIDADE? No Apocalipse duas cidades são chamadas de “grande”: JERUSALÉM E BABILÔNIA (= ou seja, ROMA).

Quando os dois profetas (= chamados de DUAS TESTEMUNHAS, apresentados no capítulo 11) forem assassinados pela Besta, seus corpos ficarão estirados onde? 

“...E JAZERÃO OS SEUS CORPOS NA PRAÇA DA GRANDE CIDADE, QUE ESPIRITUALMENTE SE CHAMA SODOMA E EGITO, ONDE TAMBÉM O SEU SENHOR FOI CRUCIFICADO (= O Senhor deles – JESUS – foi crucificado em JERUSALÉM)”. Portanto, aqui a grande cidade é Jerusalém. Mas as próximas SEIS vezes em que aparece a expressão “grande cidade” refere-se claramente a Babilônia (= Roma).

No momento do grande terremoto, a cidade que se “fende” em três partes é Jerusalém, pois Babilônia é citada em separado: “...E DEUS LEMBROU-SE DA GRANDE BABILÔNIA”. Mas também “AS CIDADES DAS NAÇÕES” caíram. Isto fala claramente das grandes capitais (Nova York, Moscou, Paris, Rio de Janeiro, São Paulo, Berlim, Washington, etc). ESSE TERREMOTO REALMENTE SERÁ GIGANTESCO! 

Outras conseqüências desse incrível tremor serão: 

“TODAS ILHAS FUGIRAM, E OS MONTES NÃO MAIS SE ACHARAM.” 

“E SOBRE OS HOMENS CAIU DO CÉU UMA GRANDE SARAIVADA, PEDRAS QUASE DO PESO DE UM TALENTO (= entre 30 e 40 quilos); E OS HOMENS BLASFEMARAM DE DEUS POR CAUSA DA PRAGA DA SARAIVADA; PORQUE A SUA PRAGA ERA MUI GRANDE.” 

Nos momentos mais felizes de nossas vidas, geralmente excluímos Deus. Mas diante das adversidades e calamidades Ele é o primeiro de Quem lembramos e a Quem culpamos! Assim será mundialmente.  

Esse gigantesco abalo dará fim à guerra de Armagedom (= no capítulo 19 há mais detalhes). 

Com o fim da grande batalha, começará a ... 

5.ª FASE DO APOCALIPSE – CAPÍTULOS  17 a 20 – AS 7 CONDENAÇÕES DOS CRMINOSOS DE GUERRA. 

No final da 2.ª Guerra Mundial foram estabelecidos tribunais na Europa para o julgamento dos monstros nazistas. Com o término de uma grande guerra geralmente acontece isso, e não será diferente na PÍOR DAS GUERRAS (= ARMAGEDOM).  

A 1.ª CONDENAÇÃO – DA BABILÔNIA – capítulos 17 e 18. 

Nestes dois capítulos se fala de Babilônia, que é ao mesmo tempo uma mulher e uma cidade. Por quê? Nos tempos do Antigo Testamento, Babilônia foi a maior opressora do povo de Deus. Na verdade, toda religião e ensinamento falso – bem como toda idolatria – nasceu na Babilônia, ou melhor, em Babel. Por isso o último sistema religioso e anticristão da História do homem é chamado no Apocalipse de “Babilônia”. 

“VEIO UM DOS SETE ANJOS QUE TINHAM AS SETE TAÇAS, E FALOU COMIGO, DIZENDO: VEM, MOSTRAR-TE-EI A CONDENAÇÃO DA GRANDE PROSTITUTA  (= o oposto da Virgem, da Igreja de Cristo, Noiva do Cordeiro) QUE ESTÁ ASSENTADA SOBRE MUITAS ÁGUAS (= domina sobre multidões)...” 

“COM A QUAL SE PROSTITUÍRAM OS REIS DA TERRA (= É um sistema religioso que fez – e faz - muitas alianças com chefes de Estados, reis e governos mundiais); E OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA (= milhares de pessoas) SE EMBRIAGARAM (= foram seduzidos, enganados) COM O VINHO DA SUA PROSTITUIÇÃO (= doutrina, ensinamento, idéias).” 

“ENTÃO ELE ME LEVOU EM ESPÍRITO A UM DESERTO; E VI UMA MULHER (= uma entidade religiosa) MONTADA NUMA BESTA COR DE ESCARLATA (= dominando o governo mundial), QUE ESTAVA CHEIA DE NOMES DE BLASFÊMIA (= palavras profanas e ensinamentos falsos sobre Deus), E QUE TINHA SETE CABEÇAS E DEZ CHIFRES.” 

“A MULHER ESTAVA VESTIDA DE PÚRPURA E DE ESCARLATA (= é uma igreja muito luxuosa e cheia de vestes pomposas), E ADORNADA DE OURO, PEDRAS PRECIOSAS E PÉROLAS (= é uma igreja muito rica, possuidora de catedrais incríveis e maravilhosas); E TINHA NA MÃO UM CÁLICE DE OURO, CHEIO DAS ABOMINAÇÕES (= doutrinas falsas e diabólicas), E DA IMUNDÍCIA DA PROSTITUIÇÃO (= prostituição espiritual é idolatria)...” 

“E NA SUA FRONTE ESTAVA ESCRITO UM NOME SIMBÓLICO: A GRANDE BABILÔNIA (= possui o mesmo espírito diabólico da antiga Babilônia), A MÃE DAS PROSTITUIÇÕES (= ela é a criadora de toda idolatria) E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA (= todas as superstições existentes no mundo).” 

Mas essa mulher é muito mais traiçoeira do que se imagina, pois as próximas descrições dela deixam o profeta chocado. 

“E VI QUE A MULHER ESTAVA EMBRIAGADA COM O SANGUE DOS SANTOS E COM O SANGUE DOS MÁRTIRES DE JESUS (= esse sistema religioso anticristão é responsável pela morte de todos os mártires do Senhor em toda a História). QUANDO A VI, MARAVILHEI-ME COM GRANDE ADMIRAÇÃO (= a admiração do profeta foi grande por saber que ela também é assassina. É incrível como ele não se assustou quando viu a Besta se levantando do mar, mas ao ver a mulher não pode conter o espanto – por mais absurdo que possa parecer, a mulher é mais terrível do que a Besta. Por quê?).” 

No decorrer da história do Cristianismo, milhares de pessoas foram mortas por pensarem diferente sobre Deus e por crer em Jesus de maneira diferente da ensinada pela tradição, que estava bastante corrompida. A história prova e comprova que mais pessoas foram assassinadas em nome de Jesus do que em nome de qualquer outro líder. Vejam bem: as pessoas não foram mortas (somente) POR CAUSA de Jesus, mas (principalmente) EM NOME DE Jesus. Ele mesmo alertou sobre isso quando estava na terra: 

“EXPULSAR-VOS-ÃO DAS SINAGOGAS; AINDA MAIS, VEM A HORA EM QUE QUALQUER QUE VOS MATAR JULGARÁ PRESTAR UM SERVIÇO A DEUS.” (João 16.2). 

Jesus disse que chegaria a hora em que qualquer pessoa que matasse os servos Dele acharia que estava prestando um culto a Deus.  

Assim fez a infame Inquisição na Idade Média, quando assassinou mais pessoas do que as perseguições religiosas promovidas pelo Império Romano. A Igreja Cristã havia se tornado uma Prostituta (= abandonou os sagrados ensinamentos bíblicos e passou a seguir doutrinas humanas e diabólicas). 

“AO QUE O ANJO ME DISSE: POR QUE TE ADMIRASTE? EU TE DIREI O MISTÉRIO DA MULHER, E DA BESTA QUE A LEVA, A QUAL TEM SETE CABEÇAS E DEZ CHIFRES (= o anjo consolou o profeta, prometendo que iria explicar o significado de toda aquela visão esquisita).” 

“A BESTA QUE VISTE, ERA E JÁ NÃO É; TODAVIA ESTÁ PARA SUBIR DO ABISMO, E VAI-SE PARA A PERDIÇÃO; E OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA E CUJOS NOMES NÃO ESTÃO ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO SE ADMIRARÃO, QUANDO VIREM A BESTA QUE ERA E JÁ NÃO É, E QUE TORNARÁ A VIR.” 

As pessoas ficarão admiradas com a Besta por quê? 

“...QUANDO VIREM A BESTA QUE ERA E JÁ NÃO É, E QUE TORNARÁ A VIR.” A Besta é um império e é também um homem. É uma profecia de duplo cumprimento. 

a) O próximo império mundial será na verdade o RENASCIMENTO do antigo Império Romano (= ele existiu – ERA -, deixou de existir – NÃO É -, e existirá novamente – TORNARÁ A VIR). Cerca de 500 anos antes de Cristo, o profeta Daniel viu quatro animais estranhos se levantando do Mar (= do meio das nações):  

            01 – UM LEÃO = representando o Império Babilônico;

            02 – UM URSO = representando o Império Medo/Persa que usurpou o lugar de Babilônia;

            03 – UM LEOPARDO = o Império Grego, que destruiu e assumiu o lugar do Persa;

            04 – UM TERRÍVEL E ESPANTOSO ANIMAL DE 10 CHIFRES = que foi o Império Romano, que assumiu o controle mundial por mais de 1000 anos.

            Esse animal de 10 chifres que Daniel não conseguiu descrever é o mesmo que o profeta do Apocalipse viu se levantando do mar, e desta vez foi descrito mais detalhadamente. De modo que a Besta do Mar é o mesmo Animal Terrível e Espantoso da visão de Daniel e ambos representam o Império Romano. Como essa fera é vista se levantando novamente no futuro, isso indica claramente o RETORNO DO IMPÉRIO ROMANO. E isso já começou acontecer, pois o objetivo declarado dos fundadores da União Européia é justamente o renascimento da antiga glória de Roma. Os países membros do Mercado Comum Europeu ocupam A MESMA ÁREA do antigo Império Romano. 

b) A expressão “ERA, NÃO É, TORNARÁ A VIR” também indica a grande fraude da Besta (= Anticristo) em querer IMITAR a Ressurreição de Cristo. Na verdade, ele simulará uma falsa morte para impressionar o mundo com uma falsa ressurreição. 

“AQUI ESTÁ A MENTE QUE TEM SABEDORIA. AS SETE CABEÇAS SÃO SETE MONTES, SOBRE OS QUAIS A MULHER ESTÁ ASSENTADA...” 

O anjo explica ao profeta que as 7 cabeças da Besta possui duplo significado. 

a) Representam 7 montes. No último versículo deste mesmo capítulo (cap. 17), diz: 

“E A MULHER QUE VISTE É A GRANDE CIDADE QUE REINA SOBRE OS REIS DA TERRA.”  A mulher é também uma cidade e isto clareia ainda mais a interpretação, pois se existe uma cidade assentada sobre 7 montes, ESSA CIDADE É ROMA COM SUAS FAMOSAS 7 COLINAS, cujos nomes são: O Quirinal, o Viminal, o Esquilino, o Caélio, o Aventino, o Palatino e o Capitolino. 

E para que não reste nenhuma dúvida a profecia diz que essa cidade “DOMINA SOBRE OS REIS DA TERRA”. Quando o Apocalipse foi escrito SÓ EXISTIA uma cidade dominando tudo e todos: ROMA, capital do temido Império dos Césares. 

b) As 7 cabeças são também 7 reis (= ou reinos). 

“SÃO TAMBÉM SETE REIS (= reinos): CINCO JÁ CAÍRAM (= Egito, Assíria, Babilônia, Pérsia e Grécia); UM EXISTE (= Roma, na época em que foi escrito o Apocalipse); E O OUTRO AINDA NÃO É VINDO (= o último império, o reino da Besta, que está sendo formado em nossos dias); E QUANDO VIER, DEVE PERMANECER POUCO TEMPO (= esse último império, de acordo com os profetas, durará somente 7 anos).” 

“A BESTA QUE ERA E JÁ NÃO É, É TAMBÉM O OITAVO REI, E É DOS SETE, E VAI-SE PARA A PERDIÇÃO.” Por que a Besta é o OITAVO e também o SÉTIMO rei? O sétimo reino está sendo formado (= a partir da União Européia), e o sétimo rei será o Anticristo na primeira fase. Então ele é dado como morto, recebe todo o poder de Satanás e retorna como o oitavo rei. Mas há outra interpretação: a Besta é o 7.º rei e Satanás (= o Dragão) é o 8.º.  A relação entre a Besta e o Dragão é tão profunda que parece que os dois são a mesma pessoa. É uma imitação satânica da relação entre Deus-Pai e Deus-Filho (JESUS), pois embora ELES sejam DUAS PESSOAS DISTINTAS são ao mesmo tempo UM ÚNICO DEUS. 

“OS DEZ CHIFRES QUE VISTE SÃO DEZ REIS (= como já foi explicado, as Sociedades Secretas pretendem dividir o mundo em 10 regiões administrativas, ou 10 formas de Estado, com 10 líderes subordinados a um grande líder), OS QUAIS AINDA NÃO RECEBERAM O REINO (= em nossos dias se fala muito da formação desse futuro império mundial, porém oficialmente ele ainda não existe), MAS RECEBERÃO AUTORIDADE, COMO REIS, POR UMA HORA (= um tempo relativamente curto), JUNTAMENTE COM A BESTA (= ou seja, com a Besta, os 10 reis governarão um período curto do tempo. Depois a Besta assumirá o controle de tudo – e conforme o profeta Daniel – destruirá três desses reis e governara ao lado de somente 7 – que representarão as 7 cabeças).” A profecia é perfeita e tudo se encaixa. 

“ESTES TÊM UM MESMO INTENTO (= uma só idéia, um só pensamento), E ENTREGARÃO (= outra tradução diz: OFERECERÃO) O SEU PODER E AUTORIDADE À BESTA.” 

Ainda de acordo com as profecias de Daniel, os 10 reis envolvem o mundo todo (Oriente e Ocidente). Em Apocalipse diz que eles terão UM SÓ PENSAMENTO. Isso significa: Oriente e Ocidente com a MESMA IDÉIA. E isso mostra o quanto estamos próximo do cumprimento dessa profecia, pois atualmente (por causa da ameaça do terrorismo), Estados Unidos (= Ocidente) e Rússia (= Oriente) JÁ POSSUEM O MESMO PENSAMENTO! 

“ESTES (= os 10 reis e a Besta) COMBATERÃO CONTRA O CORDEIRO (= lutarão contra Jesus e Seu povo), E O CORDEIRO OS VENCERÁ (= mas é uma guerra perdida, pois JESUS É O VENCEDOR), PORQUE É O SENHOR DOS SENHORES E O REI DOS REIS; VENCERÃO TAMBÉM OS QUE ESTÃO COM ELE, OS CHAMADOS, E ELEITOS, E FIÉIS (= a vitória de Cristo representa a vitória dos seus seguidores).” 

“DISSE-ME AINDA: AS ÁGUAS QUE VISTE, ONDE SE ASSENTA A PROSTITUTA, SÃO POVOS, MULTIDÕES, NAÇÕES E LÍNGUAS (= o sistema religioso anticristão dominará sobre toda a terra – por isso Jesus disse que ‘LARGA É A PORTA, E ESPAÇOSO O CAMINHO QUE CONDUZ À PERDIÇÃO, E MUITOS SÃO OS QUE ENTRAM POR ELA’ – Mateus 7.13).” 

Durante certo tempo, a Prostituta Babilônica será aliada da Besta, mas esse namoro terminará de forma trágica. 

“E OS DEZ CHIFRES QUE VISTE, E A BESTA, ESTES ODIARÃO A PROSTITUTA E A TORNARÃO DESOLADA E NUA, E COMERÃO AS SUAS CARNES, E A QUEIMARÃO NO FOGO (= Quando o Anticristo estiver no comando de tudo, destruirá o sistema religioso que o apoiou – ele suportou essa religião falsa somente até assumir o controle total. Antes ele ainda permitia que as pessoas adorassem os ídolos e qualquer deus falso – MENOS O DEUS BÍBLICO. Mas a partir de agora só haverá um objeto de culto e de adoração: A PRÓPRIA BESTA!).” 

“PORQUE DEUS LHES PÔS NOS CORAÇÕES O EXECUTAREM O INTENTO DELE, CHEGAREM A UM ACORDO, E ENTREGAREM À BESTA O SEU REINO, ATÉ QUE SE CUMPRAM AS PALAVRAS DE DEUS (= isso mostra claramente que Deus continua no controle de tudo. É Ele quem incentivará as nações a formarem o governo mundial, dominarem o mundo, destruírem o falso sistema religioso e reinarem até que se cumpram todas as profecias de Deus).” 

“E A MULHER QUE VISTE É A GRANDE CIDADE QUE REINA SOBRE OS REIS DA TERRA (= isto é, Roma).” 

A DESTRUIÇÃO TOTAL DO SISTEMA BABILÔNICO é descrita detalhadamente em Apocalipse 18. 

Primeiro será destruída a mulher (= o sistema religioso mundial) e depois a cidade (= o sistema político mundial). 

A QUEDA DESSE SISTEMA MUNDIAL ANTICRISTÃO SERÁ ANUNCIADA (E LAMENTADA) POR 7 VOZES: 

1.ª VOZ - “DEPOIS DESTAS COISAS (= depois da destruição da mulher) VI DESCER DO CÉU OUTRO ANJO QUE TINHA GRANDE AUTORIDADE, E A TERRA FOI ILUMINADA COM A SUA GLÓRIA. E ELE CLAMOU COM VOZ FORTE, DIZENDO: CAIU, CAIU A GRANDE BABILÔNIA (= ele anuncia a queda do grande sistema político e econômico mundial), E SE TORNOU MORADA DE DEMÔNIOS, E GUARIDA DE TODO ESPÍRITO IMUNDO, E GUARIDA DE TODA AVE IMUNDA E DETESTÁVEL (= todos os espíritos maus se sentirão à vontade em Babilônia).” 

“PORQUE TODAS AS NAÇÕES TÊM BEBIDO DO VINHO DA IRA DA SUA PROSTITUIÇÃO (= todo mundo foi contaminado e dominado pelas doutrinas anticristãs dela), E OS REIS DA TERRA SE PROSTITUÍRAM COM ELA (= ela levou as nações à mais profunda idolatria e rebelião contra Deus); E OS MERCADORES DA TERRA SE ENRIQUECERAM COM A ABUNDÂNCIA DE SUAS DELÍCIAS (= ela enriqueceu os comerciantes da terra com seus ídolos abomináveis, e seus falsos santos).” 

2.ª VOZ - “OUVI OUTRA VOZ DO CÉU DIZER: SAI DELA, POVO MEU, PARA QUE NÃO SEJAS PARTICIPANTE DOS SEUS PECADOS, E PARA QUE NÃO INCORRAS NAS SUAS PRAGAS (= Deus desperta seu povo que ainda se encontra envolvido com essa Babilônia pecaminosa, dizendo para que saiam dela antes da destruição. Isso significa que mesmo dentro dessa organização religiosa ímpia ainda existem muitos servos de Deus, ou seja, pessoas sinceras que estão em busca da verdade. Muitos deles desconhecem as atrocidades cometidas por sua Igreja). ” 

“PORQUE OS SEUS PECADOS SE ACUMULARAM ATÉ O CÉU (= coisas terríveis fez Babilônia, pois se o céu é o limite, este foi ultrapassado), E DEUS SE LEMBROU DAS INIQÜIDADES DELA. TORNAI A DAR-LHE COMO TAMBÉM ELA VOS TEM DADO, E RETRIBUÍ-LHE EM DOBRO CONFORME AS SUAS OBRAS; NO CÁLICE EM QUE VOS DEU DE BEBER DAI-LHE A ELA EM DOBRO.” 

“QUANDO ELA SE GLORIFICOU, E EM DELÍCIAS ESTEVE, TANTO LHE DAI DE TORMENTO E DE PRANTO (= Babilônia será abalada no momento de sua maior glória, no auge de seu reinado – quando o poder anticristão se achar invencível, com o mesmo sentimento dos construtores do TITANIC, que afirmavam soberbamente: “NEM DEUS AFUNDA ESTE NAVIO”)...” 

“...POIS QUE ELA DIZ EM SEU CORAÇÃO: ESTOU ASSENTADA COMO RAINHA (= ela acha que é a única religião verdadeira, e que jamais será abalada), E NÃO SOU VIÚVA (= acha que não perderá nenhum dos seus filhos), E DE MODO ALGUM VEREI O PRANTO (= pensa que nunca enfrentará a ira de Deus).” 

“POR ISSO, NUM MESMO DIA VIRÃO AS SUAS PRAGAS, A MORTE, E O PRANTO, E A FOME; E SERÁ CONSUMIDA NO FOGO; PORQUE FORTE É O SENHOR DEUS QUE A JULGA (= num único dia sobrevirá a destruição com fogo – e isso indica claramente uma praga atômica, a única força na terra que é capaz de destruir uma nação em apenas um dia – aparentemente Deus fará uso das próprias armas humanas).” 

“E OS REIS DA TERRA, QUE COM ELA SE PROSTITUÍRAM E VIVERAM EM DELÍCIAS, SOBRE ELA CHORARÃO E PRANTEARÃO, QUANDO VIREM A FUMAÇA DO SEU INCÊNDIO (= todos os políticos, que foram favorecidos durante anos pelo diabólico sistema anticristão, se lamentarão por causa da destruição de um império tão fabuloso – será um lamento parecido com o que ocorreu quando as torres gêmeas americanas foram destruídas...)” 

3.ª VOZ - “E, ESTANDO DE LONGE POR MEDO DO TORMENTO DELA, DIRÃO: AI! AI DA GRANDE CIDADE, BABILÔNIA, A CIDADE FORTE! POIS NUMA SÓ HORA VEIO O TEU JULGAMENTO.” 

Aqui se revelam duas coisas incríveis: 

a) Os reis e comerciantes ficarão “DE LONGE POR MEDO DO TORMENTO DELA”. Mais uma vez isso indica claramente uma catástrofe nuclear – eles ficarão de longe temendo a contaminação – chamada acertadamente de “TORMENTO (= as pessoas não morrem, mas sofrem por causa da contaminação durante muito tempo)” 

b) “NUMA SÓ HORA” virá a destruição da Babilônia, ou seja, do sistema político mundial anticristão. Que arma seria capaz de destruir uma cidade em apenas uma hora? Armas atômicas, é claro! Mas Deus não usará Seu grandioso Poder para fazer isso? De acordo com os profetas, Ele nem precisará fazer isso, mas enlouquecerá Seus inimigos, fazendo com que cada um lute contra o outro. 

“E CHAMAREI CONTRA ELE A ESPADA SOBRE TODOS OS MEUS MONTES, DIZ O SENHOR DEUS; A ESPADA DE CADA UM SE VOLTARÁ CONTRA SEU IRMÃO.” (Ezequiel 38.21) 

“NAQUELE DIA TAMBÉM HAVERÁ DA PARTE DO SENHOR UM GRANDE TUMULTO ENTRE ELES; E PEGARÁ CADA UM NA MÃO DO SEU PRÓXIMO, E CADA UM LEVANTARÁ A MÃO CONTRA O SEU PRÓXIMO.” (Zacarias 14.13) 

“E SOBRE ELA CHORAM E LAMENTAM OS MERCADORES DA TERRA; PORQUE NINGUÉM COMPRA MAIS AS SUAS MERCADORIAS: MERCADORIAS DE OURO, DE PRATA, DE PEDRAS PRECIOSAS, DE PÉROLAS, DE LINHO FINO, DE PÚRPURA, DE SEDA E DE ESCARLATA; E TODA ESPÉCIE DE MADEIRA ODORÍFERA, E TODO OBJETO DE MARFIM, DE MADEIRA PRECIOSÍSSIMA, DE BRONZE, DE FERRO E DE MÁRMORE; E CANELA, ESPECIARIAS, PERFUME, MIRRA E INCENSO; E VINHO, AZEITE, FLOR DE FARINHA E TRIGO; E GADO, OVELHAS, CAVALOS E CARROS; E ESCRAVOS, E ATÉ ALMAS DE HOMENS.” 

O profeta descreve todas as mercadorias babilônicas que enriqueceram os comerciantes da terra, e cita um item hediondo: “ALMAS DE HOMENS”. Como negociar almas humanas? Não é escravidão, pois este item é destacado em separado. A Babilônia apocalíptica tem três faces: RELIGIOSA, POLÍTICA E ECONÔMICA. A religiosa é chamada de Prostituta, que foi descrita no capítulo anterior. E a pergunta que não quer calar é: COMO BABILÔNIA NEGOCIAVA ALMAS HUMANAS? 

Se considerarmos apenas a falsa doutrina do PURGATÓRIO as coisas ficam claras demais. No enganoso ensino dessa meretriz espiritual, as pessoas morrem e vão para o Purgatório (um suposto local de purificação), e para que saiam de lá e subam ao céu, é necessário que algum parente PAGUE uma MISSA (ou várias) para que a alma seja libertada. SE ISSO NÃO É NEGOCIAR ALMAS HUMANAS, NÃO SABEMOS DE MAIS NADA. 

“TAMBÉM OS FRUTOS QUE A TUA ALMA COBIÇAVA FORAM-SE DE TI; E TODAS AS COISAS DELICADAS E SUNTUOSAS SE FORAM DE TI, E NUNCA MAIS SE ACHARÃO (= Deus acabará de uma só vez todas as ambições de Babilônia).” 

4.ª VOZ - “OS MERCADORES DESTAS COISAS, QUE POR ELA SE ENRIQUECERAM, FICARÃO DE LONGE POR MEDO DO TORMENTO DELA, CHORANDO E LAMENTANDO, DIZENDO: AI! AI DA GRANDE CIDADE, DA QUE ESTAVA VESTIDA DE LINHO FINO, DE PÚRPURA, DE ESCARLATA, E ADORNADA COM OURO, E PEDRAS PRECIOSAS, E PÉROLAS! PORQUE NUMA SÓ HORA FORAM ASSOLADAS TANTAS RIQUEZAS (= novamente se diz da repentina destruição em apenas uma hora).” 

5.ª VOZ - “E TODO PILOTO, E TODO O QUE NAVEGA PARA QUALQUER PORTO E TODOS OS MARINHEIROS, E TODOS OS QUE TRABALHAM NO MAR SE PUSERAM DE LONGE; E, CONTEMPLANDO A FUMAÇA DO INCÊNDIO DELA, CLAMAVAM: QUE CIDADE É SEMELHANTE A ESTA GRANDE CIDADE? (= seu incêndio será visto de longe – da mesma forma que ocorreu quando as torres gêmeas americanas foram destruídas. Aqui se observa também que a cidade central desse império está localizada próxima ao mar – mais uma pista que identifica Roma).” 

6.ª VOZ - “E LANÇARAM PÓ SOBRE AS SUAS CABEÇAS, E CLAMAVAM, CHORANDO E LAMENTANDO, DIZENDO: AI! AI DA GRANDE CIDADE, NA QUAL TODOS OS QUE TINHAM NAUS NO MAR SE ENRIQUECERAM EM RAZÃO DA SUA OPULÊNCIA! PORQUE NUMA SÓ HORA FOI ASSOLADA.” 

“EXULTA SOBRE ELA, Ó CÉU, E VÓS, SANTOS E APÓSTOLOS E PROFETAS; PORQUE DEUS VINDICOU A VOSSA CAUSA CONTRA ELA (= todo o povo de Deus no céu é conclamado a festejar a queda do sistema mais cruel e diabólico da terra).” 

7.ª VOZ - “UM FORTE ANJO LEVANTOU UMA PEDRA, QUAL UMA GRANDE MÓ, E LANÇOU-A NO MAR, DIZENDO: COM IGUAL ÍMPETO SERÁ LANÇADA BABILÔNIA, A GRANDE CIDADE, E NUNCA MAIS SERÁ ACHADA (= ela será arrastada para o mais profundo dos Oceanos e ninguém jamais a achará).” 

“E EM TI NÃO SE OUVIRÁ MAIS O SOM DE HARPISTAS, DE MÚSICOS, DE FLAUTISTAS E DE TROMBETEIROS; E NENHUM ARTÍFICE DE ARTE ALGUMA SE ACHARÁ MAIS EM TI; E EM TI NÃO MAIS SE OUVIRÁ RUÍDO DE MÓ E LUZ DE CANDEIA NÃO MAIS BRILHARÁ EM TI, E VOZ DE NOIVO E DE NOIVA NÃO MAIS EM TI SE OUVIRÁ; PORQUE OS TEUS MERCADORES ERAM OS GRANDES DA TERRA... (= ela festejou muito à custa da miséria dos santos de Deus. A maioria dos chamados FERIADOS SANTOS, onde se comemora a morte trágica de algum mártir, é pretexto para que as pessoas se envolvam nas mais depravadas orgias. Por exemplo, nos feriados de São João e São Pedro não acontece nada de cristão, mas exatamente o contrário – e tudo patrocinado por essa abominável meretriz). ” 

“...PORQUE TODAS AS NAÇÕES FORAM ENGANADAS PELAS TUAS FEITIÇARIAS (= nenhuma nação ficou isenta de ser seduzida pelas superstições e fábulas dessa mulher infame).” 

“E NELA SE ACHOU O SANGUE DOS PROFETAS, E DOS SANTOS, E DE TODOS OS QUE FORAM MORTOS NA TERRA (= isso é impressionante, mas profundamente verdadeiro).”

Após uma descrição tão apurada da condenação da Babilônia, a profecia fala pouco sobre as outras condenações:  

A 2.ª CONDENAÇÃO – DA BESTA DO MAR  

“E A BESTA FOI PRESA...” (Apocalipse 19.20).

A besta que parecia poder tudo, que assombrou o mundo, que perseguiu e matou os santos, e que levantou a voz contra o Criador de todas as coisas.

Como acontecerá o fim do Anticristo, o mais infame homem da terra?

“...MAS (= Jesus) JULGARÁ COM JUSTIÇA OS POBRES, E DECIDIRÁ COM EQÜIDADE EM DEFESA DOS MANSOS DA TERRA; E FERIRÁ A TERRA COM A VARA DE SUA BOCA, E COM O SOPRO DOS SEUS LÁBIOS MATARÁ O ÍMPIO (= o Anticristo).” (Isaias 11.4) 

“...E ENTÃO SERÁ REVELADO ESSE INÍQUO (= o Anticristo), A QUEM O SENHOR JESUS MATARÁ COM O SOPRO DE SUA BOCA E DESTRUIRÁ COM A MANIFESTAÇÃO DA SUA VINDA...” (2 Tessalonicenses 2.8) 

A 3.ª CONDENAÇÃO – DA BESTA DA TERRA (O FALSO PROFETA) 

A execução do Falso Profeta ocorrerá da mesma forma e no mesmo momento. 

“E A BESTA FOI PRESA, E COM ELA O FALSO PROFETA QUE FIZERA DIANTE DELA OS SINAIS COM QUE ENGANOU OS QUE RECEBERAM O SINAL DA BESTA E OS QUE ADORARAM A SUA IMAGEM. ESTES DOIS FORAM LANÇADOS VIVOS NO LAGO DE FOGO (= o inferno final, numa dimensão que só Deus sabe onde fica) QUE ARDE COM ENXOFRE.” (Apocalipse 19.20). 

A 4.ª CONDENAÇÃO – DO EXÉRCITO DA BESTA 

“E OS DEMAIS (= os ministros, generais e soldados da Besta) FORAM MORTOS PELA ESPADA QUE SAÍA DA BOCA DAQUELE (= de Jesus) QUE ESTAVA MONTADO NO CAVALO; E TODAS AS AVES SE FARTARAM DAS CARNES DELES”. (Apocalipse 19.21) 

A condenação do maior criminoso de guerra – Satanás – só acontecerá após 1000 anos do governo de Cristo na terra, mas o grande Dragão ficará preso antes da execução final.  

Esses acontecimentos estão descritos no capítulo 20. 

“E VI DESCER DO CÉU UM ANJO, QUE TINHA A CHAVE DO ABISMO E UMA GRANDE CADEIA NA SUA MÃO. ELE PRENDEU O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, QUE É O DIABO E SATANÁS, E O AMARROU POR MIL ANOS. LANÇOU-O NO ABISMO, O QUAL FECHOU E SELOU SOBRE ELE, PARA QUE NÃO ENGANASSE MAIS AS NAÇÕES ATÉ QUE OS MIL ANOS SE COMPLETASSEM. DEPOIS DISTO É NECESSÁRIO QUE ELE SEJA SOLTO POR UM POUCO DE TEMPO.” 

Por que o maior dos vilões não foi executado também, mas simplesmente aprisionado num grande abismo, para depois ser solto (após um período de 1000 anos)?  

“ENTÃO VI UNS TRONOS; E AOS QUE SE ASSENTARAM SOBRE ELES FOI DADO O PODER DE JULGAR; E VI AS ALMAS DAQUELES QUE FORAM DEGOLADOS POR CAUSA DO TESTEMUNHO DE JESUS E DA PALAVRA DE DEUS, E QUE NÃO ADORARAM A BESTA NEM A SUA IMAGEM, E NÃO RECEBERAM O SINAL NA FRONTE NEM NAS MÃOS; E REVIVERAM, E REINARAM COM CRISTO DURANTE MIL ANOS.” 

Por que esses tronos e quem será julgado? Ainda não é o julgamento final, mas somente o julgamento das nações, que é descrito mais detalhadamente em Mateus 25.31-46: 

“QUANDO, POIS VIER O FILHO DO HOMEM NA SUA GLÓRIA, E TODOS OS ANJOS COM ELE, ENTÃO SE ASSENTARÁ NO TRONO DA SUA GLÓRIA (= esse é o Retorno de Cristo, no final do reinado do Anticristo)...” 

“E DIANTE DELE SERÃO REUNIDAS TODAS AS NAÇÕES (= na verdade, seus representantes); E ELE SEPARARÁ UNS DOS OUTROS, COMO O PASTOR SEPARA AS OVELHAS DOS CABRITOS; E PORÁ AS OVELHAS À SUA DIREITA, MAS OS CABRITOS À ESQUERDA.”

Durante o reinado anticristão o povo de Deus (= Israel e os demais das nações que se converteram a Jesus após o rapto dos Cristãos para o céu) será duramente perseguido. Algumas nações os acolherão e outras os entregarão às autoridades do reino do Anticristo. É verdade que no final dos 7 anos de tribulação TODAS AS NAÇÕES atacarão Jerusalém (= porque todas foram seduzidas), mas Deus levará em consideração aquelas nações que sempre foram amigas dos judeus (= como os Estados Unidos, por exemplo). 

Elas serão classificadas em OVELHAS (= nações pacíficas) e BODES (= nações belicosas, como por exemplo, as nações islâmicas). Somente as nações ovelhas terão destaque no reino de Cristo. As outras deixarão de existir (=isso não significa que todas as pessoas dessas nações serão destruídas). 

“ENTÃO DIRÁ O REI AOS QUE ESTIVEREM À SUA DIREITA: VINDE, BENDITOS DE MEU PAI. POSSUÍ POR HERANÇA O REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO...” 

“PORQUE TIVE FOME, E ME DESTES DE COMER; TIVE SEDE, E ME DESTES DE BEBER; ERA FORASTEIRO, E ME ACOLHESTES; ESTAVA NU, E ME VESTISTES; ADOECI, E ME VISITASTES; ESTAVA NA PRISÃO E FOSTES VER-ME.” 

“ENTÃO OS JUSTOS LHE PERGUNTARÃO: SENHOR, QUANDO TE VIMOS COM FOME, E TE DEMOS DE COMER? OU COM SEDE, E TE DEMOS DE BEBER? QUANDO TE VIMOS FORASTEIRO, E TE ACOLHEMOS? OU NU, E TE VESTIMOS? QUANDO TE VIMOS ENFERMO, OU NA PRISÃO, E FOMOS VISITAR-TE?” 

“E RESPONDER-LHES-Á O REI: EM VERDADE VOS DIGO QUE, SEMPRE QUE O FIZESTES A UM DESTES MEUS IRMÃOS, MESMO DOS MAIS PEQUENINOS, A MIM O FIZESTES.” 

Quem são estes “PEQUENINOS” de quem Jesus fala? São seus irmãos judeus que durante toda a Era Cristã (= principalmente na Grande Tribulação) foram perseguidos e dizimados pelas nações. Quem os acolheu era como se estivesse acolhendo o próprio Jesus e quem os rejeitou era como se estivesse rejeitando O Filho de Deus. 

“ENTÃO DIRÁ TAMBÉM AOS QUE ESTIVEREM À SUA ESQUERDA (= aos líderes das nações BODES): APARTAI-VOS DE MIM, MALDITOS, PARA O FOGO ETERNO, PREPARADO PARA O DIABO E SEUS ANJOS; PORQUE TIVE FOME, E NÃO ME DESTES DE COMER; TIVE SEDE, E NÃO ME DESTES DE BEBER; ERA FORASTEIRO, E NÃO ME ACOLHESTES; ESTAVA NU, E NÃO ME VESTISTES; ENFERMO, E NA PRISÃO, E NÃO ME VISITASTES.” 

“ENTÃO TAMBÉM ESTES PERGUNTARÃO: SENHOR, QUANDO TE VIMOS COM FOME, OU COM SEDE, OU FORASTEIRO, OU NU, OU ENFERMO, OU NA PRISÃO, E NÃO TE SERVIMOS?” 

“AO QUE LHES RESPONDERÁ: EM VERDADE VOS DIGO QUE, SEMPRE QUE O DEIXASTE DE FAZER A UM DESTES MAIS PEQUENINOS, DEIXASTES DE O FAZER A MIM. E IRÃO ELES PARA O CASTIGO ETERNO, MAS OS JUSTOS PARA A VIDA ETERNA.” 

No capítulo 34 do profeta Ezequiel fala desse julgamento e também do julgamento da nação de Israel, antes que comece o reinado de Cristo na terra.

Mas tudo isso ainda não faz parte do JUIZO FINAL (= o julgamento dos mortos SEM Deus). 

No final do profeta Zacarias diz ainda:

“ENTÃO TODOS OS QUE RESTAREM DE TODAS AS NAÇÕES QUE VIERAM CONTRA JERUSALÉM (= as nações ovelhas), SUBIRÃO DE ANO EM ANO PARA ADORAREM O REI, O SENHOR DOS EXÉRCITOS, E PARA CELEBRAREM A FESTA DOS TABERNÁCULOS. E SE ALGUMA DAS FAMÍLIAS DA TERRA NÃO SUBIR A JERUSALÉM, PARA ADORAR O REI, O SENHOR DOS EXÉRCITOS, NÃO CAIRÁ SOBRE ELA A CHUVA.” (Zacarias 14.16-17). 

Voltando ao texto do Apocalipse: 

“ENTÃO VI UNS TRONOS; E AOS QUE SE ASSENTARAM SOBRE ELES FOI DADO O PODER DE JULGAR...” Aqui se fala de muitos tronos e de muitas pessoas a quem foi dado o poder de julgar, e não de um único Juiz. E por que certas profecias dizem que no grande julgamento haverá somente um Juiz (= O Próprio Jesus)? Isso se refere ao julgamento final (= que acontecerá no final dos 1000 anos), conforme está escrito mais adiante no Apocalipse: 

“VI UM GRANDE TRONO BRANCO E O QUE ESTAVA ASSENTADO SOBRE ELE, DE CUJA PRESENÇA FUGIRAM A TERRA E O CÉU; E NÃO FOI ACHADO LUGAR PARA ELES (= Este é o julgamento final)”. 

Voltando ao texto “ENTÃO VI UNS TRONOS; E AOS QUE SE ASSENTARAM SOBRE ELES FOI DADO O PODER DE JULGAR...”. Quem serão estes que receberam o poder de julgar? 

“AO QUE LHE DISSE JESUS: EM VERDADE VOS DIGO A VÓS QUE ME SEGUISTES, QUE NA REGENERAÇÃO, QUANDO O FILHO DO HOMEM SE ASSENTAR NO TRONO DA SUA GLÓRIA, SENTAR-VOS-EIS TAMBÉM VÓS SOBRE DOZE TRONOS, PARA JULGAR AS DOZE TRIBOS DE ISRAEL.” (Mateus 19.28) 

Aqui se diz claramente que os seguidores de Jesus irão se assentar em tronos para julgar as 12 tribos de Israel. E Paulo escreveu ainda o seguinte: 

“OU NÃO SABEIS VÓS QUE OS SANTOS (= a Igreja de Jesus) HÃO DE JULGAR O MUNDO? ORA, SE O MUNDO HÁ DE SER JULGADO POR VÓS, SOIS PORVENTURA INDIGNOS DE JULGAR AS COISAS MÍNIMAS?” (I Coríntios 6.2) 

E, por incrível que pareça, de uma forma não revelada, a Igreja irá julgar até mesmo os anjos rebeldes. 

“NÃO SABEIS VÓS QUE HAVEMOS DE JULGAR OS ANJOS? QUANTO MAIS AS COISAS PERTENCENTES A ESTA VIDA?” (I Coríntios 6.3) 

“...E VI AS ALMAS DAQUELES QUE FORAM DEGOLADOS POR CAUSA DO TESTEMUNHO DE JESUS E DA PALAVRA DE DEUS, E QUE NÃO ADORARAM A BESTA NEM A SUA IMAGEM, E NÃO RECEBERAM O SINAL NA FRONTE NEM NAS MÃOS; E REVIVERAM, E REINARAM COM CRISTO DURANTE MIL ANOS.” 

Quem são estes? São os mártires da Grande Tribulação, ou seja, a multidão que rejeitou o Anticristo e morreu por amor à Cristo. Eles ressuscitarão e reinarão com Cristo durante os 1000 anos. E quanto aos outros mortos? 

“MAS OS OUTROS MORTOS (= os ímpios de todas as épocas) NÃO REVIVERAM, ATÉ QUE OS MIL ANOS SE COMPLETASSEM. ESTA É A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO (= esta relacionada aos mártires). BEM-AVENTURADO E SANTO É AQUELE QUE TEM PARTE NA PRIMEIRA RESSURREIÇÃO; SOBRE ESTES NÃO TEM PODER A SEGUNDA MORTE; MAS SERÃO SACERDOTES DE DEUS E DE CRISTO, E REINARÃO COM ELE DURANTE OS MIL ANOS.” 

A SEGUNDA MORTE é a morte eterna, ou seja, a separação eterna de Deus. 

“ORA, QUANDO SE COMPLETAREM OS MIL ANOS, SATANÁS SERÁ SOLTO DA SUA PRISÃO...” Por que isto acontecerá? Ele não fugirá da prisão, mas será libertado por ordem de Deus. Por quê?

O traiçoeiro Dragão será libertado do abismo por várias razões, das quais destacamos duas: 

1.ª Para provar todas as pessoas que nasceram durante os 1000 anos de paz, pois sem opção de escolha não pode haver liberdade verdadeira. O homem não regenerado (= isto é, não nascido de novo, não convertido) não é de confiança. E durante os 1000 anos muitos nascerão de entre as nações ainda com o vírus do pecado deixado por Adão. Somente a Igreja de Jesus (= todos os cristãos e servos de Deus da história) estará incontaminada, pois agora possui um novo corpo, um corpo espiritual e glorificado – e, portanto, não poderá mais se reproduzir.  

Porém, entre as nações a reprodução humana continua em ritmo normal. E essa nova geração, que nascerá num mundo quase perfeito (paz e prosperidade universais) também deverá ser testada, para provar para todo mundo que o homem não convertido está sempre tendente para o mal. Entre o bem e o mal, o homem não regenerado sempre escolherá o mal. Então Satanás será solto e logo encontrará muitos seguidores. 

Outra razão pela qual o Inimigo será solto é a seguinte: 

2.ª Para provar de uma vez por todas que ele jamais se arrependerá de suas ações maléficas. Após 1000 anos preso, continua o mesmo! Para aqueles que ainda acham que o Grande Inimigo deveria ter uma chance de arrependimento, estará confirmado que isto nunca será possível. Ele esteve 1000 anos preso, mas assim que recebe a liberdade, veja qual será sua primeira ação: 

“...E SAIRÁ A ENGANAR AS NAÇÕES QUE ESTÃO NOS QUATRO CANTOS DA TERRA, GOGUE E MAGOGUE (= nomes simbólicos para os rebeldes e também para os demônios), CUJO NÚMERO É COMO A AREIA DO MAR (= uma multidão incontável), A FIM DE AJUNTÁ-LAS PARA A BATALHA. E SUBIRAM SOBRE A LARGURA DA TERRA, E CERCARAM O ARRAIAL DOS SANTOS E A CIDADE QUERIDA (= Jerusalém); MAS...” Agora virá a 5.ª condenação. 

A 5.ª CONDENAÇÃO – DOS DEMÔNIOS (GOGUE E MAGOGUE) 

“...GOGUE E MAGOGUE, CUJO NÚMERO É COMO A AREIA DO MAR... DESCEU FOGO DO CÉU, E OS DEVOROU... (= nesta última rebelião a ação de Deus é muito rápida).” Agora vem: 

A 6.ª CONDENAÇÃO – DE SATANÁS 

“...E O DIABO, QUE OS ENGANAVA, FOI LANÇADO NO LAGO DE FOGO E ENXOFRE, ONDE ESTÃO A BESTA E O FALSO PROFETA; E DE DIA E DE NOITE SERÃO ATORMENTADOS PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS.” 

Pronto!Acabou! Satanás teve sua oportunidade, no entanto usou-a mais uma vez para mostrar toda a pecaminosidade do seu coração. Agora, para encerrar a triste História do Pecado, acontecerá: 

A 7.ª CONDENAÇÃO – DOS MORTOS SEM DEUS 

“E VI UM GRANDE TRONO BRANCO E O QUE ESTAVA ASSENTADO SOBRE ELE, DE CUJA PRESENÇA FUGIRAM A TERRA E O CÉU; E NÃO FOI ACHADO LUGAR PARA ELES (= agora é a hora DO GRANDE JUIZ, O SUPREMO JUIZ DOS VIVOS E DOS MORTOS).” 

“E VI OS MORTOS, GRANDES E PEQUENOS (= de todas as posições sociais), EM PÉ DIANTE DO TRONO; E ABRIRAM-SE UNS LIVROS (= onde todas as obras humanas estão registradas); E ABRIU-SE OUTRO LIVRO, QUE É O DA VIDA (= para mostrar quem está ou não está escrito nele); E OS MORTOS FORAM JULGADOS PELAS COISAS QUE ESTAVAM ESCRITAS NOS LIVROS, SEGUNDO AS SUAS OBRAS.” 

Então todos os grandes mistérios da humanidade (= os crimes misteriosos, os assassinatos sem solução, os homicidas sem rosto, as tramas contra os inocentes, as sujeiras ocultas, etc.) serão esclarecidos! 

Jesus disse: 

“MAS NADA HÁ ENCOBERTO, QUE NÃO HAJA DE SER DESCOBERTO; NEM OCULTO, QUE NÃO HAJA DE SER CONHECIDO. PORQUANTO TUDO O QUE EM TREVAS DISSESTES, À LUZ SERÁ OUVIDO; E O QUE FALASTE AO OUVIDO NO GABINETE, DOS EIRADOS SERÁ APREGOADO.” (Lucas 12.2,3).

“DIGO-VOS, POIS, QUE DE TODA PALAVRA FÚTIL QUE OS HOMENS DISSEREM, HÃO DE DAR CONTA NO DIA DO JUÍZO.” (Mateus 12.36) 

“O MAR ENTREGOU OS MORTOS QUE NELE HAVIA; E A MORTE E O ALÉM ENTREGARAM OS MORTOS QUE NELES HAVIA; E FORAM JULGADOS, CADA UM SEGUNDO AS SUAS OBRAS (= aqui as expressões “mar, morte e além” se referem ao reino dos mortos).” 

“E A MORTE E O INFERNO FORAM LANÇADOS NO LAGO DE FOGO. ESTA É A SEGUNDA MORTE, O LAGO DE FOGO. E TODO AQUELE QUE NÃO FOI ACHADO INSCRITO NO LIVRO DA VIDA, FOI LANÇADO NO LAGO DE FOGO.” 

Até a morte “morrerá”, isto é, será destruída. A Sagrada Escritura diz: 

“ORA, O ÚLTIMO INIMIGO A SER DESTRUÍDO É A MORTE.” (I Coríntios 15.26) 

Com isso foi encerrada a grande batalha. Chegou a hora da renovação. Deus prometeu fazer novas todas as coisas.  

6.ª FASE DO APOCALIPSE  - CAPÍTULO 19 – AS 7 NOTAS DA VITÓRIA 

Essa 6.ª fase é um grande PARÊNTESIS antes da FASE FINAL  e acontece antes das 6 últimas condenações. 

1.ª NOTA DA VITÓRIA – “DEPOIS DESTAS COISAS, OUVI NO CÉU COMO QUE UMA GRANDE VOZ DE UMA IMENSA MULTIDÃO, QUE DIZIA: ALELUIA! A SALVAÇÃO E A GLÓRIA E O PODER PERTENCEM AO NOSSO DEUS; PORQUE VERDADEIROS E JUSTOS SÃO OS SEUS JUÍZOS, POIS JULGOU A GRANDE PROSTITUTA, QUE HAVIA CORROMPIDO A TERRA COM A SUA PROSTITUIÇÃO, E DAS MÃOS DELA VINGOU O SANGUE DOS SEUS SERVOS.” 

A grande alegria no céu por causa da condenação da infame Meretriz Babilônica. Por que Deus odeia tanto ela? Porque ela fez as coisas mais abomináveis da terra usando o NOME DELE! Foi a instituição que mais profanou os mandamentos divinos, especialmente os três primeiros: 

“ENTÃO FALOU DEUS TODAS ESTAS PALAVRAS, DIZENDO: EU SOU O SENHOR TEU DEUS, QUE TE TIREI DA TERRA DO EGITO, DA CASA DA SERVIDÃO.

(primeiro) NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. 

(segundo) NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM ESCULPIDA, NEM FIGURA ALGUMA DO QUE HÁ EM CIMA NO CÉU, NEM EM BAIXO NA TERRA, NEM NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA. NÃO TE ENCURVARÁS DIANTE DELAS, NEM AS SERVIRÁS;

PORQUE EU, O SENHOR TEU DEUS, SOU DEUS ZELOSO, QUE VISITO A INIQÜIDADE DOS PAIS NOS FILHOS ATÉ A TERCEIRA E QUARTA GERAÇÃO DAQUELES QUE ME ODEIAM.

E USO DE MISERICÓRDIA COM MILHARES DOS QUE ME AMAM E GUARDAM OS MEUS MANDAMENTOS.

(terceiro) NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR TEU DEUS EM VÃO; PORQUE O SENHOR NÃO TERÁ POR INOCENTE AQUELE QUE TOMAR O SEU NOME EM VÃO.  (Êxodo 20.1-7) 

A Prostituta Babilônica inventou milhares de deuses e não honrou o Verdadeiro Deus; enriqueceu à custa de vendas de imagens de escultura; levou o povo simples a venerar e cultuar ídolos em lugar de Deus; criou milhares de lendas e fábulas sobre santos reais e fictícios; adulterou a Palavra de Deus; inventou coisas absurdas sobre a mãe de Jesus; elevou a mãe de Jesus à uma posição inimaginável; desonrou a simples mulher de Nazaré mais do que qualquer outra religião; fez de Maria uma deusa, deixando-a numa situação constrangedora. 

Ah, se as pessoas parassem por um momento para refletir e examinar suas crenças! Se todos fizessem como os Cristãos de Beréia, que examinaram as Escrituras detalhadamente para saber se o que o apóstolo Paulo falava era mesmo verdade (Atos 17.11). Eles (sabiamente) não levaram em consideração a fama de Paulo, mas – obedecendo aos ensinos dos profetas – investigaram cada uma das afirmações do grande apóstolo. 

2.ª NOTA DA VITÓRIA – “E OUTRA VEZ DISSERAM: ALELUIA. E A FUMAÇA DELA SOBE PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS (= o céu continua festejando a destruição da Babilônia Mística).” 

3.ª NOTA DA VITÓRIA – “ENTÃO OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS E OS QUATRO SERES VIVENTES PROSTRARAM-SE E ADORARAM A DEUS QUE ESTÁ ASSENTADO NO TRONO, DIZENDO: AMÉM. ALELUIA!” 

É um momento solene de grande adoração ao Criador de todas as coisas. 

4.ª NOTA DA VITÓRIA – “E SAIU DO TRONO UMA VOZ, DIZENDO: LOUVAI O NOSSO DEUS, VÓS, TODOS OS SEUS SERVOS, E VÓS QUE O TEMEIS, ASSIM PEQUENOS COMO GRANDES.” 

Todos são conclamados a adorar O ÚNICO DIGNO DE ADORAÇÃO! 

5.ª NOTA DA VITÓRIA – “TAMBÉM OUVI UMA VOZ COMO A DE GRANDE MULTIDÃO, COMO A VOZ DE MUITAS ÁGUAS, E COMO A VOZ DE FORTES TROVÕES, QUE DIZIA: ALELUIA! PORQUE JÁ REINA O SENHOR NOSSO DEUS, O TODO-PODEROSO. REGOZIJEMO-NOS, E EXULTEMOS, E DEMOS-LHE A GLÓRIA; PORQUE SÃO CHEGADAS AS BODAS DO CORDEIRO, E JÁ A SUA NOIVA SE PREPAROU, E FOI-LHE PERMITIDO VESTIR-SE DE LINHO FINO, RESPLANDECENTE E PURO; POIS O LINHO FINO SÃO AS OBRAS JUSTAS DOS SANTOS.” 

Essa nota fala de muitas coisas maravilhosas: 

a) Pela quarta vez neste livro é pronunciada a palavra ALELUIA! Apesar de ser bastante pronunciada em nossos dias (= e, na maioria das vezes de forma tremendamente irreverente), essa sacra palavra aparece APENAS 28 VEZES NA BÍBLIA! Exatamente 24 vezes no Antigo Testamento (= só no livro dos Salmos) e apenas 4 vezes no Novo Testamento (= todas no Apocalipse). 

Há um grande significado no fato de aparecer somente 28 vezes! O número 28 é múltiplo de 7, ou melhor, é a soma consecutiva dos 7 primeiros algarismos. As 24 vezes em que aparece nos Salmos é dividida da seguinte forma: aparece UMA vez em 7 Salmos, DUAS vezes em 7 Salmos e TRÊS vezes em UM Salmo.  

Há duas classes de seres misteriosos citados nos momentos de adoração: Os 24 Anciãos e os 4 Seres Viventes (= e a palavra ALELUIA aparece 24 vezes no Antigo Testamento e 4 no Novo). 

b) AS BODAS DO CORDEIRO – É o casamento espiritual entre Cristo (= O Cordeiro) e Sua Noiva, a Igreja (= todos os Cristãos de todas as épocas). A primeira instituição criada por Deus foi o casamento, e os profetas sempre falaram do relacionamento de Deus com o Seu povo, comparando com o relacionamento entre um homem e uma mulher. 

“VÓS, MARIDOS, AMAI A VOSSAS MULHERES, COMO TAMBÉM CRISTO AMOU A IGREJA, E A SI MESMO SE ENTREGOU POR ELA...” (Efésios 5.25).

Quando o povo de Deus se volta para os ídolos os profetas chamam isso de PROSTITUIÇÃO e ADULTÉRIO, pois é como se uma mulher (= povo de Deus) tivesse abandonado o marido (= Deus) e fugido com os amantes (= falsos deuses). 

Muitas vezes a linguagem usada pelos profetas é incrivelmente dura:

“E PELA LEVIANDADE DA SUA PROSTITUIÇÃO CONTAMINOU A TERRA, PORQUE ADULTEROU COM A PEDRA E COM O PAU (= isto é, adorou ídolos de pedra e pau – o profeta está falando de Israel).” (Jeremias 3.9) 

“OS TEUS ADULTÉRIOS, E OS TEUS RINCHOS, E A ENORMIDADE DA TUA PROSTITUIÇÃO, ESSAS ABOMINAÇÕES TUAS, EU AS TENHO VISTO SOBRE OS OUTEIROS NO CAMPO. AI DE TI, JERUSALÉM! ATÉ QUANDO NÃO TE PURIFICARÁS?” (Jeremias 13.27)

“TAMBÉM TE PROSTITUÍSTE COM OS EGÍPCIOS, TEUS VIZINHOS, GRANDEMENTE CARNAIS; E MULTIPLICASTE A TUA PROSTITUIÇÃO, PARA ME PROVOCARES À IRA.” (Ezequiel 16.26) 

“ASSIM ÉS DIFERENTE DE OUTRAS MULHERES (= és diferente de outras religiões, outras nações) NAS TUAS PROSTITUIÇÕES; POIS NINGUÉM TE PROCURA PARA PROSTITUIÇÃO; PELO CONTRÁRIO TU DÁS A PAGA, E NÃO A RECEBES; ASSIM ÉS DIFERENTE (= aqui diz que não são os deuses-demônios que procuram o povo de Deus, mas exatamente o contrário).” (Ezequiel 16.34) 

“QUANDO O SENHOR FALOU NO PRINCÍPIO POR OSÉIAS, DISSE O SENHOR A OSÉIAS: VAI, TOMA POR ESPOSA UMA MULHER DE PROSTITUIÇÕES, E FILHOS DE PROSTITUIÇÃO; PORQUE A TERRA SE PROSTITUIU, APARTANDO-SE DO SENHOR.” (Oséias 1.2). 

Em resumo, prostituição espiritual é desviar-se dos caminhos de Deus. 

“E DISSE-ME: ESCREVE: BEM-AVENTURADOS AQUELES QUE SÃO CHAMADOS À CEIA DAS BODAS DO CORDEIRO. DISSE-ME AINDA: ESTAS SÃO AS VERDADEIRAS PALAVRAS DE DEUS. ENTÃO ME LANCEI A SEUS PÉS PARA ADORÁ-LO, MAS ELE ME DISSE: OLHA, NÃO FAÇAS TAL: SOU CONSERVO TEU E DE TEUS IRMÃOS, QUE TÊM O TESTEMUNHO DE JESUS; ADORA A DEUS; POIS O TESTEMUNHO DE JESUS É O ESPÍRITO DA PROFECIA.” 

Aqui se fala dos chamados às Bodas do Cordeiro (= algumas versões dizem CONVIDADOS). Quem serão estes? Todas as pessoas que se converteram a Cristo após a Igreja ter sido levada para o céu. Eles não farão parte da NOIVA, mas serão os convidados para o casamento. Também pode estar se referindo ao povo de Israel (= o povo terreno de Deus, que se converterá por ocasião do retorno de Cristo). 

O anjo que falava era tão resplandecente que o profeta foi tentado a adorá-lo. Mas foi repreendido: “NÃO FAÇAS TAL: SOU CONSERVO TEU E DE TEUS IRMÃOS, QUE TÊM O TESTEMUNHO DE JESUS; ADORA A DEUS”. Ninguém (nem mesmo a mais gloriosa criatura do céu) merece adoração, MAS SOMENTE A DIVINA TRINDADE! 

6.ª NOTA DA VITÓRIA – “E VI O CÉU ABERTO, E EIS UM CAVALO BRANCO; E O QUE ESTAVA MONTADO NELE CHAMA-SE FIEL E VERDADEIRO; E JULGA E PELEJA COM JUSTIÇA.” 

No capítulo 6 do Apocalipse aparece também um cavaleiro montado num cavalo branco.

“OLHEI, E EIS UM CAVALO BRANCO; E O QUE ESTAVA MONTADO NELE TINHA UM ARCO; E FOI-LHE DADA UMA COROA, E SAIU VENCENDO, E PARA VENCER.”

Quem é este? Será o mesmo do capítulo 19 (que estamos estudando?) Não, e há várias razões: 

a) Ele não é identificado de forma nenhuma. É simplesmente um cavaleiro. Mas o do capítulo 19 é chamado de FIEL E VERDADEIRO (em toda a história só existe UM que é digno de receber tal título: JESUS!).

b) “E FOI-LHE DADA UMA COROA...” – Jesus não tem UMA coroa, mas MUITOS DIADEMAS!  

c) “E FOI-LHE DADA...” Essa expressão é usada no sentido de PERMISSÃO LIMITADA, e aparece várias vezes no Apocalipse, geralmente relacionada ao poder do mal. Vejamos alguns exemplos: 

“E SAIU OUTRO CAVALO, UM CAVALO VERMELHO; E AO QUE ESTAVA MONTADO NELE FOI DADO QUE TIRASSE A PAZ DA TERRA...” (Apocalipse 6.4) 

“...E OLHEI, E EIS UM CAVALO AMARELO, E O QUE ESTAVA MONTADO NELE E FOI-LHE DADA AUTORIDADE SOBRE A QUARTA PARTE DA TERRA, PARA MATAR...” (Apocalipse 6.8) 

“...O QUINTO ANJO TOCOU A SUA TROMBETA, E VI UMA ESTRELA (= um anjo) QUE DO CÉU CAÍRA SOBRE A TERRA (= anjos de Deus não caem do céu, mas sim anjos rebeldes); E FOI-LHE DADA A CHAVE DO POÇO DO ABISMO.” (Apocalipse 9.1) 

Especialmente no capítulo 13, ao mostrar o surgimento e governo da Besta, aparecem várias expressões paralelas, todas indicando PERMISSÃO: 

“ENTÃO VI SUBIR DO MAR UMA BESTA... FOI-LHE DADA UMA BOCA QUE PROFERIA ARROGÂNCIAS E BLASFÊMIAS;

E DEU-SE-LHE AUTORIDADE PARA ATUAR POR QUARENTA E DOIS MESES (...) TAMBÉM LHE FOI PERMITIDO FAZER GUERRA AOS SANTOS, E VENCÊ-LOS;

E DEU-SE-LHE AUTORIDADE SOBRE TODA TRIBO, E POVO, E LÍNGUA E NAÇÃO (...) E, POR MEIO DOS SINAIS QUE LHE FOI PERMITIDO FAZER (...) FOI-LHE CONCEDIDO TAMBÉM DAR FÔLEGO À IMAGEM DA BESTA...” 

Isso revela claramente que não há ação nenhuma no Universo que aconteça sem a permissão de Deus. Tudo que Satanás fará (e tem feito) na terra é por consentimento divino. O cavaleiro do capítulo 19 não faz nada PORQUE LHE FOI PERMITIDO, mas PORQUE ELE QUER, pois é O Próprio Filho de Deus, porém o do capítulo 6 não tem essa liberdade, e, portanto, NÃO PODE SER JESUS CRISTO! 

E para ficar mais claro, no capítulo 5 se fala do Cordeiro (= Jesus) e ali se diz algo surpreendente sobre Ele: 

“...NISTO VI, ENTRE O TRONO E OS QUATRO SERES VIVENTES, NO MEIO DOS ANCIÃOS, UM CORDEIRO EM PÉ, COMO HAVENDO SIDO MORTO, E TINHA SETE CHIFRES E SETE OLHOS, QUE SÃO OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS, ENVIADOS POR TODA A TERRA. E VEIO E TOMOU O LIVRO DA DESTRA DO QUE ESTAVA ASSENTADO SOBRE O TRONO.” Que coisa impressionante: O Cordeiro NÃO PEDIU permissão para apanhar o livro, mas simplesmente O TOMOU das Mãos Daquele que se assentava no Trono (= O Próprio Deus)! Isso não é uma expressão muito forte, ou seja, uma expressão de má-educação? Não!  

Isso revela tão somente A AUTORIDADE DE JESUS. Não disse Ele que Deus lhe deu “TODA AUTORIDADE NO CÉU E NA TERRA” (Mateus 28.18)?  

Voltando ao cavaleiro do capítulo 6. Há outra expressão polêmica sobre ele: 

“E SAIU VENCENDO, E PARA VENCER.” Alguém pode achar que estas palavras só podem ser aplicadas a Cristo. Mas a mesma elocução é usada para com a Besta: 

“...TAMBÉM LHE FOI PERMITIDO FAZER GUERRA AOS SANTOS, E VENCÊ-LOS...” (Apocalipse 13.7). Deste modo, por um certo período de tempo, o Anticristo será um vencedor. Observe que o cavaleiro saiu PARA VENCER, mas no capítulo 5 (anterior a este) se afirma que O Cordeiro já “VENCEU”. 

Concluindo, o cavaleiro do capítulo 6 tem tudo para ser o Anticristo, o enganador, com sua falsa paz, o extremo contrário do cavaleiro do capítulo 19, que é O REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES! 

Voltando à análise do cavaleiro do capítulo 19:

“OS SEUS OLHOS ERAM COMO CHAMA DE FOGO (= tal como Jesus se identifica no primeiro capítulo); SOBRE A SUA CABEÇA HAVIA MUITOS DIADEMAS (= e não somente uma coroa); E TINHA UM NOME ESCRITO, QUE NINGUÉM SABIA SENÃO ELE MESMO (= e não adianta especular sobre Esse Nome Secreto).” 

“ESTAVA VESTIDO DE UM MANTO SALPICADO DE SANGUE...” 

De quem era essa mancha de sangue nas vestes de Cristo? É fácil imaginar que é o sangue Dele, mas o profeta Isaias, usando uma linguagem profética e poética, falando da grande batalha do Messias (= Jesus) no final dos tempos, diz: 

“EU SOZINHO (= diz O Messias Jesus) PISEI NO LAGAR, E DOS POVOS NINGUÉM HOUVE COMIGO; EU OS PISEI NA MINHA IRA, E OS ESMAGUEI NO MEU FUROR, E O SEU SANGUE (= dos inimigos Dele) SALPICOU AS MINHAS VESTES, E MANCHEI TODA A MINHA VESTIDURA. (...) PISEI OS POVOS NA MINHA IRA, E OS EMBRIAGUEI NO MEU FUROR; E DERRAMEI SOBRE A TERRA O SEU SANGUE.” (Isaias 63.3,6).

“...E O NOME PELO QUAL SE CHAMA É O VERBO DE DEUS.” Este é o mesmo de Quem fala o Evangelho de João no capítulo primeiro: 

“NO PRINCÍPIO ERA O VERBO, E O VERBO ESTAVA COM DEUS, E O VERBO ERA DEUS. ELE ESTAVA NO PRINCÍPIO COM DEUS. TODAS AS COISAS FORAM FEITAS POR INTERMÉDIO DELE, E SEM ELE NADA DO QUE FOI FEITO SE FEZ. NELE ESTAVA A VIDA, E A VIDA ERA A LUZ DOS HOMENS...” 

“SEGUIAM-NO OS EXÉRCITOS QUE ESTÃO NO CÉU, EM CAVALOS BRANCOS, E VESTIDOS DE LINHO FINO, BRANCO E PURO (= Esse Cavaleiro é seguido por uma comitiva muito diferente daquela que acompanhava o cavaleiro do capítulo 6 – mais uma prova de que NÃO SÃO A MESMA PESSOA!).” 

“DA SUA BOCA SAÍA UMA ESPADA AFIADA, PARA FERIR COM ELA AS NAÇÕES; ELE AS REGERÁ COM VARA DE FERRO; E ELE MESMO É O QUE PISA O LAGAR DO VINHO DO FUROR DA IRA DO DEUS TODO-PODEROSO (= aqui aparecem quase as mesmas palavras da profecia de Isaias 63).” 

“NO MANTO, SOBRE A SUA COXA TEM ESCRITO O NOME: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES (= sem comentário!).” 

Antes da sétima nota de vitória, vem mais um parêntesis.

“E VI UM ANJO EM PÉ NO SOL; E CLAMOU COM GRANDE VOZ, DIZENDO A TODAS AS AVES QUE VOAVAM PELO MEIO DO CÉU:

VINDE, AJUNTAI-VOS PARA A GRANDE CEIA DE DEUS, PARA COMERDES CARNES DE REIS, CARNES DE COMANDANTES, CARNES DE PODEROSOS, CARNES DE CAVALOS E DOS QUE NELES MONTAVAM, SIM, CARNES DE TODOS OS HOMENS, LIVRES E ESCRAVOS, PEQUENOS E GRANDES.

E VI A BESTA, E OS REIS DA TERRA, E OS SEUS EXÉRCITOS REUNIDOS PARA FAZEREM GUERRA ÀQUELE QUE ESTAVA MONTADO NO CAVALO, E AO SEU EXÉRCITO.” 

Esta é a preparação para a grande batalha na planície de Armagedom. A dura linguagem profética mostra que será a mais sangrenta das batalhas.

E então, vem última nota de vitória. 

7.ª NOTA DA VITÓRIA – “E A BESTA FOI PRESA, E COM ELA O FALSO PROFETA... (= isso expressa a vitória final do Cordeiro de Deus sobre a Besta e seu reino).” Na verdade, a Besta já é uma derrotada, aguardando somente a execução dessa derrota. Na cruz do Gólgota JESUS venceu todo o poder contrário a Deus. Ele não precisa vencer mais nada, mas apenas EXECUTAR seus inimigos! Satanás luta sabendo que não adianta mais nada. Tudo o que ele faz é uma guerra de desespero, por isso a profecia diz: 

“...AI DA TERRA E DO MAR! PORQUE O DIABO DESCEU A VÓS COM GRANDE IRA, SABENDO QUE POUCO TEMPO LHE RESTA.” (Apocalipse 12.12) Esta é a principal razão porque em nossos dias ele tem procurado destruir a Igreja de Jesus de todas as formas. E é também a razão dele desmotivar tanto os Cristãos para que não estudem as profecias (especialmente o Apocalipse). Você tem sentido essa pressão em sua vida? 

7.ª FASE DO APOCALIPSE – CAPÍTULOS 21 E 22 – O REINO FINAL ESTABELECIDO – AS 7 COISAS NOVAS DA ETERNIDADE. 

01- NOVO CÉU; E 02- NOVA TERRA. 

“E VI UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA. PORQUE JÁ SE FORAM O PRIMEIRO CÉU E A PRIMEIRA TERRA, E O MAR JÁ NÃO EXISTE.” 

Isso não significa que a terra e o céu atual deverão ser destruídos totalmente. Na verdade, eles serão RENOVADOS, pois Deus mesmo diz: 

“E O QUE ESTAVA ASSENTADO SOBRE O TRONO DISSE: EIS QUE FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS. E ACRESCENTOU: ESCREVE; PORQUE ESTAS PALAVRAS SÃO FIÉIS E VERDADEIRAS.” (Apocalipse 21.5). 

O “novo céu” não se refere ao lugar da habitação da Divindade – pois esse nunca foi contaminado – mas ao firmamento, ao espaço sideral – local de conflitos e quartel-general dos seres demoníacos.  

03- NOVA CIDADE 

“E VI A SANTA CIDADE, A NOVA JERUSALÉM, QUE DESCIA DO CÉU DA PARTE DE DEUS, ADEREÇADA COMO UMA NOIVA ATAVIADA PARA O SEU NOIVO.” 

A Nova Jerusalém, por um lado é uma cidade, e por outro representa a Igreja de Jesus, a Noiva do Cordeiro. Esse maravilhoso “satélite celestial” irá iluminar toda a terra de uma forma que a linguagem humana não é capaz de descrever. 

04- NOVO POVO 

“E OUVI UMA GRANDE VOZ, VINDA DO TRONO, QUE DIZIA: EIS QUE O TABERNÁCULO DE DEUS ESTÁ COM OS HOMENS, POIS COM ELES HABITARÁ, E ELES SERÃO O SEU POVO, E DEUS MESMO ESTARÁ COM ELES (= o pecado, que era a grande barreira de separação, não existe mais. Agora, finalmente, o homem poderá andar com Deus como acontecia no Éden antes da Queda de Adão).”

“ELE ENXUGARÁ DE SEUS OLHOS TODA LÁGRIMA; E NÃO HAVERÁ MAIS MORTE, NEM HAVERÁ MAIS PRANTO, NEM LAMENTO, NEM DOR; PORQUE JÁ AS PRIMEIRAS COISAS SÃO PASSADAS (= tudo que é negativo estará excluído do Novo Mundo de Deus).” 

“E O QUE ESTAVA ASSENTADO SOBRE O TRONO DISSE: EIS QUE FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS. E ACRESCENTOU: ESCREVE; PORQUE ESTAS PALAVRAS SÃO FIÉIS E VERDADEIRAS (= esta é A AUTENTICAÇÃO DE DEUS à profecia do Apocalipse, mas Satanás tem usado os modernos críticos para desacreditar essa preciosa revelação. Eles tentam, desesperadamente, provar que o Apocalipse não passa de delírios de um iludido ancião – só que os acontecimentos atuais tem confirmado cada detalhe das visões de João, de forma espantosa e irrefutável)”. 

“DISSE-ME AINDA: ESTÁ CUMPRIDO: EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O PRINCÍPIO E O FIM. A QUEM TIVER SEDE, DE GRAÇA LHE DAREI A BEBER DA FONTE DA ÁGUA DA VIDA (= apesar da Salvação Verdadeira ser oferecida DE GRAÇA, a humanidade prefere PAGAR por uma salvação falsa, ilusória e mortal, preferindo as religiões pagãs e filosofias humanas).” 

“AQUELE QUE VENCER HERDARÁ ESTAS COISAS; E EU SEREI SEU DEUS, E ELE SERÁ MEU FILHO (= portanto, nem todo mundo é filho de Deus, mas somente AQUELE QUE VENCER O MUNDO).” E como é que se vence o mundo? 

“...PORQUE TODO O QUE É NASCIDO DE DEUS VENCE O MUNDO; E ESTA É A VITÓRIA QUE VENCE O MUNDO: A NOSSA FÉ. QUEM É O QUE VENCE O MUNDO, SENÃO AQUELE QUE CRÊ QUE JESUS É O FILHO DE DEUS?” (I João 5.4-5). 

Então basta crer NELE? Sim, mas tem de crer “COMO DIZ A ESCRITURA” (João 7.38), e a Sagrada Escritura diz que “... SE ALGUÉM ESTÁ EM CRISTO, NOVA CRIATURA É; AS COISAS VELHAS JÁ PASSARAM; EIS QUE TUDO SE FEZ NOVO.” (II Coríntios 5.17). 

Após a maravilhosa promessa ao vencedor, temos uma solene advertência: 

“MAS, QUANTO AOS MEDROSOS, E AOS INCRÉDULOS, E AOS ABOMINÁVEIS, E AOS HOMICIDAS, E AOS ADÚLTEROS, E AOS FEITICEIROS, E AOS IDÓLATRAS, E A TODOS OS MENTIROSOS, A SUA PARTE SERÁ NO LAGO ARDENTE DE FOGO E ENXOFRE, QUE É A SEGUNDA MORTE.” 

a)     MEDROSOS – Aqueles que não agüentaram as pressões e abandonaram JESUS – “MAS O ESPÍRITO EXPRESSAMENTE DIZ QUE NOS ÚLTIMOS TEMPOS ALGUNS APOSTATARÃO DA FÉ, DANDO OUVIDOS A ESPÍRITOS ENGANADORES, E A DOUTRINAS DE DEMÔNIOS...” (I Timóteo 4.1). 

b)     INCRÉDULOS – Aqueles que não quiseram crer em JESUS, principalmente “...PORQUE AMARAM MAIS A GLÓRIA DOS HOMENS DO QUE A GLÓRIA DE DEUS.” (João 12.43). 

c)      ABOMINÁVEIS – Os impuros e profanos, que zombaram e blasfemaram da Fé Cristã, e principalmente os idólatras – “O QUE JUSTIFICA O ÍMPIO, E O QUE CONDENA O JUSTO, SÃO ABOMINÁVEIS AO SENHOR, TANTO UM COMO O OUTRO.” (Provérbios 17.15). “PESOS FRAUDULENTOS SÃO ABOMINÁVEIS AO SENHOR; E BALANÇAS ENGANOSAS NÃO SÃO BOAS.” (Provérbios 20.23). “OS LÁBIOS MENTIROSOS SÃO ABOMINÁVEIS AO SENHOR; MAS OS QUE PRATICAM A VERDADE SÃO O SEU DELEITE.” (Provérbios 12.22). “AFIRMAM QUE CONHECEM A DEUS, MAS PELAS SUAS OBRAS O NEGAM, SENDO ABOMINÁVEIS, E DESOBEDIENTES, E RÉPROBOS PARA TODA BOA OBRA.” (Tito 1.16). “COM DEUSES ESTRANHOS O MOVERAM A ZELOS; COM ABOMINAÇÕES O PROVOCARAM À IRA”.(Deuteronômio 32.16). 

d)     HOMICIDAS – Para Deus “pensar e fazer é a mesma coisa”. Por isso quem ODEIA A SEU IRMÃO é chamado de assassino, pois mentalmente “assassinou seu irmão”. “TODO O QUE ODEIA A SEU IRMÃO É HOMICIDA; E VÓS SABEIS QUE NENHUM HOMICIDA TEM A VIDA ETERNA PERMANECENDO NELE.” (I João 3.15). 

e)     ADÚLTEROS – Não somente quem gostava de trair seu cônjuge, mas também quem cometia adultério espiritual, deixando JESUS para adorar e cultuar os ídolos (= de gesso ou de carne). “...POIS ADULTERARAM, E SANGUE SE ACHA NAS SUAS MÃOS; COM OS SEUS ÍDOLOS ADULTERARAM, E ATÉ LHES OFERECERAM EM HOLOCAUSTO, PARA SEREM CONSUMIDOS, OS SEUS FILHOS, QUE DE MIM GERARAM.” (Ezequiel 23.37). 

f)        FEITICEIROS – Não somente quem pratica a feitiçaria, mas também os rebeldes e obstinados. “PORQUE A REBELIÃO É COMO O PECADO DE FEITIÇARIA, E A OBSTINAÇÃO É COMO A INIQÜIDADE DE IDOLATRIA. PORQUANTO REJEITASTE A PALAVRA DO SENHOR, ELE TAMBÉM TE REJEITOU, A TI, PARA QUE NÃO SEJAS REI.” (I Samuel 15.23) 

g)     IDÓLATRAS – Rejeitaram JESUS por causa dos ídolos, entre os quais o dinheiro, a posição social, o poder, etc. “EXTERMINAI, POIS, AS VOSSAS INCLINAÇÕES CARNAIS; A PROSTITUIÇÃO, A IMPUREZA, A PAIXÃO, A VIL CONCUPISCÊNCIA, E A AVAREZA, QUE É IDOLATRIA” (Colossenses 3.5). 

h)      MENTIROSOS – Não somente quem costumava enganar o próximo, por causa da inveja e cobiça, mas também os falsos cristãos, os cristãos “DE APARÊNCIA” (II Timóteo 3.5), que fingiam cultuar a Deus, mas na realidade prestavam adoração aos demônios, preferindo entregar suas vidas nas mãos de supostos santos e entidades malignas disfarçadas de “padroeiros e padroeiras”. Aqui lembramos novamente a infame PROSTITUTA BABILÔNICA, a responsável maior por levar milhões de pessoas a cultuarem qualquer pessoa e coisa AO INVÉS DO ÚNICO DEUS VIVO E VERDADEIRO! Não é de admirar que a destruição dela seja motivo de grande festa no céu! 

“E VEIO UM DOS SETE ANJOS QUE TINHAM AS SETE TAÇAS CHEIAS DAS SETE ÚLTIMAS PRAGAS (= esta frase é semelhante àquela no inicio do capítulo 17, onde se fala da Prostituta Babilônica, e isto não é por acaso, já que aqui será apresentada a NOIVA DO CORDEIRO), E FALOU COMIGO, DIZENDO: VEM, MOSTRAR-TE-EI A NOIVA, A ESPOSA DO CORDEIRO.” 

“E LEVOU-ME EM ESPÍRITO A UM GRANDE E ALTO MONTE, E MOSTROU-ME A SANTA CIDADE DE JERUSALÉM, QUE DESCIA DO CÉU DA PARTE DE DEUS,” 

“TENDO A GLÓRIA DE DEUS; E O SEU BRILHO ERA SEMELHANTE A UMA PEDRA PRECIOSÍSSIMA, COMO SE FOSSE JASPE CRISTALINO;” 

O contraste com a Prostituta Babilônica é colossal. Vejamos as principais diferenças: 

PROSTITUTA BABILÔNICA – Apocalipse 17

A NOIVA DE CRISTO – Apocalipse 21

“VEIO UM DOS SETE ANJOS QUE TINHAM AS SETE TAÇAS, E FALOU COMIGO, DIZENDO: VEM, MOSTRAR-TE-EI A CONDENAÇÃO DA GRANDE PROSTITUTA QUE ESTÁ ASSENTADA SOBRE MUITAS ÁGUAS”

“E VEIO UM DOS SETE ANJOS QUE TINHAM AS SETE TAÇAS CHEIAS DAS SETE ÚLTIMAS PRAGAS, E FALOU COMIGO, DIZENDO: VEM, MOSTRAR-TE-EI A NOIVA, A ESPOSA DO CORDEIRO.”

 

Noiva da Besta

Noiva do Cordeiro

Está no deserto

Está sobre um alto e elevado monte

Babilônia (= Roma)

Jerusalém

Sujeita a Satanás

Sujeita a Cristo

Adornada com ouro e pedras preciosas corruptíveis

Adornada com a glória de Deus

Ruína no futuro

Glória eterna no futuro

Cobiça posses terrenas

Tem chamado celeste

Possuída pelo espírito maligno

Habitada pelo Espírito Santo

Será lançada nas profundezas

Será elevada no ar

Tem vários senhores

Esposa de um só marido

Oferece a taça das abominações

Oferece a taça de salvação

Embriagada com o sangue dos santos

Comprada e lavada com o sangue de Cristo

 Temos a seguir a descrição da Nova Jerusalém: 

“E TINHA UM GRANDE E ALTO MURO COM DOZE PORTAS, E NAS PORTAS DOZE ANJOS, E NOMES ESCRITOS SOBRE ELAS, QUE SÃO OS NOMES DAS DOZE TRIBOS DOS FILHOS DE ISRAEL.” 

“AO ORIENTE HAVIA TRÊS PORTAS, AO NORTE TRÊS PORTAS, AO SUL TRÊS PORTAS, E AO OCIDENTE TRÊS PORTAS.” 

“O MURO DA CIDADE TINHA DOZE FUNDAMENTOS, E NELES ESTAVAM OS NOMES DOS DOZE APÓSTOLOS DO CORDEIRO.” 

“E AQUELE QUE FALAVA COMIGO TINHA POR MEDIDA UMA CANA DE OURO, PARA MEDIR A CIDADE, AS SUAS PORTAS E O SEU MURO.” 

“A CIDADE ERA QUADRANGULAR; E O SEU COMPRIMENTO ERA IGUAL À SUA LARGURA. E MEDIU A CIDADE COM A CANA E TINHA ELA DOZE MIL ESTÁDIOS; E O SEU CUMPRIMENTO, LARGURA E ALTURA ERAM IGUAIS.” 

“TAMBÉM MEDIU O SEU MURO, E ERA DE CENTO E QUARENTA E QUATRO CÔVADOS, SEGUNDO A MEDIDA DE HOMEM, ISTO É, DE ANJO.” 

“O MURO ERA CONSTRUÍDO DE JASPE, E A CIDADE ERA DE OURO PURO, SEMELHANTE A VIDRO LÍMPIDO.” 

“OS FUNDAMENTOS DO MURO DA CIDADE ESTAVAM ADORNADOS DE TODA ESPÉCIE DE PEDRAS PRECIOSAS. O PRIMEIRO FUNDAMENTO ERA DE JASPE; O SEGUNDO, DE SAFIRA; O TERCEIRO, DE CALCEDÔNIA; O QUARTO, DE ESMERALDA; O QUINTO, DE SARDÔNICA; O SEXTO, DE SÁRDIO; O SÉTIMO, DE CRISÓLITO; O OITAVO, DE BERILO; O NONO, DE TOPÁZIO; O DÉCIMO, DE CRISÓPRASO; O UNDÉCIMO, DE JACINTO; O DUODÉCIMO, DE AMETISTA.” 

“AS DOZE PORTAS ERAM DOZE PÉROLAS: CADA UMA DAS PORTAS ERA DE UMA SÓ PÉROLA; E A PRAÇA DA CIDADE ERA DE OURO PURO, TRANSPARENTE COMO VIDRO.” 

João usou palavras humanas para TENTAR descrever a GLÓRIA CELESTIAL. Ele diz que a praça da cidade “ERA DE OURO PURO”. Apesar de não citar a palavra “COMO”, querendo dizer “COMO OURO PURO” é mais do que claro que ele viu algo glorioso demais, e usou o vocabulário que pôde para tentar DESCREVER O INDESCRITÍVEL. Portanto, não há palavras humanas capazes de descrever as realidades celestiais. Por mais gloriosa que tenha sido essa visão, a realidade será muito mais. Deus abençoe cada um que está lendo estas linhas, a fim de que venham a participar desse futuro reino de glória. O caminho Deus já preparou: Chama-se JESUS! Você já está trilhando por Ele? 

05 – NOVO SANTUÁRIO 

“NELA NÃO VI SANTUÁRIO, PORQUE O SEU SANTUÁRIO É O SENHOR DEUS TODO-PODEROSO, E O CORDEIRO.”

Na Nova Cidade não haverá um templo onde as pessoas se reúnem para cultuar a Deus, mas A PRÓPRIA DIVINDADE será o Templo que abrigará todos os salvos. E DEUS SERÁ TUDO EM TODOS (I Coríntios 15.28). 

06 - NOVA LÂMPADA 

“A CIDADE NÃO NECESSITA NEM DO SOL, NEM DA LUA, PARA QUE NELA RESPLANDEÇAM, PORÉM A GLÓRIA DE DEUS A TEM ALUMIADO, E O CORDEIRO É A SUA LÂMPADA.” 

A iluminação será perfeita. Não está claro se o sol e a lua deixarão de existir, mas é possível que a luz da Nova Jerusalém seja tão forte, que o sol nem será percebido. 

“AS NAÇÕES ANDARÃO À SUA LUZ; E OS REIS DA TERRA TRARÃO PARA ELA A SUA GLÓRIA.” 

“AS SUAS PORTAS NÃO SE FECHARÃO DE DIA, E NOITE ALI NÃO HAVERÁ;” 

“E A ELA TRARÃO A GLÓRIA E A HONRA DAS NAÇÕES.” 

“E NÃO ENTRARÁ NELA COISA ALGUMA IMPURA, NEM O QUE PRATICA ABOMINAÇÃO OU MENTIRA; MAS SOMENTE OS QUE ESTÃO INSCRITOS NO LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO.” 

O primeiro pecado citado na Bíblia foi a mentira (Gênesis 3) e o último também. Jesus disse que Satanás é “MENTIROSO E PAI DA MENTIRA” (João 8.44).  

07 - NOVO PARAISO 

“E MOSTROU-ME O RIO DA ÁGUA DA VIDA, CLARO COMO CRISTAL, QUE PROCEDIA DO TRONO DE DEUS E DO CORDEIRO.” 

“NO MEIO DA SUA PRAÇA, E DE AMBOS OS LADOS DO RIO, ESTAVA A ÁRVORE DA VIDA, QUE PRODUZ DOZE FRUTOS, DANDO SEU FRUTO DE MÊS EM MÊS; E AS FOLHAS DA ÁRVORE SÃO PARA A CURA DAS NAÇÕES.” 

“ALI NÃO HAVERÁ JAMAIS MALDIÇÃO. NELA ESTARÁ O TRONO DE DEUS E DO CORDEIRO, E OS SEUS SERVOS O SERVIRÃO, E VERÃO A SUA FACE; E NAS SUAS FRONTES ESTARÁ O SEU NOME.” 

“E ALI NÃO HAVERÁ MAIS NOITE, E NÃO NECESSITARÃO DE LUZ DE LÂMPADA NEM DE LUZ DO SOL, PORQUE O SENHOR DEUS OS ALUMIARÁ; E REINARÃO PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS.” 

Os contos de fadas costumam terminar com a frase: “E FORAM FELIZES PARA SEMPRE”. Aqui, no final da história da Humanidade e inicio de uma nova era, a profecia encerra com a frase: “E REINARÃO PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS.” A profecia fala do novo mundo apresentando 7 coisas perfeitas: 

01 – UM MUNDO PERFEITO - “ALI NÃO HAVERÁ JAMAIS MALDIÇÃO.” 

02 – UM TRONO PERFEITO – “NELA ESTARÁ O TRONO DE DEUS E DO CORDEIRO” 

03 – SERVOS PERFEITOS – “E OS SEUS SERVOS O SERVIRÃO” 

04 – VISÃO PERFEITA – “E VERÃO A SUA FACE” 

05 – NOME PERFEITO – “E NAS SUAS FRONTES ESTARÁ O SEU NOME.” 

06 – ILUMINAÇÃO PERFEITA - “E ALI NÃO HAVERÁ MAIS NOITE, E NÃO NECESSITARÃO DE LUZ DE LÂMPADA NEM DE LUZ DO SOL, PORQUE O SENHOR DEUS OS ALUMIARÁ.” 

07 – REINO PERFEITO – “E REINARÃO PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS.”  

CONCLUSÃO – 7 ADVERTÊNCIAS FINAIS 

1.ª ADVERTÊNCIA – ESTA PROFECIA É FIEL 

“E DISSE-ME: ESTAS PALAVRAS SÃO FIÉIS E VERDADEIRAS; E O SENHOR, O DEUS DOS ESPÍRITOS DOS PROFETAS, ENVIOU O SEU ANJO, PARA MOSTRAR AOS SEUS SERVOS AS COISAS QUE EM BREVE HÃO DE ACONTECER.” 

É possível que duvidemos das coisas que aqui foram reveladas. Será que acontecerão assim mesmo? Será que existe esperança para a humanidade? Será que há mesmo vida após a morte? Será que existe mesmo um sentido para a vida? Uma coisa é certa: é impossível estudarmos uma revelação tão profunda como esta e não sentirmos nada. É impossível penetrarmos tão profundamente nos mistérios de Deus (como acabamos de fazer) e não sentirmos no mais íntimo do nosso espírito que REALMENTE TUDO É VERDADE! Deus, que é O AUTOR desta extraordinária profecia DESEJA ARDENTEMENTE que conheçamos a verdade, e por isso SEU ESPÍRITO SE FAZ SENTIR em qualquer coração que se disponha a buscar essa verdade! 

Quem deseja encontrar uma prova da existência de Deus não precisa se aprofundar nos mistérios da Ciência e Filosofia. Basta ler a Bíblia! As Sagradas Escrituras não se preocupam em nenhum momento em tentar provar a existência de Deus, pois para os escritores bíblicos, isso era a coisa mais natural do mundo.

Portanto, um profundo estudo das profecias bíblicas e sobre a Pessoa de Jesus Cristo é suficiente para convencer qualquer um que ainda persiste em duvidar das realidades divinas. 

2.ª ADVERTÊNCIA – FELIZ É QUEM GUARDA ESSA PROFECIA

“EIS QUE CEDO VENHO! BEM-AVENTURADO AQUELE QUE GUARDA AS PALAVRAS DA PROFECIA DESTE LIVRO.” 

No inicio do livro há também uma Bem-Aventurança para aqueles que guardam as profecias deste livro. Assim a profecia inicia-se e encerra-se com uma Bem-Aventurança. Isto é Promessa de Deus, e deveríamos atentar para ela, principalmente porque se aproxima o tempo do total cumprimento. 

3.ª ADVERTÊNCIA – SÓ DEUS MERECE ADORAÇÃO 

“EU, JOÃO, SOU O QUE OUVI E VI ESTAS COISAS. E QUANDO AS OUVI E VI, PROSTREI-ME AOS PÉS DO ANJO QUE MAS MOSTRAVA, PARA O ADORAR.  MAS ELE ME DISSE: OLHA, NÃO FAÇAS TAL; PORQUE EU SOU CONSERVO TEU E DE TEUS IRMÃOS, OS PROFETAS, E DOS QUE GUARDAM AS PALAVRAS DESTE LIVRO. ADORA A DEUS.” 

O ser humano foi criado para adorar a Deus. Mas por causa da Queda do Homem houve uma desarmonia total. Mesmo assim, a humanidade continuou com a capacidade e a necessidade de adorar. O ser humano tem que adorar algo ou alguém. Quer seja Deus, o Diabo ou o próprio homem. João estava tão maravilhado com as tremendas visões e com a imponência do anjo, que imaginou estar diante da Própria Divindade e não hesitou em se ajoelhar. Mas o anjo o repreendeu de imediato, dizendo simplesmente: “ADORA A DEUS!”. 

Ninguém em todo o Universo merece nossa adoração e culto a não ser a DIVINDADE TRIUNA (= PAI, FILHO E ESPIRITO SAN TO). Mas atualmente há milhões de deuses (= humanos e demônios) sendo reverenciados, e isso está acelerando a hora do julgamento divino. Há algum deles em tua vida? Talvez você não seja nem devoto de santo nenhum, mas em sua vida pode haver alguém ou algo MAIS IMPORTANTE DO QUE DEUS, e isso é suficiente para incluí-lo no rol dos adoradores de ídolos e falsos deuses. O mesmo João (que de vez em quando era tentado a adorar o anjo) escreveu mais tarde: 

“...FILHINHOS, GUARDAI-VOS DOS ÍDOLOS.” (I João 5.21). 

Essa expressão “GUARDAI-VOS” quer dizer: TOME CUIDADO, FIQUE O MAIS LONGE POSSÍVEL, ACAUTELE-SE, PREVINA-SE, SEJA PRECAVIDO,  ABSTENHA-SE, CONTENHA-SE, REFREIE-SE, etc. Em outras palavras: FUJA DOS ÍDOLOS COMO SE FUGISSE DE MIL DEMÔNIOS! 

4.ª ADVERTÊNCIA – NÃO DEIXE DE ESTUDAR ESTA PROFECIA

“DISSE-ME AINDA: NÃO SELES AS PALAVRAS DA PROFECIA DESTE LIVRO; PORQUE PRÓXIMO ESTÁ O TEMPO.” 

Cerca de 400 anos antes do nascimento de Cristo, um outro profeta (Daniel) recebeu grandes revelações da parte de Deus. Mas no final do seu livro recebeu a seguinte ordem do anjo: 

“TU, PORÉM, DANIEL, CERRA AS PALAVRAS E SELA O LIVRO, ATÉ O TEMPO DO FIM; MUITOS O ESQUADRINHARÃO, E A CIÊNCIA SE MULTIPLICARÁ.” (Daniel 12.4). 

Ele deveria “SELAR O LIVRO”, isto é, FECHAR, GUARDAR, ESCONDER, CONSERVAR EM SECRETO. Até quando? “ATÉ O TEMPO DO FIM”, isto é, até os acontecimentos proféticos começarem a se cumprir (= E ELES JÁ COMEÇARAM EM NOSSOS DIAS!). Qual a prova? Há muitas e todas relacionadas ao cumprimento das profecias. Porém existe uma profecia especial: O RETORNO DOS JUDEUS Á SUA TERRA. Os profetas ensinam que o fim dos tempos começará quando Israel retornar à sua pátria. 

No ano 70 depois de Cristo, o exército romano (comandado pelo general Tito) invadiu Jerusalém, destruiu o templo e matou mais de UM MILHÃO de judeus (= assassinaram tantos filhos de Israel crucificados que esgotaram todas as árvores ao redor de Jerusalém). 

Então os sobreviventes foram obrigados a se espalhar pelo mundo todo, onde continuaram a sofrer as mais cruéis humilhações. A tragédia judaica é o fato mais conhecido e mais espantoso do mundo, e ignora-la é desconhecer uma das partes mais importantes da História. Na verdade, a história de Israel é A PROVA da fidelidade das profecias bíblicas, pois tudo se cumpriu e tem se cumprido ao pé da letra, detalhe por detalhe. Houve dois cúmulos no drama de Israel: 

a) A Inquisição na Idade Média (= quando milhões de judeus – inclusive anciãos, mulheres e crianças – foram cruelmente assassinados sob as mais infames formas de torturas). Só escapavam aqueles que se “convertiam à força” ao falso Cristianismo ensinado naqueles dias – mais uma ação da Prostituta Babilônica. 

b) O Holocausto na II Guerra Mundial, comandado por Adolf Hitler e executado pelos nazistas. No período de 1939-1945, cerca de SEIS MILHÕES de judeus foram exterminados nas câmaras de gás e campos de concentração (= alguns historiadores já falam de SETE MILHÕES). Não existem palavras para descrever essa tragédia, mas podemos ter alguma idéia vendo filmes do tipo “A LISTA DE SCHINDLER”, de Steven Spielberg. Se as fictícias imagens do filme foram chocantes, a realidade o foi muito mais, terrivelmente muito mais. 

Porém o mais impressionante disso tudo é que toda essa “tragédia judaica” foi predita pelos profetas bíblicos (= e existem profecias com mais de 3000 anos de antecedência). Vejamos somente uma dessas profecias, a mais antiga (proferida por Moisés): 

O SENHOR FARÁ QUE SEJAS FERIDO DIANTE DOS TEUS INIMIGOS (...)

E SERÁS ESPETÁCULO HORRENDO A TODOS OS REINOS DA TERRA. 

OS TEUS CADÁVERES SERVIRÃO DE PASTO A TODAS AS AVES DO CÉU, E AOS ANIMAIS DA TERRA, E NÃO HAVERÁ QUEM OS ENXOTE (...) 

O SENHOR TE FERIRÁ COM LOUCURA, COM CEGUEIRA, E COM PASMO DE CORAÇÃO. 

(...) O FRUTO DA TUA TERRA E TODO O TEU TRABALHO COMÊ-LOS-Á UM POVO QUE NUNCA CONHECESTE; E SERÁS OPRIMIDO E ESMAGADO TODOS OS DIAS. 

E ENLOUQUECERÁS PELO QUE HÁS DE VER COM OS TEUS OLHOS (...)

O SENHOR TE LEVARÁ A TI E A TEU REI, QUE TIVERES POSTO SOBRE TI, A UMA NAÇÃO QUE NÃO CONHECESTE, NEM TU NEM TEUS PAIS; E ALI SERVIRÁS A OUTROS DEUSES, AO PAU E À PEDRA. 

E VIRÁS A SER POR PASMO, PROVÉRBIO E LUDÍBRIO ENTRE TODOS OS POVOS A QUE O SENHOR TE LEVAR (...)

TODAS ESTAS MALDIÇÕES VIRÃO SOBRE TI, E TE PERSEGUIRÃO, E TE ALCANÇARÃO, ATÉ QUE SEJAS DESTRUÍDO, POR NÃO HAVERES DADO OUVIDOS À VOZ DO SENHOR TEU DEUS, PARA GUARDARES OS SEUS MANDAMENTOS, E OS SEUS ESTATUTOS, QUE TE ORDENOU(...)

SERVIRÁS AOS TEUS INIMIGOS, QUE O SENHOR ENVIARÁ CONTRA TI, EM FOME E SEDE, E EM NUDEZ, E EM FALTA DE TUDO; E ELE PORÁ SOBRE O TEU PESCOÇO UM JUGO DE FERRO, ATÉ QUE TE HAJA DESTRUÍDO. 

O SENHOR LEVANTARÁ CONTRA TI DE LONGE, DA EXTREMIDADE DA TERRA, UMA NAÇÃO QUE VOA COMO A ÁGUIA, NAÇÃO CUJA LÍNGUA NÃO ENTENDERÁS; 

NAÇÃO DE ROSTO FEROZ, QUE NÃO RESPEITARÁ AO VELHO, NEM SE COMPADECERÁ DO MOÇO (...) 

E TE SITIARÁ EM TODAS AS TUAS PORTAS, ATÉ QUE EM TODA A TUA TERRA VENHAM A CAIR OS TEUS ALTOS E FORTES MUROS, EM QUE CONFIAVAS; SIM, TE SITIARÁ EM TODAS AS TUAS PORTAS, EM TODA A TUA TERRA QUE O SENHOR TEU DEUS TE DEU. 

E, NO CERCO E NO APERTO COM QUE OS TEUS INIMIGOS TE APERTARÃO, COMERÁS O FRUTO DO TEU VENTRE, A CARNE DE TEUS FILHOS E DE TUAS FILHAS, QUE O SENHOR TEU DEUS TE HOUVER DADO. 

(...) ASSIM FICAREIS POUCOS EM NÚMERO, DEPOIS DE HAVERDES SIDO EM MULTIDÃO COMO AS ESTRELAS DO CÉU; PORQUANTO NÃO DESTE OUVIDOS À VOZ DO SENHOR TEU DEUS (...) 

E O SENHOR VOS ESPALHARÁ ENTRE TODOS OS POVOS DESDE UMA EXTREMIDADE DA TERRA ATÉ A OUTRA; E ALI SERVIREIS A OUTROS DEUSES QUE NÃO CONHECESTES, NEM VÓS NEM VOSSOS PAIS, DEUSES DE PAU E DE PEDRA. 

E NEM AINDA ENTRE ESTAS NAÇÕES DESCANSARÁS, NEM A PLANTA DE TEU PÉ TERÁ REPOUSO; MAS O SENHOR ALI TE DARÁ CORAÇÃO TREMENTE, E DESFALECIMENTO DE OLHOS, E DESMAIO DE ALMA. 

E A TUA VIDA ESTARÁ COMO EM SUSPENSO DIANTE DE TI; E ESTREMECERÁS DE NOITE E DE DIA, E NÃO TERÁS SEGURANÇA DA TUA PRÓPRIA VIDA.

PELA MANHÃ DIRÁS: AH! QUEM ME DERA VER A TARDE; E À TARDE DIRÁS: AH! QUEM ME DERA VER A MANHÃ! PELO PASMO QUE TERÁS EM TEU CORAÇÃO, E PELO QUE VERÁS COM OS TEUS OLHOS. 

Temos aqui somente alguns trechos retirados do capítulo 28 de Deuteronômio. Tudo isso se cumpriu na História Mundial. Qual a razão disso? Apesar de Israel ser o povo escolhido de Deus, foi disciplinado duramente por causa de sua rebelião e constante retorno a idolatria. Entretanto, existem muito mais profecias falando da RESTAURAÇÃO DE ISRAEL do que sobre sua tragédia. Após descrever com precisão impressionante toda a futura tragédia do povo de Deus, Moisés foi levado pelo Espírito de Deus a profetizar a restauração de Israel. 

“O SENHOR TEU DEUS TE FARÁ VOLTAR DO TEU CATIVEIRO, E SE COMPADECERÁ DE TI, E TORNARÁ A AJUNTAR-TE DENTRE TODOS OS POVOS ENTRE OS QUAIS TE HOUVER ESPALHADO O SENHOR TEU DEUS. AINDA QUE O TEU DESTERRO TENHA SIDO PARA A EXTREMIDADE DO CÉU, DESDE ALI TE AJUNTARÁ O SENHOR TEU DEUS, E DALI TE TOMARÁ; E O SENHOR TEU DEUS TE TRARÁ À TERRA QUE TEUS PAIS POSSUÍRAM, E A POSSUIRÁS; E TE FARÁ BEM, E TE MULTIPLICARÁ MAIS DO QUE A TEUS PAIS. TAMBÉM O SENHOR TEU DEUS CIRCUNCIDARÁ O TEU CORAÇÃO, E O CORAÇÃO DE TUA DESCENDÊNCIA, A FIM DE QUE AMES AO SENHOR TEU DEUS DE TODO O TEU CORAÇÃO E DE TODA A TUA ALMA, PARA QUE VIVAS. E O SENHOR TEU DEUS PORÁ TODAS ESTAS MALDIÇÕES SOBRE OS TEUS INIMIGOS, SOBRE AQUELES QUE TE TIVEREM ODIADO E PERSEGUIDO.” (Deuteronômio, capítulo 30). 

Essa maravilhosa profecia começou a se cumprir em 29 de Novembro de 1947 (= com a criação do Estado de Israel) e em 14 de Maio de 1948, quando foi proclamada a Independência do Moderno Estado de Israel. Atualmente já retornaram judeus de mais de 120 países. É uma profecia que ninguém pode contestar! 

Portanto, Israel já está de volta (NÃO PASSA UM DIA SEM QUE O NOTICIÁRIO NÃO FALE DE ISRAEL – GERALMENTE TRAZENDO UMA NOTICIA RUIM, RELACIONADA À CRISE ENTRE ISRAEL E OS PALESTINOS – os profetas dizem que essa crise durará até A VOLTA DO MESSIAS). 

Continuando a análise do Apocalipse: 

“QUEM É INJUSTO, FAÇA INJUSTIÇA AINDA: E QUEM ESTÁ SUJO, SUJE-SE AINDA; E QUEM É JUSTO, FAÇA JUSTIÇA AINDA; E QUEM É SANTO, SANTIFIQUE-SE AINDA.” Estas palavras descrevem o estado espiritual da humanidade pouco antes da Vinda do Senhor e revelam que a maioria dos homens não se arrependerá, mas continuará afundando na lama. Uma outra palavra bíblica diz:

“MAS OS HOMENS MAUS E IMPOSTORES IRÃO DE MAL A PIOR, ENGANANDO E SENDO ENGANADOS.” (II Timóteo 3.13) 

A situação é clara: por um lado os justos continuarão na prática da justiça com mais intensidade, e os santos buscando mais ainda a santificação, porque conhecem as profecias e sabem que o Dia do Senhor está próximo. No final do livro de Daniel está escrito quase a mesma coisa deste final apocalíptico: 

“MUITOS SE PURIFICARÃO (= quem é santo, santifique-se ainda), E SE EMBRANQUECERÃO, E SERÃO ACRISOLADOS (= provados); MAS OS ÍMPIOS PROCEDERÃO IMPIAMENTE (= quem está sujo, suje-se ainda); E NENHUM DELES ENTENDERÁ (= o homem natural não consegue entender as coisas espirituais); MAS OS SÁBIOS ENTENDERÃO (= as Escrituras dizem que “O TEMOR DO SENHOR É O PRINCIPIO DA SABEDORIA”, portanto, ser sábio é temer ao Senhor).” (Daniel 12.10).

Voltando ao texto de Daniel: 

“TU, PORÉM, DANIEL, CERRA AS PALAVRAS E SELA O LIVRO, ATÉ O TEMPO DO FIM; MUITOS O ESQUADRINHARÃO, E A CIÊNCIA SE MULTIPLICARÁ.” (Daniel 12.4).

O que significa a expressão “MUITOS O ESQUADRINHARÃO”? Esquadrinhar é explorar, pesquisar, investigar diligentemente, analisar com profundidade, examinar minuciosamente. O que é que deverá ser esquadrinhado? O LIVRO DE DANIEL. O restante do versículo diz: “E A CIÊNCIA SE MULTIPLICARÁ”. Isso não está relacionado ao aumento da ciência e tecnologia humana (como muitos estudiosos ensinam), mas refere-se à ciência (= conhecimento) das profecias (= principalmente as de Daniel). O sentido claro do texto é o seguinte: NO FINAL DOS TEMPOS MUITOS INVESTIGARÃO DETALHADAMENTE AS PROFECIAS DO LIVRO DE DANIEL E O CONHECIMENTO DESSAS PROFECIAS AUMENTARÁ DE MANEIRA EXTRAORDINÁRIA. 

Outra grande prova de que chegamos ao final dos tempos é que vemos hoje o cumprimento desse texto de Daniel e nós mesmos estamos fazendo parte desse cumprimento, pois ESTAMOS ESTUDANDO MINUCIOSAMENTE SUAS PROFECIAS!

Daniel recebeu ordem para SELAR o livro (= pois o fim estava longe, e ainda faltavam mais de 400 anos para Jesus nascer), mas João recebeu uma ordem contrária (= NÃO SELES AS PROFECIAS), pois Jesus já havia nascido e agora o fim dos tempos está próximo. 

5.ª ADVERTÊNCIA – A VINDA DO SENHOR ESTÁ PRÓXIMA 

“EIS QUE CEDO VENHO E ESTÁ COMIGO A MINHA RECOMPENSA, PARA RETRIBUIR A CADA UM SEGUNDO A SUA OBRA (= esta promessa é para os sábios que aguardam o Retorno do Senhor).” 

“EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O PRIMEIRO E O DERRADEIRO, O PRINCÍPIO E O FIM (= Jesus usa a primeira e a última letra do alfabeto grego – língua em que foi escrita esta profecia – para ilustrar a verdade eterna de que Ele é o Começo e o Fim da História)”. 

“BEM-AVENTURADOS AQUELES QUE LAVAM AS SUAS VESTES NO SANGUE DO CORDEIRO PARA QUE TENHAM DIREITO À ARVORE DA VIDA, E POSSAM ENTRAR NA CIDADE PELAS PORTAS.”

Lavar as vestes no Sangue do Cordeiro é purificar as vestes espirituais (manchadas pelo pecado). Não existe nenhum sabão ou detergente capaz de purificar a alma humana. Somente o puro sangue de Cristo, derramado de forma cruel no Gólgota há 2000 anos.

6.ª ADVERTÊNCIA – MUITOS FICARÃO DE FORA 

“FICARÃO DE FORA OS CÃES, OS FEITICEIROS, OS ADÚLTEROS, OS HOMICIDAS, OS IDÓLATRAS, E TODO O QUE AMA E PRATICA A MENTIRA.” 

Já sabemos que os feiticeiros são também os rebeldes, os adúlteros são os que traem O Senhor com outros deuses, os homicidas são os que odeiam os irmãos, os idólatras são os avarentos e os mentirosos são os hipócritas. E os cães? Quem são eles? As próprias Escrituras dão as pistas: 

“POIS CÃES ME RODEIAM; UM AJUNTAMENTO DE MALFEITORES ME CERCA; TRANSPASSARAM-ME AS MÃOS E OS PÉS (= é uma profecia da crucificação de Cristo, onde compara os cães com os malfeitores).” (Salmo 22.16) 

“ACAUTELAI-VOS DOS CÃES; ACAUTELAI-VOS DOS MAUS OBREIROS; ACAUTELAI-VOS DA FALSA CIRCUNCISÃO (= aqui, o apóstolo Paulo compara os cães aos falsos obreiros, falsos ministros do Senhor).” (Filipenses 3.2) 

“TODOS OS SEUS ATALAIAS SÃO CEGOS, NADA SABEM; TODOS SÃO CÃES MUDOS, NÃO PODEM LADRAR; DEITADOS, SONHAM E GOSTAM DE DORMIR.  E ESTES CÃES SÃO GULOSOS, NUNCA SE PODEM FARTAR; E ELES SÃO PASTORES QUE NADA COMPREENDEM; TODOS ELES SE TORNAM PARA O SEU CAMINHO, CADA UM PARA A SUA GANÂNCIA, TODOS SEM EXCEÇÃO. VINDE, DIZEM, TRAREI VINHO, E NOS ENCHEREMOS DE BEBIDA FORTE; E O DIA DE AMANHÃ SERÁ COMO HOJE, OU AINDA MAIS FESTIVO” (Isaias 56.10-12).

Esta profecia de Isaias faz a relação dos cães com os líderes espirituais de Israel (= Sacerdotes), mostrando a indiferença deles diante dos graves problemas do povo.  

Portanto, “cães” nas profecias significam os falsos profetas, falsos ensinadores, falsos líderes religiosos, falsos obreiros, falsos pastores. São os fariseus modernos. É desse grupo que tem se originado a grande apatia (= indiferença) que as pessoas tem para com as profecias, pois eles são os primeiros a ensinar que: 

- “Não se deve estudar essas coisas”, “a Igreja não deve se preocupar com a Vinda do Senhor, pois ninguém sabe quando acontecerá – talvez daqui a milhões de anos”, “O Apocalipse é só um livro simbólico, nada mais”, “Jesus não voltará, quando a Bíblia fala disso está querendo dizer outra coisa”, “A volta de Jesus para a Igreja na verdade significa a morte dos cristãos, quando então se encontrarão com Ele”, “Deus abandonou o povo israelita para sempre e todas as promessas relativas a eles foram transferidas para a Igreja Cristã”, “Ninguém entende o Apocalipse, então para que estuda-lo?”, etc. Todas ESSAS MENTIRAS são espalhadas hoje no meio da Cristandade, e não se originaram de pessoas alheias ao Cristianismo, mas de pessoas DENTRO do Cristianismo. São os “cães”. Fuja deles! 

“EU, JESUS, ENVIEI O MEU ANJO PARA VOS TESTIFICAR ESTAS COISAS A FAVOR DAS IGREJAS. EU SOU A RAIZ E A GERAÇÃO DE DAVI, A RESPLANDECENTE ESTRELA DA MANHÃ.” 

Aqui O Filho de Deus dá o Seu Testemunho a favor da inspiração dessa profecia. O Apocalipse é o livro mais claramente autenticado da Bíblia, porém é o mais criticado e acusado de fraude. Por quê? Porque mostra claramente a condenação de Satanás e daqueles que tem prazer em seguir esse Anjo caído. E por que milhões de Cristãos amam o Apocalipse? Porque este livro mostra o céu por dentro (= nenhum outro livro faz isso), e apresenta Nosso Salvador em Grande Majestade e Glória. Nossa atitude para com esta profecia revela nosso estado espiritual. Se a amamos e ansiamos pelo seu breve cumprimento, é porque realmente amamos ao Amado de nossas almas, e temos o ardente primeiro amor de Noiva, aquela que exclama constantemente em seu íntimo: “VEM DEPRESSA, AMADO MEU!” (Cantares 8.14). Se, por outro lado, odiamos essa mensagem profética, isso mostra o quanto nosso coração está corrompido e ligado às coisas mundanas.

Jesus diz aqui que é a RAIZ E GERAÇÃO DE DAVI (= já sabemos o que isto significa). E RESPLANDECENTE ESTRELA DA MANHÃ? Por que não simplesmente “estrela da manhã?” Porque este era um dos títulos de Satanás antes de se tornar o Adversário de Deus.  

“COMO CAÍSTE DO CÉU, Ó ESTRELA DA MANHÃ, FILHA DA ALVA! COMO FOSTE LANÇADO POR TERRA TU QUE PROSTRAVAS AS NAÇÕES!” (Isaias 14.12). 

Mas Jesus é a RESPLANDECENTE, isto é, seu brilho é muito superior ao de qualquer estrela. Entretanto, há muito mais mistérios ocultos nessa expressão, pois em Apocalipse 2.28, Jesus promete ao vencedor que “...TAMBÉM LHE DAREI A ESTRELA DA MANHÔ.

De uma forma que ainda não entendemos essa expressão está intimamente relacionada à Volta de Jesus Cristo, pois em II Pedro 1.19 está escrito: 

“E TEMOS AINDA MAIS FIRME A PALAVRA PROFÉTICA À QUAL BEM FAZEIS EM ESTAR ATENTOS, COMO A UMA CANDEIA QUE ALUMIA EM LUGAR ESCURO, ATÉ QUE O DIA AMANHEÇA E A ESTRELA DA ALVA SURJA EM VOSSOS CORAÇÕES...”. 

“E O ESPÍRITO E A NOIVA (= A Igreja) DIZEM: VEM. E QUEM OUVE, DIGA: VEM. E QUEM TEM SEDE, VENHA; E QUEM QUISER, RECEBA DE GRAÇA A ÁGUA DA VIDA (= É impressionante essa afirmação: “RECEBA DE GRAÇA”. Se a humanidade parasse por um momento e considerasse a grandiosidade do Presente que Deus tem oferecido e que tem sido rejeitado das formas mais repugnantes possíveis, a história seria outra, e o mundo seria um Paraíso).” 

7.ª ADVERTÊNCIA – NÃO TENTE FALSIFICAR ESTA PROFECIA 

“EU TESTIFICO A TODO AQUELE QUE OUVIR AS PALAVRAS DA PROFECIA DESTE LIVRO: SE ALGUÉM LHES ACRESCENTAR ALGUMA COISA, DEUS LHE ACRESCENTARÁ AS PRAGAS QUE ESTÃO ESCRITAS NESTE LIVRO; E SE ALGUÉM TIRAR QUALQUER COISA DAS PALAVRAS DO LIVRO DESTA PROFECIA, DEUS LHE TIRARÁ A SUA PARTE DA ÁRVORE DA VIDA, E DA CIDADE SANTA, QUE ESTÃO DESCRITAS NESTE LIVRO.”

No Antigo Testamento há uma advertência parecida: 

“NÃO ACRESCENTAREIS À PALAVRA QUE VOS MANDO, NEM DIMINUIREIS DELA, PARA QUE GUARDEIS OS MANDAMENTOS DO SENHOR VOSSO DEUS, QUE EU VOS MANDO.” (Deuteronômio 4.2) 

“TUDO O QUE EU TE ORDENO, OBSERVARÁS; NADA LHE ACRESCENTARÁS NEM DIMINUIRÁS.” (Deuteronômio 12.32). 

Em nossos dias a Bíblia tem sido falsificada das mais desavergonhadas formas. Os falsos teólogos tem se especializado em ensinar que “tal e tal capítulo ou versículo não existe na Bíblia e precisam ser retirados” ou então: “estão faltando tais livros na Bíblia que precisam ser acrescentados”, etc. Uma coisa é certa: Os chamados Cristãos estão insatisfeitos com as verdades reveladas na Bíblia e estão buscando alternativas, adicionando mais “verdades” aprendidas por meio de supostas “revelações celestiais”.  

Mas as profecias ensinam claramente que a Bíblia está completa, e que tudo que Deus queria que o homem soubesse a respeito do mundo espiritual já está revelado ou oculto na própria Bíblia. Quando dizemos “oculto” queremos simplesmente dizer que na Bíblia há verdades cercadas de mistérios que precisam ser mais bem estudadas e que ficarão mais evidentes com a aproximação da Vinda do Senhor. Muitas profecias estão sendo decifradas na medida em que os acontecimentos vão se desenvolvendo. Acontece o mesmo que está escrito em Provérbios 4.18: 

“MAS A VEREDA DOS JUSTOS É COMO A LUZ DA AURORA QUE VAI BRILHANDO MAIS E MAIS ATÉ SER DIA PERFEITO (= lembremos das palavras de Pedro, o qual disse que devemos atentar para a Palavra Profética “ATÉ QUE O DIA AMANHEÇA (= isto é, até que Jesus venha”). 

Finalmente, as últimas palavras do Apocalipse não necessitam de nenhuma explicação: 

“AQUELE QUE TESTIFICA ESTAS COISAS DIZ: CERTAMENTE CEDO VENHO. AMÉM; VEM, SENHOR JESUS. A GRAÇA DO SENHOR JESUS SEJA COM TODOS.”